• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Centro histórico de Paraty

Postado em

Fundada em 1667, Paraty já foi uma cidade de grande importância econômica ao Brasil, graças aos engenhos de cana de açúcar (não é a toa que até hoje em dia encontra-se uma diversidade enorme de cachaças por lá…hehehe) e no século XVIII seu porto foi extremamente importante, exportando ouro do Brasil. Com a construção de estradas, a cidade foi perdendo a sua importância econômica, deixando Paraty meio isolada… hoje, o Centro Histórico de Paraty é considerado pela Unesco o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”.

Os calçamentos das ruas do centro histórico, chamados de “pé de moleque”, são formados de pedras super irregulares – atenção às meninas: nada de querer desfilar de salto por lá, é tombo na certa…rss. Vá de tênis ou algum outro sapato confortável que te dê estabilidade nos pés para não tropeçar (eu que sou “A” estabanada em pedras sei bem do que estou falando rss).

Paraty

Paraty

Paraty

O grande charme do centro de Paraty é perder-se por suas ruas, entrando nas lojinhas, experimentando uma cachacinha (a tradicional de Cravo e Canela, em homenagem à novela de Gabriela é deliciosa!!) e escolhendo um bom lugar para jantar (a Fabrícia do blog Necessaire na Mala deu dicas deliciosas de restraurantes nesse post aqui).

Quando chove, a cidade ganha um charme todo especial – a arquitetura de suas ruas é lindamente exibida através dos espelhos d´água que se formam, nos convidando a conhecer um pouco da história do Brasil colonial.

Paraty

Paraty

A principal rua do centrinho é a Rua do Comércio, mas você percorre tranquilamente todas as outras do centro histórico em pouco tempo. Ficamos pouco tempo na cidade, em Agosto/16 (eu tinha ido já há mais de 10 anos com meus pais) e, como priorizamos ir às praias durante o dia, só íamos ao centrinho a noite para passear e jantar. Para quem tiver mais tempo, pode fazer um City Tour ou mesmo conhecer por conta própria alguns dos principais pontos da cidade, como a Casa da Cultura, Igreja Matriz (Igreja Nossa Senhora dos Remédios), Igreja de santa Rita, Museu de Arte Sacra (queria super ter ido mas não deu tempo), além, é claro, de apreciar um pouco arquitetura local.

Paraty

Paraty

Paraty

Quem tem dicas de Paraty? Compartilhe aqui com a gente, vou adorar ter mais ideias sobre o que visitar na cidade!

capture

2 Comentários para “Centro histórico de Paraty

  • Fabricia no dia escreveu:

    Adorei o post!!!
    Paraty roubou meu coração, foi amor à primeira vista…
    Espero que tenha gostado das minhas dicas de restaurantes…😋
    Beijinhos,
    Fabricia

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *