• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Igrejas em Londres: St Paul, Westminster Abbey e Westminster Cathedral

Postado em

Quem acompanhou meus posts sobre Roma (veja todos aqui) sabe que o que eu conheci de igreja e Basílica não foi brincadeira não…rs. Também, pudera, a Itália é repleta de igrejas lindíssimas que, com suas obras seculares certamente não agradam apenas aos católicos. Já em Londres , não visitei muitas não. Como devem saber, na Inglaterra a religião predominante é a católica anglicana e vou compartilhar aqui com vocês algumas igrejas que conheci.

St Paul Cathedral

2011-04-20 London Vanessa Leo Part 1 (142)

Foi nessa igreja linda que casaram-se Diana e Príncipe Charles. A igreja atual passou a ser construída em 1666, depois do Grande Incêndio em Londres,  sendo concluída apenas em 1710.

A cúpula dessa Catedral é um caso a parte de lindeza, vejam:

stpaul2

O que é muito interessante nessa Catedral é que as esculturas são sempre de heróis de guerra que, de alguma forma, contribuíram para as vitórias inglesas nas diversas batalhas que participaram.

Eu não cheguei a descer à cripta, mas lá estão os túmulos de grandes heróis britânicos, como o do Almirante Nelson, que tem, inclusive uma coluna em sua homenagem na Trafalgar Square (veja aqui).

A pracinha em frente a Catedral é um charme – se nessa hora bater a fome, recomendo a rede de cafeteria Paul, que fica logo a frente da Catedral é uma delícia. Ali nas imediações também tem muitos mercadinhos legais onde você compra comidas gostosas e baratas (mais dicas de alimentação boa & barata em Londres nesse post aqui!).

2011-04-20 London Vanessa Leo Part 1 (141)

stpaul

Localização: St Paul’s Churchyard (estação de metrô mais próxima: St Paul’s)

Visitas: é possível fazer visita guida à Catedral (nas 2 vezes que fui, visitei por conta própria, logo, não posso opinar). A visita custa GBP 18 para adultos (Base Abril/15 para compras online) e engloba um guia que te mostrará a Catedral em si, cripta e as três galerias do Domo. Você pode comprar o ingresso online (clique aqui) ou na hora. O tour funciona de segunda a sábado, dura 90 minutos, com início as 10 hrs, 11 hrs, 13 hrs e 14 hrs. Antes de se programar, consulte aqui se houve alguma alteração de horário.

A entrada é gratuita.

Site: https://www.stpauls.co.uk/

Westminster Abbey

2011-04-20 London Vanessa Leo Part 1 (79)

A construção dessa abadia, que tem estilo gótico, foi finalizada em 1050  na então cidade de Westminster, hoje Londres. Dentre os diversos monumentos dali, destaca-se o Túmulo do Guerreiro Desconhecido, que homenageia os mais de 760 mil membros da força armada britânica que morreram na Primeira Guerra Mundial.

west3

A Abadia ganhou grande destaque no mundo inteiro após o casamento de William e Kate. Quando fui pela primeira vez a Londres, em 2011, foi uma semana antes do casamento e a fila para conhecer a abadia era insana: sério, acho que perderíamos umas 2 horas para entrar e isso me fez desistir.

2011-04-20 London Vanessa Leo Part 1 (81)

Em minha segunda visita a Londres, em 2015, não foi muito diferente: uma fila enorme, daquelas de dar volta…e a entrada a GBP 20 (achei um absurdo!) me desencorajaram, mais uma vez, a conhecer a Abadia por dentro.

Vou confessar a vocês: eu visitaria numa boa se as filas não fossem tão insanas e a entrada esse absurdo de caro – infelizmente, o que é pra ser uma visita a um lugar religioso transformou-se em algo extremamente comercial e explorado devido ao casamento real e, como já não era nenhum passeio que eu super queria fazer em Londres, admito que desanimei.

De frente à Abadia, no lado esquerdo, fica a St Margaret’s Church, uma igreja pequena, simples e bonita, sem muvuca e com entrada gratuita:

westr2 west1

Mas não quero influenciar vocês não, a Abadia realmente deve ser linda, essa só foi a minha experiência, ok?

Localização: 20 Deans Yd. (pertinho do Big Ben). Estações de metrô mais próximas: Westminster e St James Park

Horários: Como a Abadia é muito grande, partes podem estar abertas ou fechadas. Recomendo que consultem nesse link aqui o que estará aberto ou fechado no seu dia de visita.

Ingressos: podem ser comprados online – aqui, através do site oficial. É possível também fazer um tour guiado.

Site: http://www.westminster-abbey.org/home

Westminster Cathedral

2011-04-20 London Vanessa Leo Part 1 (298)

Pouca gente conhece ou mesmo ouviu falar, mas existe também a Catedral de Westminster, que me lembrou muito a Rússia, quando a vi do lado de fora (apesar de só conhecer o país por fotos rs).

Essa é uma igreja católica, sede e matriz da Arquidiocese de Westminster e foi construída entre os anos de 1896 e 1903. É possível subir o Campanário de elevador, mas não cheguei a fazê-lo. Essa Catedral fica numa região um pouco muvucada de Londres, e diversos teatros ficam ali por perto. Uma boa “desculpa”para visitá-la caso você vá a algum musical na região 🙂

Localização: 42, Francis Street. Estação de metrô mais próxima: Victoria

Horários: Segunda a sexta das 8 as 19 horas e Sábados e Domingos das 10 as 13 horas. Confira aqui se houve alguma alteração nos horários para visitação.

Site oficial: http://westminstercathedral.org.uk/index.php

Um comentário sobre “Igrejas em Londres: St Paul, Westminster Abbey e Westminster Cathedral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *