• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Josefov: o bairro judeu de Praga

Postado em

Esse bairro localiza-se na Cidade Velha de Praga e era considerado o gueto dos judeus na cidade. Acredita-se que os judeus estão presentes em Praga desde o século X, tendo instalado-se inicialmente no bairro de Malá Strana e no século XIII foram obrigados a mudar-se para onde hoje localiza-se Josefov. Não é nem preciso dizer o quanto a região foi afetada pelos nazistas, né? 🙁 Milhares de judeus morreram e outros milhares fugiram de Praga para escaparem do Holocausto.

271

Hoje em dia, a região atrai muitos turistas que querem conhecer as sinagogas e o antigo cemitério judeu, que possui mais de 10.000 lápides. É possível visitar o Museu Judaico, que administra cinco sinagogas pela região e comprar um ingresso a parte que dá direito a visitar a Staranová Synagóga (Sinagoga Velha-Nova), onde os homens são obrigados a usar um quipá de papel, juntamente com o Cemitério.

265

Interior da Sinagoga Velha Nova

Interior da Sinagoga Velha Nova

163

Klausová Synagóga

Nós chegamos tarde, infelizmente não era mais possível visitar o Museu, então compramos o ingresso para a Sinagoga Velha-Nova e nem deu tempo de entrarmos no Cemitério (vimos do lado de fora, apenas. Existe uma janelinha na Rua Pomnicek, 17 que dá uma boa visão).

O cemitério...

O cemitério…

...visto pela fresta da janela...

…visto pela fresta da janela…

Senti falta de explicações, o ingresso só dava direito ao acesso a sinagoga, mas nenhum funcionário nos explicou nada…não sei se a visita ao Museu acontece da mesma forma, mas só fomos entender mesmo sobre o bairro e tudo o que aconteceu por lá durante nosso Walking Tour.

Como comentei com vocês acima, não deu tempo de conhecer o Museu Judaico – quem tiver informações, pode compartilhar por aqui com a gente! 🙂

Veja aqui todos os posts de Praga!

Informações úteis:

Para ver o cemitério pela janela: Rua Pomnícek, 17 listopadu

Museu Judaico: Maiselova 38/15, 110 00 Praha 1 – Staré Mesto (para comprar os ingressos)

Site oficial (com preços): http://www.jewishmuseum.cz/en/info/visit/admission/

Horários: confira aqui

Existem passeios guiados pelo Museu, e, se eu tivesse tido tempo, o faria, para conhecer e entender um pouco mais sobre a história de cada sinagoga

 

2 Comentários para “Josefov: o bairro judeu de Praga

  • Talita no dia escreveu:

    Amigo! Excelente texto! Estou me guiando por eles também. Quanto tempo você levou na visita? Dá para ir caminhando do centro até lá?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Talita

      Como não consegui fazer o passeio complete, acho que foi por volta de meia hora…se conseguir tudo, 1 hora mais ou menos.

      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *