• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Museu da Casa Brasileira

Postado em

Impossível que um casarão estilo neoclássico em meio a movimentada Avenida Faria Lima, cercada de prédios modernos, não chame a sua atenção!

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Moderna foi construído entre os anos de 1942 e 1945 para servir de moradia ao ex prefeito de São Paulo Fabio da Silva Prado e sua esposa Renata Crespi. Fabio pertencia a uma tradicional família paulistana, estudou na Europa, foi fazendeiro de café, empresário, industrial, presidente do Jockey Club de São Paulo, vereador e prefeito de São Paulo, entre 1934 e 1938. Sua esposa Renata Crespi vinha de uma abastada família italiana, casou-se com Fabio quando tinha apenas 17 anos e dedicou sua vida a diversas obras sociais.

Museu da Casa Brasileira

Os aposentos dos funcionários ficavam do lado direito, enquanto o lado esquerdo era ocupado pelo casal.

Fotos da decoração de quando o casarão era habitado pelo casal

Fotos da decoração de quando o casarão era habitado pelo casal

Após o falecimento de Fabio da Silva Prado, o casarão foi doado à Fundação Padre Anchieta e em 1970, foi criado o Museu da Casa Brasileira, com o intuito de nos retemeter um pouco ao passado, mostrando como era o mobiliário das antigas casas brasileiras, além de incentivar trabalhos de novos designers. Na parte térrea do Museu, acontecem exposições temporárias, apresentações, shows… vale a pena verificar a agenda no site.

Fui ontém e estava acontecendo o 30o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, no qual os artistas expunham seus cartazes e cujo tema era “Marginais Heróis” – achei interessante, mas o que eu queria mesmo era subir ao primeiro andar e saber um pouco mais sobre o MCB (Museu da Casa Brasileira).

Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira

DSC_3425

Optamos de subir de elevador – ainda bem! Qual não foi a nossa surpresa ao nos depararmos com esse elevados super antigo, cuja porta é até pesada pra abrir?hehehehe

DSC_3435

Saindo do elevador, nos deparamos com fotos de Fabio e sua esposa Renata, além de outras pessoas e acontecimentos importantes da época,contando um pouquinho da hístória que mencionei acima. Entramos na sala principal e vimos diversas fotos de Sao Paulo, a partir da década de 1930! Ficamos abismados ao vermos o Rio Pinheiros sem a marginal, mais parecendo uma mata selvagem! Ok que São Paulo foi uma cidade que cresceu muito rápido, mas lembei que em 1933 minha avó já era nascida, e a região super movimentada da Faria Lima de hoje era praticamente um matagal hehehehe

DSC_3452

DSC_3458

DSC_3453

Olhem a foto abaixo: Rio Pinheiros e ali ao fundo, aquela avenida comprida, é a Av. Paulista!

DSC_3456

Nos perdemos no meio daquelas fotos, foi mais interessante do que eu poderia imaginar…depois disso, vimos alguns móveis super antigos (sempre me pergunto por que usavam tantas gavetas pequenas???), assistismos ao filme que fala sobe o MCB e fomos ao solar, apreciar a vista do jardim e da avenida…rs

Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira 1

Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira

Em tempo: o jardim é lindo, o restaurante, Santinho, super bem conceituado e a lojinha do museu tem muitas coisas bacanas!

Museu da Casa Brasileira

Sorte a nossa de termos um tesouro desses preservado em São Paulo!

Museu da Casa Brasileira

Onde: Av Brigadeiro Faria Lima, 2705

Possui estacionamento no local, a R$ 25 (mai-16). Dependendo, você consegue estacionar na rua

Quando: De terça a domingo, das 10 as 18 horas

Entrada: R$ 7 a inteira, de segunda a sexta (sábados, domingos e feriados: gratuíta)

Site: http://www.mcb.org.br/pt-BR/programacao

0 Comentários para “Museu da Casa Brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *