• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

City Tour em São Luís do Maranhão – Parte 2

Postado em

Antes de mais nada, mil desculpas, pessoal…tô há séculos devendo esse post – mas que vamos que tô louca pra contar pra vocês como foram meus dias no Maranhão!

O motorista do táxi que fez o City Tour conosco foi bastante simpático, explicava onde estávamos, falava um pouco dos problemas da cidade, do abandono do governo, enfim, aquelas coisas que infelizmente já conhecemos tão bem… 🙁

O primeiro ponto de parada foi a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, localizada no centro histórico de Sao Luís – infelizmente estava fechada…tiramos algumas fotos da fachada e, logo a frente, havia um grande espaço onde a noite aconteceria a tradicional festa do Boi, celebrada por todo o mês de junho.

DSC_0742

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

DSC_0749

Voltamos ao carro e seguimos para o Museu Histórico e Artístico do Maranhão – apenas eu, minha amiga, o motorista e mais uma família fazíamos o tour, acompanhados por uma guia aparentemente novata, e que estava um pouco nervosa, mas parecia bem informada. O casarão foi construído no século XIX e já serviu como residência da elite local. Em 1967, foi adquirido pelo governo, com o intuito de instalar o Museu.

DSC_0755

Cada cômodo conta um pouquinho da história do Brasil colonial, seja através do mobiliário, das grandes janelas, vestimentas…uma volta ao passado! A parte externa conta com um bonito jardim e chafariz. Fazia um calor tão forte, apesar de ser mês de Junho, que eu apenas me perguntava como não haviam feito uma piscina na época (risos).

DSC_0756

A vista de um dos cômodos do casarão

DSC_0758

DSC_0761

DSC_0764

DSC_0770

DSC_0771

Saímos do Museu e caminhamos por algumas ruas nas redondezas, onde pudemos, finalmente, ver os azulejos portugueses. Confesso: fiquei extremamente decepcionada com a má conservação dos mesmos. Esses azulejos possuem grande valor histórico e estão praticamente abandonados, arranhados, quebrados, sujeitos a ventos, chuva, sol em excesso e aparentemente, desprovidos de qualquer tipo de manutenção…muito triste!

DSC_0775

A má conservação dos azulejos 🙁

DSC_0785

DSC_0786

DSC_0789

DSC_0793

Seguimos de carro rumo ao centro e nesse momento, dei graças a Deus por não termos feito o tour sozinhas. Talvéz por ser domingo, mas os becos pelos quais passávamos de carro estavam completamente vazios, o que certamente teria nos causado um desconforto muito grande. Digo e repito: não faça o tour sozinho (a) aos domingos rs. São muitos casarões e ruelas antigos, infelizmente deteriorados pela falta de cuidado e manutenção…pra quem valoriza não apenas a arquitetura em si mas sim a história de nosso país, certamente fica nem que seja um pouco desapontado (pra não dizer revoltado!) com a situação de São Luís.

DSC_0800

DSC_0803

DSC_0805

Vimos o Palácio do Leão, sede do governo maranhense mas, por ser domingo, não pudemos entrar. Em seguida, a Catedral da Sé, a mais famosa da cidade, e que também estava fechada (não preciso repetir como é uma roubada fazer o tour no domingo, né hahahaha).

DSC_0813

DSC_0816

DSC_0820

DSC_0825

A imponente Catedral da Sé:

DSC_0841

Pedimos para o taxista parar no Reviver, um local no centro da cidade  famoso pelas lojinhas de souvenir. Em muitas cidades, é justamente no fim de semana que essas lojinhas bombam de gente, mas lá não foi o caso…estava tudo meio deserto, muitas lojas fechadas, então decidimos pedir ao taxista que nos deixasse num restaurante próximo ao nosso hotel para almoçarmos e votaríamos a rua no dia seguinte.

DSC_0854

Algumas curiosidades que encontramos nas lojinhas.Detalhe: minha amiga comprou a cachaça com o caranguejo (que ela carinhosamente passou a chamar de Fernandinho hahahahha) e um banquinho, que teve que carregar pelo resto da viagem:

DSC_0855

DSC_0856

u confesso a vocês que já tinha lido sobre São Luís e minhas expectativas não eram altas, mas o descaso publico com a cidade me decepcionou bastante. Espero que os próximos governantes tenham mais cuidado e amor pela cidade e sua população.

DSC_0861

DSC_0866

Saiba mais:

http://www.visiteomaranhao.com.br/saoluis/

http://www.turismo.ma.gov.br/

0 Comentários para “City Tour em São Luís do Maranhão – Parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *