• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Campina Grande e a tradicional festa de São João

Postado em

Quem aqui também se empolga quando chega o mês de Junho e começam a pipocar as tradicionais festas juninas Brasil afora?? Bom, eu sou uma dessas! Amo festa junina e sempre quis muito ir a um São João em Campina Grande ou Caruaru (ambas as cidades disputam o maior São João do Brasil!). Ano passado, em Junho, estive no Nordeste – a ideia era conhecer os Lençóis Maranhenses e depois uma outra capital – por questões logísticas e preço de passagem aérea, optamos por João Pessoa , quando de repente “cai a minha ficha” de que eu poderia conhecer o São João de Capina Grande uhulll

DSC_1430

Campina Grande não fica tão perto de João Pessoa não…fizemos um bate e volta e cada trecho levou cerca de 2 horas, mas achamos que não valeria a pena nos hospedarmos 1 noite lá (sem contar que os hotéis estavam super lotados!)

DSC_1432

Fomos durante a semana e a festa, realizada no Parque do Povo, não estava lotada, mas sim, gente, é muito grande!! Haviam alguns lugares onde casais dançavam forró, pau de sebo onde a molecada se arriscava a subir e muita música atual (leia-se: Wesley Safadão bombando!).

DSC_1420

DSC_1421

DSC_1425

O que achei bastante diferente foram as comidas: aqui em São Paulo, praticamente todas as festas juninas tem uma barraquinha de pastel, e muitas vezes fogazza e hot dog, né? Tudo bem que, se pararmos bem para pensar, não são lá exatamente comidas típicas, mas acabaram sendo incorporadas às festas juninas paulistas. Lá em Campina Grande, tinha uma infinidade de barracas vendendo caldos (confesso que não sou lá muito fã, principalmente no calor!), cuscuz, tapioca, dentre outras comidas típicas. Senti falta de mais barraquinhas de doces…não vimos praticamente nada com chocolate além daqueles espetinhos de frutas cobertos com o mesmo.

DSC_1410

DSC_1419

Todos os anos, Campina Grande tem uma extensa programação de shows, mas no dia em que fomos, não teve nenhuma apresentação – a minha expectative era de ver uma quadrilha, mas não teve…para saber toda a programação, você pode consultar esse site: http://saojoaodecampina.com.br/

DSC_1411

DSC_1415

Resumo da história: gostei muito de ter ido conhecer, mas não me empolguei muito com as comidas (de qualquer forma, é interessante ver essas diferenças regionais) e fiquei um pouquinho frustrada de não ter visto uma quadrilha!

 Quem aqui também ama Festa de São João? Qual você indica na sua cidade?

0 Comentários para “Campina Grande e a tradicional festa de São João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *