• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Tenho dupla cidadania: qual passaporte usar?

Postado em

Você separou toda a documentação dos seus antepassados, gastou uma boa grana com a tradução juramentada, amargou meses ou anos de espera (no meu caso, absurdos 10 anos para sair minha cidadania italiana) e finalmente pegou seu passaporte mas não sabe usar?

Fique tranquilo (a): essa dúvida é mais comum do que se pensa. Eu quando consegui meu passaporte italiano fiquei um pouco em dúvida sobre onde utilizar o mesmo e onde utilizar o brasileiro e vira e mexe algum amigo me faz essa pergunta. Mas é bem simples e vou explicar aqui para vocês.

20140329_192538

Saindo do Brasil

Como cidadão (ã) Brasileiro (a), você sairá daqui utilizando o passaporte do Brasil. Pouco importa qual será o seu destino, você é um cidadão local deixando o país e, obviamente, seu passaporte não será carimbado aqui. Atente-se sempre a data de validade do seu passaporte!

País de destino

  • Passaporte Europeu

Imagino que seja a maioria dos casos. Se você for entrar a um país pertencente a União Europeia, não precisará preencher o Formulário de Imigração entregue no avião e deverá se encaminhar para a fila de cidadãos europeus.

Você terá entrada livre em qualquer país pertencente à União Européia e, por isso, você apenas apresentará o seu passaporte europeu, e o mesmo não será carimbado.

Exemplo: eu tenho o passaporte italiano e recentemente fui a Londres . Como a Inglaterra faz parte da União Europeia, tenho o total direito de entrar e sair do país quando bem entender, ficando o tempo que desejar e, dessa forma, não é preciso registrar nada no meu passaporte.

Se você quiser utilizar o seu passaporte europeu para ir aos Estados Unidos, por exemplo, saiba que o visto de turista não é necessário, porém, é preciso imprimir um formulário no site e apresentar. Para demais países, consulte sempre o site do Consulado para saber quais são os requisitos e cumpra-os à risca, para não ter nenhum problema.

  • Demais passaportes

No mesmo caso do europeu, você não terá o seu passaporte carimbado quando entrar no país de referência.

É sempre recomendado que você consulte o site do Consulado para saber se o país que você vai visitar exige visto ou não utilizando o seu passaporte. Siga todas as regras para não ter problemas na Imigração.

Na volta ao Brasil

Aqui é mais tranquilo: na saída do país para o qual viajou, você vai apresentar o mesmo passaporte a que deu entrada no país.

Exemplo: entrei em Londres apresentando o meu passaporte italiano, então é com ele que vou sair de lá também. Se apresento o brasileiro, não terá nenhum carimbo de entrada, ninguém vai entender nada e você terá que ficar explicando para finalmente apresentar o passaporte europeu.

Embarcou? Maravilha! Chegando ao Brasil, obviamente você se dirigirá à fila dos Brasileiros e apresentará o passaporte brasileiro.

Ter o passaporte europeu facilita demais a vida! Você não precisa responder a nada e o processo é muito mais rápido (uma vez que fui a Paris , com conexão em Frankfurt, embarquei sozinha com o passaporte brasileiro ainda, um policial alemão encasquetou comigo – fez mil perguntas e mais parecia que estava querendo tirar um sarro da minha cara, sabe? Fiquei louca da vida e nunca mais tive problemas com o passaporte italiano). A parte chatinha, pra quem faz questão, será a ausência dos carimbos no passaporte, mas pra mim, sinceramente, nada se compara a tranquilidade de viajar com o passaporte europeu.

Espero ter ajudado quem tem esse tipo de dúvida – qualquer coisa é só falar, ok?

25 Comentários para “Tenho dupla cidadania: qual passaporte usar?

  • Eduardo no dia escreveu:

    Ola, fui viajar para argentina, via rodoviario, e como meu RG estava muito antigo (eles aceitam no mercosul) usei meu passaporte italiano para entrar e sair da visita na argentina…carimbado as duas vezes… nao perguntaram absolutamente nada… acha que o procedimento foi correto? Esse “historico” no passaporte italiano tem problema?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Nao tem problema nenhum, Eduardo! Voce entrou e saiu como cidadao italiano, o que de fato eh. Quanto a carimbar 2 vezes, isso depende do pais (uma vez, fiz apenas conexao em Madri com o passaporte brasileiro e foi carimbada a entrada e saida no mesmo dia). Fique tranquilo!

      Responder

      • Tatiana no dia escreveu:

        Hola sou espanhol mais tenho residência brasileira ,minha filha tem dupla nacionalidade.ja tem os dois passaportes mais o brasileiro venceu e quero viajar pra españa.Ela pode viajar só com o espanol ?na volta ao brasil ela terá algum problema?ela tem RG .porfavor preciso de esta informação urgente!obrigada!

        Responder

        • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

          Oi, Tatiana

          Tentei verificar no site da Polícia Federal mas não consegui nenhuma informação concreta quanto a entrada com o RG. Poder entrar com o passaporte europeu, pode, mas sua filha entraria como estrangeira e limitada a um prazo máximo de permanência no Brasil.
          O que te sugiro é entrar em contato com a Polícia Federal e conseguir uma formalização para que sua filha entre como brasileira usando apenas o RG.
          Lamento não ter te ajudado muito, mas, como não localizei nada formal no site da PF, eu entraria em contato com eles.
          Abraços

          Responder

  • Natalia no dia escreveu:

    Olá Vanessa
    Tenho uma dúvida, gostaria de saber se podes me ajudar..
    Estou indo para Belgica visitar meu irmão que está em intercambio, meu voo faz conexão em Londres. Possuo passaporte italiano e pretendo usa-lo para entrar em Londres, vi que existe umas maquinas eletronicas que subtitui os guiches para as filas do passaporte da europa, queria saber é uma forma tranquila de eu entrar no pais passando pelas maquinas eletronicas ou se devo passar pelo guiche. Temo ter que responder algumas perguntas e só falo português e um pouco de inglês e não seria estranho como também cidadã italiana não sabe italiano? hehe

    Obrigada!!

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Nathalia
      É isso mesmo, no entanto, eu estive em Londres em Fevereiro e desembarquei pelo Terminal 1, que estava em reforma e as máquinas ainda não estavam disponíveis. De qualquer forma, o processo é super tranquilo: você não precisa preencher o Formulário de Imigração e ninguém te pergunta nada. Se for o caso, responda apenas o que te perguntarem, o que geralmente é: data da volta, motivo da viagem e onde ficará hospedada.
      Fique tranquila, com a cidadania europeia não tem problemas 🙂
      Boa viagem!

      Responder

  • Monica no dia escreveu:

    Olá!
    meu esposo tem dupla cidadania, nasceu no Brasil, moramos no Brasil, na hora de preencher essa ESTA, tenho que preencher como cidadão Italiano? E na pergunta Cidadão de outro país, colocar a opção SIM( que é o Brasil) ?
    Não tem problemas se o endereço é brasileiro, assim como telefones, etc.?

    agradeço se puder ajudar!

    Responder

  • larissa no dia escreveu:

    Olá, Vanessa. Tudo bem?
    Eu tenho dupla cidadania (brasileira/italiana).
    Moro em Dublin ja há alguns anos e estou de ferias no Brasil. Comprei minha passagem de volta para 26/julho e so entao meu dei conta que meu passaporte brasileiro vence em Dezembro, ou seja estarei há 5 meses da data de vencimento. Meu passaporte italiano está dentro do prazo. Não vou ter tempo de “renovar” meu passaporte aqui no Brasil.
    Como você acha que eu devo proceder? Sair com o passaporte brasileiro e explicar a situação ou ja sair com o passaporte italiano + RG e explicar o problema da data de vencimento, problemas com a cia aerea, etc?
    Espero que possa me ajudar.
    Muito obrigada

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Larissa
      Nào dá para você sair com o passaporte italiano pois não tem uma entrada aqui no Brasil registrada nele, você precisa mesmo sair com o brasileiro.
      Será que você não consegue renovar o passaporte como emergência? Em caso negative, eu entraria em contato antes com a companhia aérea para explicar o caso.
      Boa sorte! Abraços

      Responder

  • Gabriel Fuhrmann no dia escreveu:

    Eu realmente preciso do passaporte brasileiro? Digo isso porque o meu venceu em agosto, mas meu passaporte alemão vale até 2018. Eu consigo sair e entrar no Brasil portando apenas meu RG ou CNH? Por exemplo, se eu for para os Estados Unidos, onde consigo entrar com ESTA como alemão, preciso do passaporte brasileiro pra sair e voltar pro Brasil.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Gabriel, eu tentaria entrar em contato com a Policia Federal aqui, sinceramente não sei se podem implicar.
      Via de regra, o passaporte tem que valer 6 meses, mas meu irmão viajou com o passaporte a 3 meses antes de vencer e o italiano e foi tranquilo.

      Responder

  • Mariana no dia escreveu:

    E para comprar só passagens? Posso comprar a passagem no Passaporte Brasileiro e fazer o check in e entrada no país com o Italiano? Ou deveria ter comprado com os dados do passaporte italiano?
    Obrigada

    Responder

  • Radka no dia escreveu:

    Boa tarde
    porfavor me ajudem. Tenho duvida. Meus filhos tem dois passaportes e estamos planejando viagem pra US. Na compra de passagem de voo querem que prencho dados do passaporte deles. Qual passaporte deve usar neste caso, se eles vao sair do Brasil com Brasileiro e entras no US com Tcheco que ja tem visto da ESTA. Obrigada Radka

    Responder

  • Priscilla Bagio no dia escreveu:

    Vanessa,
    Estou com uma duvida de tirar o sono. Possuo dupla cidadania, a brasileira e italiana. No momento que fui comprar minhas passagens aerea, eu preenchi os dados do passaporte italiano. Eu fiz certo ter preenchido com o passaporte italiano?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Priscilla
      Não tem problema não. Caso te perguntem alguma coisa, apresente os 2 passaportes. abraços

      Responder

      • Anne no dia escreveu:

        Vanessa,
        Eu comprei uma passagem para o EUA com o nome que está no passaporte italiano .. fiz certo?
        Mas para sair do Brasil no checkin minha passagem terá meu nome do passaporte italiano … é preciso apresentar o Brasileiro… estou preocupada.. o que faço?
        Obrigada

        Responder

        • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

          Anne, não se preocupe não…caso te questionem alguma coisa, é só mostrar o outro passaporte. Abraços

          Responder

  • Ana Carolina no dia escreveu:

    Ola,

    Em se tratando da dupla nacionalidade quanto ao numero de passaporte a ser colocado na passagem, vi dos 2 modos ( brasileiro e estrangeiro)

    Para um voo para fora do Brasil, uso qual dos dados?

    Obrigada

    Ana

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Ana, acho que sempre coloquei o brasileiro nos voos de ida, mas sinceramente não sei se faz alguma diferença….caso alguém te pergunte alguma coisa, é só apresentar os 2 passaportes.

      Abraços

      Responder

  • Daniela Brito Gonçalves no dia escreveu:

    Vanessa eu tenho direito a dupla nacionalidade portuguesa, vou tirar ela agora no meio do ano, eu preciso fazer o passaporte brasileiro?

    obrigada.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Precisa sim, Dani…para entrar e sair do Brasil como brasileira.

      Abraços

      Responder

    • Vera no dia escreveu:

      Daniela tenho a dupla também, a mais de 10 anos, e já viajei para PT 3 vezes sem nunca ter tirado o passaporte português! Ter o passaporte português é interessante caso você queira, ao chegar em PT, não ter que ficar naquelas filas enormes para estrangeiros. Entraria na fila (se houver 😉) para Cidadãos Europeus (UE). Você sairia daqui (BR) e entraria com o brasileiro, e usaria o português ao entrar lá e sair de lá! Como na última vez que fui quase perdi o vôo de volta por causa da imensa fila para estrangeiros, pretendo tirar o passaporte português para não ter mais esse problema!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *