• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Memorial da Resistencia – Controle, Repressão e Resistencia.

Postado em

Com o mesmo ingresso que você utilizou para a Pinacoteca, é possível visitar o Memorial da Resistência, que fica ali pertinho, uma rua depois da Estação da Luz. O prédio, construído em 1914  foi sede do Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) durante os anos de 1940 a 1983, ou seja, englobou o difícil regime militar.

Memorial Resistência

O Memorial ocupa o andar térreo do edifício – na primeira sala, é exibida em ordem cronológia os principais acontecimentos no Brasil, Estados Unidos e Europa, desde a época em que o edifício foi construído até os anos 2000 – um interessante comparativo para entendermos a situação do Brasil diante do mundo nos períodos mais importantes do nosso país. Existe também uma maquete que retrata as 4 celas que veremos adiante, onde ficavam alguns presidiários principalmente no período da ditadura militar.

Memorial da Resistência

Memorial da Resistência

Memorial da Resistência

A seguir, visitamos as 4 celas que tentam relatar como era a vida das pessoas ali dentro – nessa primeira, vemos máscaras com nomes de pessoas que lá ficaram presas em algum momento; em seguida, lemos e entendemos que os banhos eram tomados com caneca, não havia chuveiro, apenas uma pia pequena e um vaso sanitário no chão para ser compartilhado; na outra, é exibido um vídeo com alguns acontecimentos da época e, em seguida, colocamos os fones de ouvido para ouvir relatos de pessoas que ficaram presas ali – chamou-me a atenção o caso de uma mulher que alega ter ficado 40 dias sem banho, já pensou??

DSC_4078

Memorial da Resistência

Memorial da Resistência

Memorial da Resistência

Memórias nas paredes

Memorial da Resistência

Outras 2 pequenas salas exibem vídeos com acontecimentos da época e, ao final, mais algumas informações. Eu honestamente achei o Museu muito interessante, visual, didático, mas é pequeno…vale a pena, na minha opinião, se você for visitar a Pinacoteca e esticar o passeio.

O primeiro andar conta com uma Biblioteca, que só vimos por fora e no segundo andar acontecem algumas exposições – vimos obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, dentre outros. O espaço é pequeno, mas vale muito a pena visitar, e fotos não são permitidas.

Memorial da Resistência

Largo General Osório, 66 – Bairro da Luz – São Paulo

Horários: Segunda a Quarta das 10 as 17 horas

Entrada gratuita

Site: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/

0 Comentários para “Memorial da Resistencia – Controle, Repressão e Resistencia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *