• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Fundação Ema Klabin: um pequeno tesouro no Jardim Europa

Postado em

Um imponente casarão no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo, abriga desde 1997 a Fundação Ema Klabin. Para quem nunca ouviu falar nessa senhora da alta sociedade, que viveu de 1907 a 1994, vou falar um pouco: ela era herdeira da empresa de papel e celulose que leva seu sobrenome, viveu nessa residência, amava viajar, trabalhou durante um tempo na emprsa da família, não se casou nem teve herdeiros…mas nos deixou um presente inestimável: sua coleção de obras de artes, bastante ecléticas por sinal, que podem ser conhecidas na visita à Fundação.

Fundação Ema Klabin

Janelas maravilhosas!

A visita à Fundação é guiada e não são permitidas fotos lá dentro. Ainda na recepção, temos 2 móveis com gavetas onde são arquivadas correspondências, convites, e listas de Ema Klabin – gente, ela parecia uma pessoa obcecada por listas!! Além de menus diversos (ela adorava receber amigos em sua casa para jantares), ela controlava nessas listas,por exemplo, quantos talheres possuía, anotava o que havia servido nos jantares, dentre outras particularidades.

Nesse momento, a guia veio nos buscar (fui numa sexta feira e estávamos só eu, meu namorado e mais uma visitante) e nos levou ao hall. Perguntou-nos o que achávamos das esculturas, quadros e se conseguíamos identificar a personalidade de Ema através dessas obras. Era interessante a diversidade de objetos num mesmo ambiente: obras que remetem ao catolicismo ao lado de outras budistas, passando por obras mais modernas. Afinal de contas, por que nos prendermos a um só estilo? Gostei bastante dessa diversidade toda.

Em seguida, conhecemos um quarto de hóspedes (o único da casa) e em seguida, o de Ema – enorme!! Lá havia uma salinha com muitos livros e um banheiro enooooorme!!! Veja aqui nesse link as fotos da Fundação: http://emaklabin.org.br/a-fundacao-cultural-ema-gordon-klabin/

Seguimos pelo corredor apreciando as obras diversas (ela literalmente vivia em um museu!rs), conhecemos a enorme sala de jantar, com uma linda vista externa, a sala de estar  e maravilhosa biblioteca, cuja arquitetura é um pouco arredondada, paredes com madeira e prateleiras forradas de livros – a guia nos contou que Ema era uma apaixonada por literatura e não tinha televisão. O único cômodo que não conhecemos foi a cozinha, por ser de uso dos funcionários da Fundação.

Acabando a visita guiada, pode-se conhecer o Jardim Externo, único local onde fotos são permitidas! Além de funcionar como um Museu, a Fundação também possui uma agenda com atividades culturais – clique aqui para ver a programação!

Fundação Ema Klabin

Fundação Ema Klabin

Fundação Ema Klabin

A Fundação Ema Klabin é, na minha humilde opinião, um pequeno tesouro escondido no meio de São Paulo. Não deixe de conhecer!

Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo

Estacionamento: Não tem. Foi tranquilo estacionar na rua, pode complicar quanto houver alguma exposição famosa no MIS, que é lá pertinho.

Telefone: (11) 3897-3232

Visitas: Duram cerca de 1h30 mins

Clique aqui para ver os horários e valores. Atualmente, as visitas são gratuitas aos sábados e domingos

0 Comentários para “Fundação Ema Klabin: um pequeno tesouro no Jardim Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *