• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Edifício Matarazzo: não deixe de conhecer o lindo jardim!!

Postado em

Edifício Matarazzo

O Edifício Matarazzo fica no Vale do Anhangabau, vizinho ao Viaduto do Chá, no centro histórico de São Paulo, e, assim como outros prédios da região, tem muita história para contar – e o bacana é que é possível fazer uma visita gratuíta e guiada, para conhecer a história do edifício que hoje abriga a Prefeitura de São Paulo, e, como “brinde”, conhecer o lindo jardim que fica em sua cobertura, além de apreciar a vista de São Paulo!

Para quem não sabe, a família Matarazzo, de origem italiana, foi extremamente influente na cidade de São Paulo a partir da década de 1930 – começaram décadas antes com uma pequena produção de banha em Sorocaba e o patriarca da família, Francesco Matarazzo, um homem muito visionário, logo mudou com seus entes para São Paulo, buscando prosperarem, o que de fato aconteceu, tornando as Indústrias Reunidas Matarazzo a maior da América Latina, com negócios que envolviam metalurgia, textil, agricultura, química e comércio, totalizando 365 fábricas e mais de 30 mil funcionários no Brasil!!

Edifício Matarazzo

Esculturas em mármore no pilar do edifício!

Edifício Matarazzo

Ao fundo, o mapa do Brasil antigo, feito com pedras minúsculas!

Edifício Matarazzo

O mapa em detalhes

Quanto ao Edíficio Matarazzo, esse funcionou como a Administração Central das Indústrias Reunidas Matarazzo de 1930 a 1972, quando precisou ser vendido – nessa época, as Indústrias Matarazzo passavam por complicada situação financeira e o grande império infelizmente foi se deteriorando. Alguns anos depois, o edifício abrigou o Banespa (Banco do Estado de São Paulo, posteriormente vendido ao Santander), até 2003 e, no ano seguinte, tornou-se a Prefeitura da cidade de São Paulo!

Veja aqui muitas dicas para planejar a sua viagem

A história da família Matarazzo e do edifício é contada durante a visita monitorada, que dura cerca de 1 hora e precisa ser agendada por email:   visitaedificiomatarazzo@spturis.com. O número de visitantes é limitado por visita, por isso, é bom não vacilar! Eu enviei o email 1 dia antes da data que gostaria de vistar, não tive resposta, perguntei na entrada e me indicaram a ir na SPTur, na Av São João. Fomos super bem atendidos e a sorte é que algumas pessoas não compareceram e dessa forma eu e meu namorado pudemos fazer a visita.

Edifício Matarazzo

Visita à cobertura

A monitora começa a visita pela parte externa, falando sobre a construção do edifício neoclássico, das esculturas de mármore e em seguida nos leva para assistir um video que conta um pouco sobre a família Matarazzo e o império que construíram em São Paulo, até a sua falência. Em seguida, subimos à cobertura do edíficio, onde fica o lindo jardim, com diversas espécies de plantas, laguinho artificial com carpas e lindas vistas da cidade de São Paulo! Se você fizer a visita em algum sábado, conhecerá também o Gabiente do Prefeito, que fica no 5o andar!

Edifício Matarazzo

Edifício Matarazzo

Edifício Matarazzo

Edifício Matarazzo

Edifício Matarazzo

Olhem o que podemos apreciar lá de cima:

Teatro Municipal

Teatro Municipal

Banespa

Banespão

São Paulo

Shopping Light

Shopping Light

Recomendo muito a visita, pelo lindo jardim, pela vista e por conhecer um pouco mais sobre a história de São Paulo! 🙂

Reserve aqui seu hotel em São Paulo:

capture

Edifício Matarazzo

Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabau – São Paulo – SP

Visita gratuíta e agendada por email: visitaedificiomatarazzo@spturis.com (recomenda-se pelo menos 2 dias de antecedência)

Horários: o passeio tem duração de cerca de 1 hora

Segundas, Quartas e Sextas: 12, 17 e 19 horas

Terças e Quintas: 11, 15 e 18 horas

Sábados: 10:30, 14:30, 16:30

10 Comentários para “Edifício Matarazzo: não deixe de conhecer o lindo jardim!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *