• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Templo Zu Lai

Postado em

DSC_3076[1]

Muita paz, tranquilidade e uma energia super positiva: foi isso, dentre outras coisas, que presenciei no Templo Zu Lai, o maior templo budista da América do Sul, localizado em Cotia, a cerca de 30 kms de São Paulo. Ainda que, como eu, você não seja Budista e pouco saiba a respeito dessa doutrina, esse é um lugar que vale demais a pena conhecer – e te conto aqui por que.

DSC_3001

DSC_3000

O Templo Zu Lai foi construído em 2003 e é o primeiro monastério Fo Guang Chan fundado pelo Mestre Hsing Yun (cuja sede é em Taiwan) na América Latina. O objetivo é praticar e incentivar os princípios da Confiança, Alegria, Esperança e Condições favoráveis. Vimos muitas famílias e casais, de todas as idades – grupos acima de 15 pessoas podem agenda uma visita guiada através do site.

Começamos o passeio pelo Lago Zu Lai – fiquei impressionada com a beleza dos jardins: limpos, bem cuidados, e o lago, além de peixes, tinha muitas tartarugas!! Subimos a ponte que me lembrou os quadros de Monet (risos) e seguimos caminhando, sem pressa, parando para tirar fotos, apreciar as diversas esculturas de Kuan yin que encontramos pelo caminho.

DSC_3003

DSC_3012

DSC_3016

Recomendo levar filtro soltar, óculos escuros e repelente – o sol estava super forte, é preciso se proteger para conseguir curtir bem o passeio!

DSC_3009[1]

Peixe e tartaruga no lago

DSC_3022

Como comentei acima, o templo era repleto de esculturas de Kuan yin, uma deusa budista que simboliza a misericóridia e compaixão- a mão direita erguida para cima e a esquerda para baixo – no museu falava-se o significado de cada uma, mas infelizmente não me lembro 🙁

DSC_3049

DSC_3058[1]

Depois de subirmos bastante e termos uma linda vista do Templo era hora de descer e ir conhecê-lo de fato. Demos uma parada no café e aproveitamos para conhecer a lojinha ao lado, onde você encontrará uma grande variedade de Budas, chaveiros, camisetas, etc.

DSC_3063

DSC_3088

DSC_3090

Em seguida, fomos ao Museu, onde fotos não eram permitidas. Lá dentro, muitas esculturas de Budas, com breve descrições, e sutras – escritas chinesas com ensinamentos budistas. O espaço é pequeno, mas tudo era novidade pra mim, então foi super bacana.

Nessa hora, a fome começou a apertar…rsss…ali no templo tinha um restaurante vegetariano (R$ 30 por pessoa) mas optamos por almoçar em um que ficava próximo ao Lago Zu Lai – como meu namorado não é muito fã de comida japonesa (o carro chefe do restaurante), pedimos Hot roll de entrada e um salmão grelhado com arroz. O atendimento foi lento e atrapalhado: o prato principal chegou antes da entrada, o garçom nos disse que a porção era bem servida e daria para 2 pessoas, o que discordamos: trata-se de um prato individual. Demoramos bastante no almoço pois o serviço era lento e foi nos batendo uma preguicinha….rs

Voltamos ao Templo e nos dirigimos ao andar superior. Lá haviam algumas salas de meditação e é necessário que você siga algumas regras de coduta: nada de roupas curtas, barulho, abraços, beijos, entrar com bebidas ou comidas…

DSC_3085

DSC_3089

DSC_3101

Na parte central do templo, algumas pessoas oravam com incensos nas mãos – não achei oportuno tirar fotos desse momento, até mesmo em respeito aos que estavam presentes. Ao lado, tinha uma pequena árvore onde podíamos colocar um pequeno cartão que lá era oferecido (pedem uma contribuição, cujo valor você define) para colocar os galhos das árvores, com nossos desejos.

DSC_3102

DSC_3103

O Templo Zu Lai ministra diversos cursos, com destaque o de Meditação – quando estávamos quase indo embora, apareceu um grupo de pessoas que treinariam kung fu! Vimos por pouco tempo algumas pessoas treinando mas tivemos que ir antes que o grupo começasse a treinar junto.

Saímos de lá com uma energia muito boa – se você mora em São Paulo ou está programando uma viagem à cidade, o Templo é uma ótima sugestão de bate e volta que certamente te fará muito bem 🙂

 Templo Zu Lai

Estrada Fernando Nobre, 1461 (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares) – Cotia – São Paulo

Site: http://www.templozulai.org.br/

Horários: Terças a Sextas das 12 as 17 horas; Sábados e domingos das 9:30 as 17 horas

Várias celebrações são realizadas no Templo, consulte a agenda no site

Entrada: Gratuíta

Estacionamento no local gratuíto

0 Comentários para “Templo Zu Lai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *