• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Quais os cuidados com saúde e vacinação antes de uma viagem internacional?

Postado em

Você comprou as passagens, reservou hotel, já está planejando os passeios no destino tão sonhado e de forma alguma vai querer estragar sua viagem porque não encontra o remédio de que precisa ou, pior, não tomou uma vacina que é requerida no lugar onde vai visitar, não é mesmo??

Calma, vamos lá!! Nesse post vou te dar dicas para que você não se esqueça de nenhum detalhe que coloque sua saúde em risco!

Consulte um médico de confiança

Se você já faz algum tipo de acompanhamento, tratamento médico, essa dica é mais importante ainda. Quando eu fui ao Peru, conversei com meu médico sobre vacinação e possíveis cuidados que eu deveria ter e ele me disse que existem médicos especializados em Viagem: é um especialista que indica quais vacinas você deve tomar e está sempre antenado em relação as doenças comuns de cada país, resumidamente falando.

Caso você faça uso de algum medicamento controlado, peça a receita ao seu médico e carregue com você durante toda a viagem.

Necessaire na bagagem de mão

Eu sou do tipo de pessoa que felizmente faço pouco uso de remédios (evito) mas não viajo sem uma necessaire com os seguintes medicamentos, independente de onde for o destino:

  • Dor de cabeça
  • Enjoo (Dramin)
  • Alergia (eu tenho rinite alérgica)
  • Estômago
  • Fígado
  • Anticoncepcional
  • Antigripal
  • Termômetro: confesso que eu nunca levei em viagem, mas depois que passei mal no Nordeste, agora sempre carregarei um comigo

Além disso, sempre levo: álcool gel, lenços umidecidos e lip balm.

Acrescente nessa listinha os medicamentos que você faz uso frequente e/ou que sejam recomendados pelo seu médico. Muitos remédios que aqui no Brasil facilmente encontramos na farmácia podem exigir solicitação médica no exterior, sem contar a dificuldade que pode ser você conseguir localizar certinho o que necessita em outro idioma.

Não bobeie: melhor levar a mais do que faltar! E não vai pesar nada na sua mochila, pode confiar!

Seguro Saúde:

Farei um post detalhado sobre esse assunto, mas é importante que você saiba que para alguns países é obrigatória a contratação do Seguro Saúde, mas, independente disso, eu não deixo de contratar quando viajo. Sabem aquele velho ditado “O seguro morreu de velho?” Pois é…ninguém espera precisar ir a um hospital ou consultar um médico numa viagem a lazer, mas vai saber, né?

Considere que é um gasto “embutido”no valor da passagem e faça o seguro. Será MUITO mais barato do que se precisar de serviços médicos lá fora!

Vacinas:

Um ponto imprescindível para você saber antes de viajar: o país que vou visitar exige algum tipo de vacinação?

O Peru, por exemplo, exige o certificado internacional  de vacinação contra febre amarela se você for visitar a região amazônica. Como eu só iria a Machu Picchu e cidades mais localizadas ao Sul do país, não precisei, mas saiba que, além do sério risco em que coloca a sua saúde, você poderá ter sua entrada barrada em lugares em que determinadas vacinas são exigidas! Não vacile!

Antes de mais nada…

Consulte o site da Anvisa e selecione o país a ser visitado. Eu selecionei o Peru, já que estava falando sobre o país logo acima. Você verá uma descrição e recomendação quanto ao uso das vacinas.

anvisa

Falando em febre amarela, cuja vacina e certificado internacional da mesma é solicitada por alguns países, fica aqui o passo a passo do que deve ser feito:

  • Tome a vacina contra febre amarela em um posto, que pode ser municipal/estadual e é gratuita. Você receberá o comprovante da vacinação, guarde pois precisará dele
  • Procure um Centro onde é expedido o Certificado Internacional de Vacinação. Veja a lista completa aqui . Não se esqueça de levar um documento com foto e o comprovante de vacinação mencionado acima
  • É preciso tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem, para que faça efeito. Não deixe para última hora!

Espero que esse post tenha ajudado você a viajar com mais tranquilidade! Sempre que surgir alguma dúvida, nunca deixe de consultar seu médico de confiança e aproveite ao máximo a sua viagem 🙂

Veja aqui como planejar a sua viagem por conta própria!

Um comentário sobre “Quais os cuidados com saúde e vacinação antes de uma viagem internacional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *