• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Victoria and Albert Museum

Postado em

Eu nunca tinha dado muita atenção a esse museu, mas, dessa vez, fiz questão de conhecer – e não me arrependi, muito pelo contrário, adorei vou te contar aqui por que. O museu foi fundado em 1852 com o intuito de exibir obras de design e artes decorativas – a arquitetura do prédio em si já chama a atenção…espere só então você chegar até lá dentro 🙂

victoriaandalbert

victoriaandalbert2

Dica: quem tem tempo curto na cidade, como foi o meu caso, é recomendável pegar o mapa do museu (veja aqui) para priorizar o quer ser visitado. Não se iluda: ele é enorme (segundo meu guia de Londres , o museu possui ao todo 13 kms), ou seja, você não vai conseguir conhecê-lo por completo em algumas horinhas. Eu não tinha o dia inteiro para ficar por lá, então precisei priorizar o que mais me interessava!

O hall de entrada

O hall de entrada

Eu dediquei mais tempo da minha visita ao andar térreo, onde são expostas muitas obras renascentistas, que eu particularmente adoro, como por exemplo Michelangelo e Raphael. No andar inferior, existem mais obras da época medieval, datando do ano de 300 a 1500.

victoriaandalbert4

victoriaandalbert5

victoriaandalbert10

victoriaandalbert9

A entrada ao museu é gratuita, mas, assim como nos demais, existe uma espécie de urna na entrada em que você pode colaborar com a quantia que achar justa. Eu fico só imaginando a trabalheira e gastos envolvidos na manutenção de obras tão antigas e raras! Ai, gente, sorry, mas, por mais que minha formação acadêmica e meu trabalho sejam relacionados a Finanças, uma parte de mim fica enlouquecida com história e acho que as viagens me fizeram valorizar cada vez mais a arte e querer estudá-la…um dia ainda vou me dedicar a explorar mais esse meu lado apreciador (porém não muito entendedor…rs) de arte!

victoriaandalbert6

No V&A você poderá ver tapeçarias incríveis e raras

victoriaandalbert7

Janelas dos anos 1160 a 1170

Quando visitei o Museu, no andar térreo estavam sendo expostos vestidos de noiva, alguns super antigos e outros bem atuais – eu vi de longe apenas, não deu muito tempo de explorar e também não achei lá muito interessante, mas é só pra dizer a vocês como esse museu é diversificado e sempre traz novidades.

victoriaandalbert8

Outros setores interessantes do Museu são as galerias de Joias (acho que umazinha delas já pagava meu apartamento…hahahaha) e as de Prataria – essa sim, uma galeria sem fim de objetos de prata (tudo o que você pode imaginar).

E, como estamos na Inglaterra, é lógico que existem setores destinados ao Reino Unido, com obras e objetos desde o tempo medieval até o século XX. Achei bem interessante o setor onde são expostos os móveis antigos – apesar de já ter visto outros semelhantes em muitos museus por aí, sempre fico indignada com a quantidade de detalhes em TUDO.

O museu é tão diversificado, que andamos por um corredor que era repleto de objetos de ferro, principalmente portões antigos…ok, não é muito interessante, mas o que me impressionou na realidade foi a quantidade e diversidade de obras expostas no V&A (Victoria and Albert Museum).

Biblioteca, que estava fechada para visitação

Biblioteca, que estava fechada para visitação

A maior parte do museu é mesmo dedicada a Europa, mas existem setores onde são expostas obras das Américas, Japão, Coreia, Oriente Médio, etc. Passei rapidamente por alguns objetos do Oriente Médio, mas, como mencionei acima, quando você tem pouco tempo e muita coisa pra ver, é preciso priorizar.

Longe de mim querer fazer qualquer análise detalhada desse ou de qualquer museu até porque essa não é minha formação e não tenho conhecimento suficiente pra isso – minha ideia aqui é de passar a vocês as minhas impressões como viajante, boas ou ruins, do que achei bacana e se recomendo que você inclua no seu roteiro.

E a minha impressão do V&A foi: Poxa, eu queria ter mais tempo para explorar com calma! Superou todas as minhas expectativas! 🙂

O Museu conta também com restaurantes e cafés, super gostosos (quase ficamos por lá) e que dão acesso a esse lindo jardim externo.

victoriaandalbert12

Victoria and Albert Museum

Endereço: Cromwell Road (estação de metrô mais próxima: South Kesington).

Entrada: gratuita

Horários:  diariamente das 10 as 17:45, sendo que as sextas, até as 22 horas. Existem algumas áreas do museu com horários alternativos (consulte aqui)

Possui restaurante, café, acesso a cadeirantes e elevadores.

Site: http://www.vam.ac.uk/

Para ver o mapa do museu, clique aqui.

Um comentário sobre “Victoria and Albert Museum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *