• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Praça dos Três Poderes

Postado em

Impossível pensar em Brasília e não lembrar da Praça dos Três Poderes, não é mesmo??

Logo depois de visitarmos o Congresso Nacional, fomos conhecer o que pra mim era “a cara de Brasília”. A Praça dos Três Poderes é aquele espaço enorme onde ficam o Congresso (Poder Legislativo), Palácio do Planalto (Executivo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário).

Quanto ao Congresso Nacional, fizemos a visita (não guiada) e contei a minha experiência nesse post aqui.

Brasilia8_ciaoviaggio

O  Supremo Tribunal Federal, conhecemos apenas do lado de fora. O prédio é mais uma obra de Oscar Niemeyer e abriga muitas obras de arte em seu interior, como bustos de personalidades políticas brasileiras, mobiliário da época do Império, além da oportunidade de conhecer o Plenário do Supremo.

brasilia7_ciaoviaggio

No lado externo, a famosa escultura da foto abaixo, que demonstra que a justiça é imparcial – a obra é do artista mineiro Alfredo Ceschiatti.

brasilia8_ciaoviaggio

Como visitar o STF?

Durante a semana, é permitida a visitação agendada de grupos de estudantes. Aos finais de semana e feriados, não é preciso agendar, e as visitas ocorrem das 10 as 15h30, com grupos de no máximo 30 pessoas, a cada 30 minutos.

Para saber mais sobre a visitação, consulte o site oficial aqui.

Ali na Praça dos Três Poderes, também apreciamos a escultura Os Candangos, que é uma homenagem a todos os trabalhadores que, de alguma forma, contribuíram para a construção de nossa capital. Ali pertinho, se te sobrar um tempo, fica o Panteão da Pátria e da Liberdade, outra obra de Oscar Niemeyer, que representa uma pomba e foi construído para homenagear personalidades brasileiras que batalharam pela democracia e liberdade de nosso país.

brasilia5_ciaoviaggio

Os Candangos

DSC_2402

Panteão da Pátria e Liberdade

Como visitar?

As visitas são gratuitas e ocorrem de segunda a sexta das 9 as 18 horas e sábados e domingos das 10 as 18 horas.

Depois foi a hora de conhecermos o último e, não menos importante, Poder do Brasil: O Palácio do Planalto. Du-vi-do você ir até lá e não querer pagar o “micón” de subir a rampa, como eu hahahahahaha….tinham alguns seguranças lá subindo e descendo e confesso que pensei que seria expulsa. Minha prima aproveitou para tirar várias fotos e deu tudo certo….rs

brasilia1_ciaoviaggio

brasilia9

Pagando mico na rampa do Palácio do Planalto

Um dos maiores símbolos do Poder de nosso país, o Palácio do Planalto foi inaugurado em 1960 e é lá que fica o Gabinete Presidencial. O projeto arquitetônico adivinhem de quem é? Oscar Niemeyer, mais uma vez…rsss…conta com colunas lindíssimas e, assim como diversos outros prédios que conhecemos em Brasília, belíssimos espelhos d’água.

Detalhes das colunas

Detalhes das colunas

 

Ficamos, literalmente, esperando a “banda passar” – morri de dó deles – eu estava fritando de calor com jeans e blusa, imaginem eles…

brasilia2

Como visitar?

Só conhecemos o Planalto do lado de fora, mas você também pode visitá-lo, no entanto, os horários são bem mais restritos do que outros lugares em Brasília.

O acesso ao público ocorre aos domingos, das 9h30 as 14 horas, em grupos de no máximo 30 pessoas. Para saber sobre outras possibilidades de visitação, veja aqui.

Dica: para as visitas, não esqueça de levar documento com foto.

Ah, gente! O que recomendo bastante a vocês é que passeiem pela Praça dos Três Poderes a noite também – fica linda iluminada!! 🙂

Um comentário sobre “Praça dos Três Poderes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *