• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Atins: lagoas paradisíacas em Lençóis Maranhenses

Postado em

Que me perdoem aqueles que limitam a viagem a Lençóis Maranhenses às lagoas próximas a Barreirinhas (Circuito Lagoa Bonita e Azul). Vamos combinar que a viagem até os Lençóis não é lá tão simples assim, não é algo que dá para fazer num bate volta de fim de semana ou feriado, logo, penso que você deve aproveitar ao máximo a sua estadia para ver o que Lençóis tem de melhor, longe da muvuca de turistas que estão presentes nas lagoas de mais fácil acesso que comentei acima.

Atins é uma dessas gratas surpresas e que me fez sentir de verdade a emoção de estar em Lençóis! Para chegar até lá, compramos um passeio numa agência em Barreirinhas, o carro nos pegou no hotel, depois pegamos a balsa – a viagem é cansativa, pois o carro passa por estreitíssimas estradas de areia e balançam muuitooon – fiquei com as mãos doloridas de tanto segurar no encosto do banco da frente. Em muitos momentos, folhagens da estrada machucavam os passageiros e tivemos que passar com o carro por diversas lagoas, o que dá uma certa emoção, parecia que atolaríamos e que seria impossível de seguirmos viagem. Nesse momento, fiquei com dó do motorista, trajeto tenso, mas devem estar super acostumados, né? Passar com o carro por essas lagoas me fazia pensar que estávamos viajando na época certa, e conseguiríamos curtir as lagoas cheinhas de água. Mal podia esperar!!

foto-6

Não, a foto Nãao está torta!

Não, a foto Não está torta! Seguuuura!!

A viagem durou cerca de 2h30m, mas parece que foi mais, de tanto que sacolejamos durante o trajeto. Algumas pessoas optam por fazer o percurso de barco, seguindo de Caburé (destino final do passeio pelo Rio Preguiça) até Atins – para fazer dessa forma, você terá que ficar pelo menos 1 dia hospedado em Atins. Não esqueça de acertar todos os detalhes previamente com o barqueiro.

Ah, um pouco antes de chegarmos de fato às lagoas, fizemos essa parada em Caburé e aproveitamos para tomar uma água de coco…. as paisagens são simplesmente incríveis (nenhuma foto tem filtro!)

foto-10

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Finalmente chegamos a Atins e eu já estava empolgadíssima para me jogar nas lagoas!! Esqueça sinal de internet, esqueça qualquer infra-estrutura… deixe seus problemas lá pra trás e curta esse paraíso!! Em Atins, a parte “pesada” de subir dunas foi feita com o carro – claro que tivemos que subir e descer, mas foi mais tranquilo do que na Lagoa Bonita!

Lençóis Maranhenses

Apenas 2 jipes fizeram a viagem à Atins naquele horário, o que significa que as lagoas estavam super tranquilas, deu para aproveitar muito!! Eu não queria sair de lá mas nem que chamassem o guincho hahahaha

Lençóis Maranhenses

Eu e minha amiga Mona prontas pro Tchibum!

Daqui não saio, daqui ninguém me tira!

Daqui não saio, daqui ninguém me tira!

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Depois de curtirmos muito as lagoas, fomos levados a almoçar. Em Atins, é super famoso o camarão do restaurante da Dona Luiza, li tantos elogios sobre ele que já tinha decidido que era lá que almoçaria. A agência de turismo, no entanto, levou os turistas para almoçarem no Restaurante do Antonio, irmão da Luiza – eu e minha amiga então decidimos ir ao da Luiza a pé, que era bem pertinho. Eu gostei do prato mas não achei nada de tãaao sensacional como muitas pessoas falam, de qualquer forma, foi uma boa experiência. Leve dinheiro pois, como comentei, Atins praticamente não tem sinal de internet e o restaurante não aceitava cartão. Após o almoço, descansamos na rede até a hora de voltarmos a Barreirinhas.

Lençóis Maranhenses

Vida mansa pós almoço

Vida mansa pós almoço

Atins foi espetacular, foi onde senti que valeu demais a pena toda a viagem, desde São Paulo a São Luís, Estrada para Barreirinhas, chacoalhar no jipe para curtir as lagoas…faria tudo de novo e insisto: inclua Atins no seu roteiro!! Se você se animar pode até considerar passar uma noite em Atins, mas aí pra mim é roots demais hehehe

Deixei você com água na boa de conhecer Atins? Pesquise aqui o seu hotel, quem sabe esse não é o seu próximo destino?

0 Comentários para “Atins: lagoas paradisíacas em Lençóis Maranhenses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *