• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Museu do Amanhã

Postado em

Fazia um bom tempo que eu estava louca para conhecer o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro . Localizado na Zona Portuária, fica pertinho do AquaRio (já viu o post aqui?) a uma caminhada de cerca de 15 minutos bem tranquila, com direito a apreciar os grafites do Kobra 🙂

amanha1

amanha21

amanha20

Fomos finalmente conhecer o Museu, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, no fim de semana do feriado do dia do Trabalho. Que sorte a nossa de termos recebido as cortesias dos ingressos do CVB Rio pois as filas estavam absurdamente enormes!! Encontramos uma prima do meu namorado depois de visitarmos, e ela nos contou que não conseguiu entrar. Então já fica a dica: se for visitar em feriado, tente comprar seu ingresso antes pela internet.

Como o próprio nome diz, o Museu do Amanhã é daquelas atrações super interativas, que agrada mesmo quem não é lá muito fã de museu (o que definitivamente não meu caso. Eu Amo!! rss). Com recursos avançados de mídia e audiovisual, o Museu do Amanhã convida o visitante a explorar o Universo em que vivemos!

amanha2

Isso mesmo, pessoal! O segundo andar do museu abriga o espaço dedicado às exposições permanentes, em que nos leva a explorar questões como “De onde viemos?”, “Como será o futuro de nosso planeta?”, tudo mostrado de forma muito visual e inovadora, desmembrada em: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhã e Nós.

amanha7

Em Cosmos, existe uma sala em que em que, numa visão de 360 graus o visitante vê diversas galáxias, o Sol e formação a Terra…a fila para essa atração estava enorme e infelizmente não teríamos tempo para esperar, caso contrário não seria possível curtir o restante do Museu.

A Terra foi a parte que eu mais curti…nesse espaço, temos três grandes cubos apresentam os seguintes aspectos da vida: Matéria, Vida e Pensamento, sempre com atividades na parte externa e interna. Aprendemos um pouco mais sobre como funciona o cérebro humano, nos encantamos com essas salas super criativas que mostram diversas espécies de animais, suas características e até mesmo a relação entre espécies.

amanha9

amanha10

amanha8

Nesse vídeo abaixo, olhem que incrível…os tecidos “dançam” aleatoriamente em cima de uma plataforma cujas bordas expelem um pouco de ar.

 

Agora essa sala abaixo eu achei fantástica: escura e com espelhos nas paredes, nos dá uma sensação estranha de dimensão… cada um desses totens representa uma certa categoria, trazendo fotos de diversos países em situações como: casamento, religião, agricultura, esportes…super interessante ver a diversidade desse nosso planeta em situações do nosso dia a dia…amei!

amanha11

Bem na parte central da exposição, não tem como passar despercebido pelo Antropoceno: seis totens enormes formam uma espécie de círculo e no meio, alguns sofás em que os visitantes deitavam para ver imagens que mostram o presente e esperado futuro da população, com imagens e reflexões de nosso dia a dia!

aquario14

Depois de entender um pouco sobre a Terra, sobre o ser humano e nossa realidade hoje, chegamos ao Amanhã, que, no museu, é tratado como Amanhãs. Através de jogos, o visitante é desafiado a pensar sobre como será o planeta daqui a 50 anos no sentido de sociedade, sustentabilidade, clima…

Chegamos então ao final da primeira parte da exposição, Nós! Esse espaço é representado por uma oca e, no seu centro, um objeto chamado churinga. Esse churinga é dos aborígenes australianos e representa uma ferramenta que associa o passado ao futuro, ou seja, Nós encerra o tour pelo museu da forma mais coerente possível: nossas ações do passado e presente vão afetar tudo o que colheremos no futuro…e o amanhã, dessa forma, já começou, certo? rsss… Ai, tô me sentindo muito reflexiva depois disso tudo hehehehe

amanha13

Já estávamos bem cansados (acordados desde as 5 horas da manhã, voo atrasado, passeio no Aquario e depois no Museu), mas seguimos para a exposição temporária do térreo,  chamada Inovanças (de 25/04/17 a 22/10/17).

Achei esse espaço divertido…é composto de criações e engenhocas de brasileiros, como exemplo essa bike aí de baixo: é preciso pedalar para que as luzes acendam, não tem como enrolar não rss

amanha4

Não sei exatamente o que representam, mas adoro esses guarda chuvas coloridos, que me fizeram lembrar o Borough Market em Londres (inspire-se nas minhas dicas de Londres nesse link aqui)!

amanha3

Quase na saída, tinha um painel em que poderíamos “escrever” o que quiséssemos….tentei por o nome do blog, mas só rolou o Ciao, pois tinha muita gente e mesmo sem querer alguém acaba bagunçando a sua parte hehehe

amanha6

O Museu é muito didático e interessante…como fui em pleno feriadão, estava lotado e querendo ou não, isso acaba atrapalhando um pouco a visita!

Ah, e não deixe de contemplar a vista maravilhosa do Museu!! Se sobrar um tempinho, visite o AcquaRio e o MAR (Museu de Arte do Rio), ambos ficam super perto!

aquario12

aquario15

Programe sua visita ao Museu do Amanhã

Endereço: Praça Mauá, 1 – Rio de Janeiro

Como chegar: Nós fomos a pé do AcquaRio até lá (uns 400 metros). Na Praça Mauá tem ponto de táxi. Veja nesse link aqui as indicações de como chegar de transporte público.

Horários: De terça a domingo das 10 as 18 horas (última entrada as 17 horas).

Ingressos: Inteiro custa R$ 20 (Base Maio/17). Veja nesse link aqui quem pode conseguir o ingresso gratuitamente. Não esqueça de levar um documento.

Site:  http://www.museudoamanha.org.br/pt-br

 

Nota: Post apoiado, os ingressos foram cortesia do CVB Rio em parceria com o Museu do Amanhã. O texto e as opiniões aqui expostos são de autoria da editora do Ciao Viaggio, pois nosso compromisso é com a transparência e honestidade ao leitor.

0 Comentários para “Museu do Amanhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *