• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Zaanse Schans, Marken e Volendam

Postado em

Quando decidi ir a Amsterdam, meu irmão me avisou: você precisa conhecer Zaanse Schans (E Volendam E Marken rs)!! Vi as fotos, achei bonito, mas confesso que não me chamou taaanto a atenção assim. De qualquer forma, daria tempo, seria interessante conhecer os moinhos!

Meu amigo decidiu ir também e fizemos o passeio tradicional: Volendam, Marken e, finalmente, Zaanse Schans, onde ficam os moinhos!

Saída de Amsterdam

Compramos o passeio 1 dia antes numa agência de turismo próxima a Estação Central (fico devendo o nome a vocês sorry), e fomos instruídos quanto ao ponto de encontro.

No dia do passeio, chegamos um pouco antes do horário marcado e logo o ônibus nos aguardava. Rapidamente saímos de Amsterdam e caímos na estrada, lindíssima!! Muito verde, vaquinhas pastando, aquela cena clichê que eu tinha em mente quando pensava em Holanda! E o mais incrível: a viagem até Volendam, nossa primeira parada, levou cerca de 20 minutos!! Vinte minutos que separam cidades tão opostas, cada uma com sua beleza e atrativos!

1077

Volendam

Nossa primeira parada foi nessa vila de pescadores, que conta com pouco mais de 20.000 habitantes! O ônibus parou e caminhamos por ruas com essas casinhas que parecem saídas de uma pintura! Fiquei encantada com esse ar, digamos, tão bucólico e tão pertinho de Amsterdam.

1072

1076

1113

Fiquei apaixonada por essa casa!!

Passamos pelas casas e fomos levados a uma loja de queijos enorme! Super programa de turista, ok, mas se você ainda não teve tempo de comprar os queijos em Amsterdam, aqui pode ser um bom lugar pois a variedade é enorme (os preços eram praticamente os mesmos do que de Amsterdam, ao menos na época em que eu fui).

1087

Queijos deliciosos!!

Queijos deliciosos!!

Apesar de ser cedo (não eram nem 11 horas da manhã), fomos instruídos a comer alguma coisa em Volendam, pois não teríamos paradas para lanches adiante. Comi um waffle e comecei a caminhar pela cidadezinha.

1085

1079

De lá, pegamos o barco para seguirmos viagem ao próximo destino, Marken. Ventava bastante, não esqueça de levar um casaco, óculos de sol, protetor solar, ok?

1102

Foi num barquinho desses que partimos a Marken

Foi num barquinho desses que partimos a Marken

Marken

O passeio em Marken tinha como objetivo conhecer o processo de produção dos tradicionais tamancos holandeses, feito de madeira. Sim, concordo totalmente com você que é um programa “turistão” que pode fazer muitos viajantes terem vontade de sair correndo, mas vá por mim: foi divertido!

Aulinha sobre a produção dos tamancos

Aulinha sobre a produção dos tamancos

Claro que tudo é feito na base de um teatrinho de forma a entreter os turistas e depois arrecadarem um bom dinheirinho nosso na loja. Mas olha: confesso que me surpreendi, achei esse passeio bem interessante e aproveitei para comprar uns souvenir pra trazer.

Na loja, tamancos pra todos os gostos...

Na loja, tamancos pra todos os gostos…

1122

Parte externa da loja

 

Depois de toda a demonstração e um tempo dedicado às compras, o ônibus nos aguardava para a última parte da viagem…

Zaanse Schans

E finalmente chegamos ao destino final, à cidade dos moinhos!

1144

Uma típica vila holandesa do século XIX que nos faz voltar a tempo e termos a “certeza” de que estamos na Holanda! Sabe aquelas paisagens super clichê que vem à nossa mente quando pensamos no país e que comentei logo acima, como vacas pastando, casinhas típicas e moinhos?? Aqui você verá tudo isso… E ainda vimos um pequeno dique, aquelas barragens que impedem a passagem de água para a cidade (lembram que boa parte da Holanda fica abaixo do nível do mar?).

1128

1130

A beira do rio Zaan, a atração principal: os moinhos ainda em funcionamento e que podem ser visitados! Em alguns moinhos, pudemos subir e apreciar a vista lá de cima! O vento era forte, apareço descabelada em todas as fotos hahahahaha mas o que vale é a paisagem, certo?

1152

1149

Não pagamos para entrar em nenhum moinho, nem para subir, porém, lá em Zaanse Schans tem o Museu Zaans, cuja entrada é paga, mas não chegamos a conhecê-lo.

1138

1124

1125

Em alguns moinhos você pode adquirir itens como mostarda, óleos, farinhas, etc.

1142

Esse foi sem dúvida um dos passeios mais incríveis que fiz na Holanda e mais do que recomendo que você visite!! 🙂

Como ir a Zaanse Schans?

Como comentei anteriormente, você encontrará diversas agências de turismo em Amsterdam oferecendo o passeio, e foi o que fizemos. Mas também é possível visitar por conta própria, algo que não testei e, caso alguém o tenha feito, poderia compartilhar a experiência aqui com a gente?

De trem: Pegue em direção a Alkmaar, desça na estação Koog-Zaandijk e caminhe cerca de 1 km a Zaanse Schans. Veja todas as opções sobre como chegar aqui.

Já para ir a Volendam, você precisará ir de ônibus ou carro. A não ser que a grana ande muito curta, eu te recomendo contratar o tour completo.

Site oficial: http://www.dezaanseschans.nl/en/

6 Comentários para “Zaanse Schans, Marken e Volendam

  • Marília Maciel no dia escreveu:

    Olá! Parabéns pelo blog. Estou indo para Amsterdã este mês, e fiquei muito interessada em fazer esse passeio…vc poderia me dizer quanto foi a excursão e em que época você foi?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Marília, tudo bem?

      Fiz em Set/13 e paguei por volta de EUR 50.
      Apesar de ser um pouco caro, achei que valeu muito a pena 🙂
      Bjs

      Responder

  • Michele no dia escreveu:

    OI Vanessa, obrigada pelas informações. Irei agora em Fevereiro 2017 fazer esse tour, e gostaria de saber se mesmo no inverno consigo fazer esse passeio de barco de Voldendam para Marken?
    Obrigada.

    Responder

  • MONICA MELLO no dia escreveu:

    Olá Vanessa! Gostei das suas informações.Tenho visto que esse tour de 5h30 e oferecido por algumas agências de lá. Mas fiquei me perguntando se não é muito corrido? A pessoa consegue passear com uma certa calma, tirar fotos, enfim curtir um pouco cada lugar? Obrigada.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Mônica

      Para falar a verdade, achei o passeio bem tranquilo. Deu tempo suficiente para tirar fotos, passear, não foi corrido não.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *