• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Mercados de Londres: Covent Garden, Camden, Borough, Spittafields, Leadenhall, Greenwich

Postado em

Acho que nem se eu morasse em Londres conseguiria conhecer todos os mercados bacanas que a cidade tem. Uns mais badalados e lotados de turistas, outros mais intimistas e frequentado principalmente por locais, o fato é que você deveria, na minha opinião, tentar encaixar ao menos um mercado em sua visita à cidade.

Nesse post, vou falar um pouquinho sobre os que já conheci – se você conhece algum outro, ou tem outras dicas, compartilhe aqui no campo de comentários, vou adorar ter a sua participação 🙂

Covent Garden

covent1

Sempre lotado de turistas, mas esse mercado é um dos meus prediletos. Por que? Porque, além de sua interessante arquitetura, o Covent Garden tem muitas opções de restaurantes bacanas (Jamie’s Union Jack, do Jamie Oliver, Shake Shack, cookies do Ben’s, Laduree, etc, etc), muitas lojinhas bacanas (como de chás indianos, artigos para casa, brinquedos, dentre outras), numa atmosfera super gostosa.

covent2

covent3

Nas suas vezes que fui, haviam artistas de rua tocando e uma galera se reunia para ouvir e deixar o tempo passar, despretenciosamente. Ali ao lado do Covent Garden, fica o Museu dos Transportes, que não cheguei a visitar.

Museu dos Transportes

Museu dos Transportes

Eu não sei explicar ao certo, gente, mas sabe aqueles lugares que, apesar de muvucado, tem uma energia super gostosa? O Covent Garden é assim pra mim e, toda vez que eu puder voltar a Londres (se Deus quiser muitas vezes ainda…rs) acho que sempre vou querer visitá-lo!

Estações de metrô próximas: Covent Garden, Leicester Square, Charing Cross

Horários: De segunda a Sexta das 10 as 21 horas, Sábado das 9 as 20 horas e Domingo das 11:30 as 18 horas

Site oficial: http://www.coventgardenlondonuk.com/

Greenwich Market

DSC_0107

Eu já falei um pouco sobre esse mercado no post de Greenwich. É bem diferente do Covent Garden, por exemplo – talvez a minha avaliação não seja a mais correta, mas eu classificaria o Greenwich como mais “artesanal”. Lá eu vi barraquinhas de comidas de diversas nacionalidades: portuguesa, italiana, indiana, japonesa, chinesa, e até brasileira, dentre outras. A minha pedida, por exemplo, foi uma empanada na barraquinha da Argentina 🙂

Além disso, lá você encontra, por exemplo, sabonetes artesanais, lembrancinhas, dentre outras coisas. Acho uma excelente pedida para quem estiver conhecendo Greenwich, recomendo muito!

Peço desculpas, super falha minha: não tirei fotos de lá de dentro (será que foi a fome?rss)

Camden Market

camden1

Ok, sei que agora vou causar polêmica! tchanananam…hahahahaha. O mercado começou na década de 1970 e ficou muito famoso pelos seus frequentadores punks, garantindo à região uma vibe super alternativa e moderninha. Décadas mais tarde, Camden ainda ganhou mais fama através de Amy Winehouse, moradora do bairro.

Ok, longe do meu perfil ser punk, gótica, alternativa ou sei lá o que, mas eu tinha muita curiosidade de conhecer esse lugar, gosto de sempre de ver coisas diferentes…e confesso que fiquei meio desapontada…

A região é cheia de lojas de quinquilharias, roupas de baixa qualidade, que me fizeram lembrar lojas de ruas de comércio popular em São Paulo. Você vai sim encontrar coisas diferentes se quiser, como muitos acessórios em couro, camisetas diferentes que podem ser souvenirs bacanas, mas, de forma geral, achei um mercado um pouco decadente.

camden2

A parte bonitinha: o Canal Regent, que corta Camden

Meu amigo comentou que o mercado já foi muito mais interessante há alguns anos e realmente decaiu, mas a minha sensação lá foi de: “Ok, vamos conhecer logo e cair fora daqui”.

Mas também não achei de tudo ruim: lá tem um mercadinho de comidas que achei bem bacana, e também o Stable Market, onde, há séculos funcionava um estábulo e hoje está abarrotado de lojas (sobretudo de roupas) e barracas de comidas, além do canal Regent que passa na região.

camden3

camden4

camden5

Assim, valeu conhecer, mas sinceramente, não faço questão nenhuma de voltar.

Estação de metrô mais próxima: Camden Town

Site oficial: http://www.camdenmarket.com/

Borough Market

borough1

A entrada e o edifício Shard logo atrás

 

Esse mercado é bem interessante: fica parcialmente debaixo do viaduto, pertinho da estação London Bridge e ainda vende frutas, verduras, legumes, ou seja, é um mercado que a população local frequenta para fazer suas compras. Vi também por lá algumas barraquinhas de comidas bem apetitosas, inclusive paella, que estava com um cheiro incrível.

borough2

Mas, posso ser honesta com vocês? O motivo que eu tinha de conhecer esse mercado, na verdade, era de ver os guarda-chuvas flutuantes!! Não é lindo?? Essa segunda foto abaixo fez bastante sucesso no meu instagram (@ciaoviaggio) e inclusive foi destaque no perfil da Revista Viagem e Turismo (#missãovt), fiquei super feliz!

borough3

borough4

Dica: Demoramos um tempinho pra achar os guarda chuvas. De costas para o viaduto, ficava ao lado esquerdo, numa espécie de rua onde tinham restaurantes, lanchonetes.

Ali no ponto que entramos no mercado, tinha essa igreja, muito bonita e que valeu a visita! Chama-se Southwark Cathedral, e é anglicana!

igreja

Endereço:  8 Southwark Street (Estação de metrô mais próxima: London Bridge)

Horários: Segunda a Quinta das 10 as 17 horas, Sexta das 10 as 18 horas e Sábados das 8 as 17 horas

Site oficial: http://boroughmarket.org.uk/

Leadenhall Market

DSC_0389

Esse talvez você nunca tenha ouvido falar…eu, pelo menos, não tinha. Meu amigo nos levou para conhecer, enquanto estávamos caminhando pela região. Era domingo a noite e estava tudo fechado, e ele me contou que o local ferve mesmo durante a semana, quando as pessoas que trabalham por lá aproveitam para fazer Happy Hour – ele me contou que tem muita gente bonita e super vale a pena conhecer!

DSC_0388

DSC_0377

Infelizmente não deu tempo de eu ir durante a semana, mas achei o lugar uma graça, super charmoso…certamente já quero voltar…rs

Endereço: Leadenhall Market (Estações de metrô mais próximas: Bank, Monument, Tower Hill)

Site: http://www.cityoflondon.gov.uk/leadenhall

 Spittafield Market

spittafields

Localizado no Leste de Londres, área de muitos imigrantes e moradias mais simples, o Spittafield Market foi uma grata surpresa pra mim.

Lá você encontrará muitas barracas com roupas, objetos vintage, pinturas, tudo com preços justos e, ao redor, muitos restaurantes bacanas. Eu estive lá num Domingo de Páscoa, em minha primeira vez em Londres, almoçamos uma pizza num dos restaurantes do Mercado, sentamos um pouco e, apesar de lotado de gente, o clima lá era tão agradável que eu não queria mais ir embora…rs

É um mercado legal para se conhecer aos Domingos, quando está tudo aberto. Veja aqui  os dias e horários de atendimento.

Endereço: Brushfield Street (Estação de metrô mais próxima: Liverpool Street)

Site oficial: http://www.spitalfields.co.uk/

Sinceramente, gente, acho que seria preciso morar em Londres (o que definitivamente não seria má ideia..rs) pra conseguir conhecer e aproveitar todos os mercados da cidade 🙂

Você tem dica de mais algum? Compartilhe aqui com a gente nos comentários!

2 Comentários para “Mercados de Londres: Covent Garden, Camden, Borough, Spittafields, Leadenhall, Greenwich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *