• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Passeio pelo Rio Preguiça

Postado em

Um dos passeios mais famosos para quem vai aos Lençóis Maranhenses e se hospeda em Barreirinhas, é o passeio de voadora pelo Rio Preguiça. Começa de manhã e termina no final da tarde, tendo como ponto de encontro a Balsa – no meu caso, o hotel tinha um pier, então tanto na ida quanto na volta, a voadeira passou por lá, o que foi engraçado na ida, todo mundo ficava me olhando rs.

dsc_1235

dsc_1230

Eu confesso a vocês que nem estava lá muito empolgada em fazer esse passeio, pensei que seria mais um passeio de barco por um rio, sem muita graça. O plano inicial de minha amiga era de fazer a flutuação pelo Rio Formiga, mas ela acabou desistindo e preferiu curtir a piscina do hotel. Dessa forma, decidi fazer o passeio pelo Rio Preguiça com as duas novas amigas que conhecemos em São Luís e foram companhia constante nos Lençóis 🙂

Na voadeira, é necessário o uso do colete salva vidas durante todo o trajeto, e o visual nem preciso dizer que era maravilhoso, né? Já comecei a me empolgar com o passeio, apesar que nesse dia eu me sentia cansada (dias depois, já em São Paulo, descobri que estava com dengue!!). O passeio tem 3 paradas e vou falar de cada uma delas aqui para vocês!

Durante o trajeto:

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Parada 1: Vassouras

Trata-se de um pequeno vilarejo, que chama a atenção devido aos macacos que ficam ali soltos interagindo com os turistas. Não deixe de comprar uma água de coco geladinha para se refrescar! Além disso, mais piscinas naturais para encarar o calorão maranhense!!

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Ficamos pouco tempo em Vassouras e logo seguimos para o próximo destino.

Para 2: Mandacaru

Rio Preguiça

Rio Preguiça

É aqui que fica o Farol que possibilita uma linda visão da região. Descemos da voadeira e já seguimos direto ao farol, pois o tempo de parada era curto e realmente não tem muito a fazer além disso.

Rio Preguiça

No caminho, muitas, mas muitas barraquinhas e vendedores gritando para você levar os seus produtos…rs…mas faz parte, né?

Rio Preguiça

Rio Preguiça

O farol visto durante o passeio de barco

Havia uma pequena fila, só se sobe de escadas, o que cansou um pouco por causa do calor, mas foi tranquilo. A vista é realmente muito bonita e valeu o esforço.

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Como comentei, o tempo foi super puxado e praticamente tivemos que voltar “correndo” para cumprirmos o horário indicado pelo guia para seguirmos com o passeio.

Parada 3: Caburé

Rio Preguiça

É aqui a parada de almoço, e onde ficamos mais tempo. Esqueça qualquer tipo de luxo e lembre-se de que o maior conforto que você terá são as redes disponibilizadas pelos restaurantes para você tirar uma sonequinha…rs

Logo que chegamos, já fizemos o pedido do almoço – o chão era a própria areia e o cardápio tinha opções de peixes e frango – tudo simples, mas gostoso.

Caburé é famosa pelo fato de ter o rio de um lado e o mar de outro, separados por uma estensa faixa de areia. Algumas pessoas fazem um passeio de moto para apreciar melhor o visual. Minhas amigas fizeram e curtiram – eu não estava passando muito bem nesse dia, sabem, acho que estava meio febril (dias depois descobri que estava com dengue, acho que foram os primeiros indícios!)

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Rio Preguiça

Fui caminhar pelo mar, que não era lá muito convidativo para banho, por ser um pouco agitado. Se não estivesse tão quente e eu me sentindo um pouco mal (dengue dando seus primeiros sinais hunf) teria dado para caminhar até o rio também, mas optei por voltar ao restaurante e descansar na rede.

O passeio foi super gostoso e recomendo, apesar de não ter nada de muito excepcional em cada uma das paradas. Alguns turistas aproveitam essa ida a Caburé e negociam antecipadamente com o barqueiro para lhes deixar em Atins – no meu caso, voltei a Barreirinhas e ainda deu tempo de curtir a piscina!

Dica da blogueira: como já falei em outros posts anteriores, recomendo pelo menos 4 dias em Lençóis. Caso não seja possível e você precise optar entre fazer o passeio pelo Rio Preguiça ou ir a Atins ou Santo Amaro, por exemplo, eu ficaria com essas duas últimas opções!

Curtiu as dicas de Lençóis Maranhenses? Que tal começar a programar a sua viagem, lendo o post inicial aqui e pesquisando hoteis no Booking?

0 Comentários para “Passeio pelo Rio Preguiça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *