• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Museu do Louvre sem filas

Postado em

Peço mil desculpas pelo atraso das dicas de Paris aqui no blog!! Para compensar essa ausência, vou dar dicas para você Visitar o Museu do Louvre sem filas e, de quebra, tirar uma foto com a Monalisa sem aquela multidão de gente ao seu redor! Vamos lá?? Antes de mais nada, vamos saber um pouquinho mais sobre o Museu…

Louvre15

Museu do Louvre

Esse que é um dos museus mais importantes não apenas da França, mas do mundo, foi fundado no ano de 1793 mas sua construção data do ano de 1190, quando funcionava como uma fortaleza para defender Paris dos ataques vikings. Também serviu como Palácio Real, Sede do Governo e desde 1989 tem a pirâmide como sua entrada principal – já li que a maioria dos franceses não gosta dela, sabia?

Uma parte do Museu é dedicada justamente à história do Louvre: lá você verá construções antigas, maquetes e alguns manuscritos, vale a pena conferir!

Louvre22Louvre

Como planejar sua visita ao Louvre

Bom, apenas pelo pouco que mencionei acima a respeito da dimensão do Louvre, deu para sacar que é impossível conhecer o Museu inteiro, certo? Então não jeito: a melhor forma de conhecê-lo é, antes de mais nada, estudar um pouco o mapa do Museu e priorizar aquilo que se quer conhecer.

Nesse link aqui, você encontra o mapa oficial em português em pdf para imprimir e programar a sua visita de acordo com o que mais te interessa. Também é possível pegar o mapa gratuitamente no museu, no centro das alas, na área de Assistência aos Visitantes.

Veja aqui: tudo para programar sua tão sonhada viagem à Paris!

Eu fui 2 vezes a Paris e, consequentemente ao Louvre, a primeira em 2012 e a última em 2015 – como sou fascinada pelo Egito e o Louvre possui o maior acervo fora daquele país, sempre dediquei um bom tempo a essa parte!

Louvre20

Louvre21

O Louvre conta com 3 alas: Richelieu, Denon e Sully e, sempre que for entrar em cada uma delas, é necessário apresentar o bilhete, portanto, não o perca!! Nessa segunda vez que fui a Paris, devo ter deixado cair meu Paris Museum Pass e perdi, fiquei arrasada…precisei voltar a fila e comprar um novo bilhete. Então fique atento (a) e não marque bobeira como eu!

Na ala Richelieu, os grandes destaques na minha humilde opinião (e meus gostos, claro!) são as Antiguidades Gregas, que conta com obras de 6500 a 500 aC (não, gente, não coloquei zeros a mais por engano não, é isso mesmo o que você leu!! Pra quem ama história como eu, é um deleite!

Essa ala também conta com lindas pinturas francesas e Antiguidades Orientais, mas o grande “UAU” dessa ala são os suntuosos Apartamentos de Napoleão III!! Pense em luxo e glamour do século XIX e eleve à terceira potência hehehehe…é impossível não ficar embasbacado (a) com os cômodos e objetos ali expostos!! Não deixe de visitar essa parte do Museu, vá por mim!

Apartamentos de Napoleão

Apartamentos de Napoleão

A ala Sully é a menor das três, mas é lá que fica uma das minhas partes favoritas: Antiguidades Egípcias (anos de 4000aC a 30 aC)! Objetos, utensílios da época e mesmo múmias não faltam por lá! É imperdível e eu poderia passar horas e horas explorando se possível…uma das obras que atrai milhares de visitantes é a famosa Venus de Milo!

Vênus de Milo

Vênus de Milo

A Ala Sully também compartilha com a Ala Denon exposições de Antiguidades Gregas (6500 aC a 30 aC) e Romanas (anos 100 aC a 500 dC)!

Louvre8

Louvre9

Louvre10

Eu sempre comecei meus passeios pela Ala Denon, pois tem muuita coisa para se ver por lá, como a Monalisa, incríveis pinturas italianas e espanholas de fazer cair o queixo, Antiguidades Gregas, Romanas, a impressionante escultura grega de Vitória de Samotrácia e muitas outras esculturas impressionantes!

Vitória de Samotrácia

Vitória de Samotrácia

Eu sempre fiquei um pouco emocionada nas vezes em que fui ao Louvre. Pra mim, ver a Antiguidade Grega, Egípcia, e apreciar obras de Caravaggio, Velásquez, Michelangelo, Van Gogh, Rembrandt, dentre tantos outros…são milênios de cultura e arte do nosso mundo em um só lugar!!

Louvre3

Louvre1

Muitos grupos fazem visita guiada

Muitos grupos fazem visita guiada

Louvre26

Isso é um teto, minha gente!

Me deixei perder pelas pinturas européias sem pressa…na minha humilde opinião, não se fazem mais artistas como dessas épocas que conseguiam transmitir tanta emoção em uma obra, através de pinturas que parecem sair da tela, acho impressionante!!

Louvre25

Como ver a Monalisa sem tumulto

Acorde cedo! Muito cedo! E chegue ao Museu já com o ingresso antes mesmo de abrir! Aqui abaixo falarei como visitar o Museu sem filas, mas vamos lá!

Louvre17

Chegue ao Museu super cedo e assim que validar seu bilhete para a entrada, dirija-se à ala Denon. Entrando ali, você verá diversas indicações para a Monalisa….siga e, num momento, vai se deparar com a incrível escultura grega Vitória de Samotrácia! Aguente firme: agora não é hora de tirar fotos dela hahahaha

Veja aqui como funciona o Paris Museum Pass e evite filas!!

Siga à direita, em direção às Pinturas Italianas e entre na sala de número 13! Nesse corredor das Pinturas Italianas não tinha mais indicações para a Monalisa, então fique atento!! É lógico que essas obras magníficas vão chamar a sua atenção, mas, se você quer a bendita foto da Monalisa sem aquele mundaréu de gente atrás de você, FOCO!

O quadro é protegido por uma tela e também uma faixa – definitivamente não dá para chegar muito perto! E é bem menor do que eu imaginava!!

Olhem a muvuca!

Olhem a muvuca!

Curti muito ver a Monalisa de perto, mas o Louvre é tão rico que no final das contas, acabou virando pra mim uma das muitíssimas obras magníficas que vale a pena conhecer no Museu!

Como chegar ao Museu do Louvre

 O Museu fica na Rue de Rivoli, 75001 Paris. A entrada pela pirâmide é a mais cheia e muvucada, então evite, principalmente se você acordou cedo para ver a Monalisa sem tumulto!

Deixe para tirar fotos depois do passeio!

Deixe para tirar fotos depois do passeio!

Nas 2 vezes em que visitei o Museu, fiz o seguinte: de metrô, desci na estação Palais Royal (veja nesse link aqui todas as dicas para usar o metrô em Paris) e segui para a entrada do Carrossel du Louvre (99, rue de Rivoli ) – ali tem uma escada que dá acesso ao subsolo do Museu, assim como a entrada da pirâmide. Existe a estação chamada Musee du Louvre, que te deixará mais perto da Pirâmide.

Veja aqui como andar de metrô em Paris

Assim que chegar a entrada do Carrossel du Louvre, você descerá as escadas rolantes, passará pelo raio X e assim chega na parte principal, onde tem a pirâmide invertida. Eu já fui logo para a fila para entrar assim que liberassem, mas quem ainda não comprou o bilhete, tem alguns guichês eletrônicos.

A Pirâmide invertida, no saguão principal

A Pirâmide invertida, no saguão principal

Louvre12

Como visitar o Museu do Louvre sem filas?

Você pode começar seguindo as dicas que mencionei logo acima: acorde cedo e chegue ao Museu pela entrada do Carrossel du Louvre, que é mais tranquila, de preferência já com seu bilhete em mãos.

Como adquirir o ingresso antecipadamente:

Você pode adquirir o Paris Museum Pass (fiz um post explicativo, aqui, incluindo os preços) ou comprar pelo site do Louvre, ou através desse site aqui. Com o ingresso em mãos, você já se livra da fila.

Outra opção é de visitar o Museu a noite: As quartas e sextas feiras o museu fica aberto até as 21h45min e já li que o período noturno é bem mais tranquilo para se visitar!

Horário de Funcionamento do Louvre:

Todos os dias, exceto terças feiras, das 9 as 18 horas (fechamento das salas as 17:30) e as quartas e sextas, até as 21:45 (com fechamento das salas as 21:30).

Confira nesse link aqui alguns dias em que o Museu estará fechado.

Onde comer no Louvre?

E tanta andança pelo Louvre certamente vai te abrir o apetite…veja aqui algumas boas ideias para experimentar:

  • Angelina: é uma rede francesa super famosa pelo seu chocolate quente que, vá por mim, vale cada caloria. Precisa provar, nem que seja em outra unidade da rede. Da última vez que estive ao Louvre, fui almoçar lá e valeu a pena também!
  • St. Paul: rede francesa de café que tem croissants e pain au chocolat deliciosos…lá você encontra mais pães e lanches, não refeições.

Curtiu as dicas do Louvre? Para não perder mais nenhum post, inscreva seu email aqui no blog, e confira:

Dicas básicas e essenciais de Paris

Como andar de metrô em Paris

Reserve seu hotel em Paris

Reserve aqui seu Seguro Saúde obrigatório

Paris Museum Pass: Vale a pena?

 

Um comentário sobre “Museu do Louvre sem filas

  • Viajento no dia escreveu:

    Sinceramente não entendo como as pessoas ficam horas e horas na fila do Louvre. É muita falta de informação, sendo que nos dias de hoje tem todas as dicas na internet! Enfim, ótimas dicas aqui também!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *