• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

O que fazer em Brasília? Roteiro de 2 dias pela capital

Postado em

Oi, pessoal, tudo bem?

Como já viram no primeiro post sobre Brasília, eu passei apenas 2 dias inteiros na capital – o que deu para conhecer bastante coisa, no entanto, se é a sua primeira vez por lá, e você curte arte, eu recomendaria 3 dias inteiros.

Nesse post, vou narrar como foi o meu roteiro por lá e o que eu acrescentaria se tivesse o terceiro dia em Brasília. Os passeios que tem um post específico estão com os respectivos links.   Vamos lá?

Roteiro Dia 1:

– Começamos o nosso dia conhecendo o Memorial a JK, pois era pertinho da casa de minha prima. Foi um dos passeios que mais gostei em Brasília e tem um post especial a ele aqui. A entrada é paga, fizemos todo o passeio sem filas ou tumulto, super tranquilo.

brasilia22_ciaoviaggio

– Em seguida, fomos conhecer a Praça dos Cristais – trata-se de uma praça que fica em frente ao Quartel General do Exército.  Possui em seu lago construções de concreto que lembram cristais, daí o seu nome.

brasilia21_ciaoviaggio

brasilia20_ciaoviaggio

– De carro, fomos conhecer a linda Ponte JK em Brasília – paramos um pouco para fotografá-la e apreciar o lago Paranoá – as casas que ficam ao redor do mesmo são de cair o queixo!!

brasilia19_ciaoviaggio

brasilia18_ciaoviaggio

– Aproveitando o clima de “como é lindo o Paranoá”, nossa prima nos levou a um lugar que eu nem tinha ouvido falar: a Capela Erminda Dom Bosco! A vista de lá é muito linda, vejam só:

brasilia17_ciaoviaggio

brasilia16_ciaoviaggio

– Depois do almoço, fizemos o passeio pelo Congresso, Praça dos Três Poderes e depois fomos “tomar um café” com a Dilma….hahahahaha…ou seja, conhecer o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Não preciso nem falar que a segurança é bem reforçada, que a residência é mais uma obra de Oscar Niemeyer, preciso?

brasilia13_ciaoviaggio

Palácio da Alvorada

brasilia5_ciaoviaggio

Palácio do Congresso Nacional

Se eu tivesse tido mais tempo (ou um dia a mais):

Teria conhecido o Supremo Tribunal Federal por dentro, pois lá tem muitas obras de arte e mobiliário antigo.

Roteiro dia 2:

– Começamos o passeio num lugar que eu jamais imaginaria: a Legião da Boa Vontade! Você também não entendeu o porquê dessa visita? Dê uma olhadinha no post  que eu conto tudo. Vá lá que te espero aqui de volta 🙂

LBV4_ciaoviaggio

– Fomos depois conhecer o Santuário Dom Bosco – eu não sairia de Brasília de jeito nenhum sem conhecer essa igreja, linda demais! Os vitrais dão um efeito de luz maravilhoso. Imagine casar num lugar assim? rs

brasilia11_ciaoviaggio

– Eu já comentei por aqui que adoro “vistas do alto da cidade”, né? Então é claro que eu não poderia deixar passar batido o passeio à Torre de TV de Brasília. Infelizmente o tempo fechou, choveu muito e o acesso foi interditado 🙁  A vista que tive foi apenas do primeiro andar da Torre, onde fica um Café.

Torre de TV

Torre de TV

– Para fugir da chuva, por que não conhecer o Museu Nacional? Eu adoro museus, então pra mim não foi nenhum sacrifício 🙂  Esse museu é obra de quem, minha gente?? ACERTOU!!! Oscar Niemeyer!! rsss. Super parecido com a Oca, que fica no Parque do Ibirapuera em São Paulo, o Museu Nacional é de extrema importância em Brasília: lá acontecem exposições temporárias, seminários, mostra de filmes e outros eventos. Funciona de terça a domingo, das 9 as 18h30 e fica no Setor Cultural Sul, Lote 2, ali na Esplanada dos Ministérios.

brasilia9_ciaoviaggio

Ministérios

Ministérios

– A Catedral Metropolitana de Brasília é outro lugar que eu não poderia deixar de conhecer: ela é famosa pelos anjos que “voam” e seus vitrais também lhe conferem uma luminosidade incrível. Ali existe uma réplica super bem feita da Pietà, de Michelângelo, cuja obra original encontra-se na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

brasilia7_ciaoviaggio

– Depois do almoço, mais arte!! Eu, minha prima e o marido amamos, já meu pai, acho que pagou um pouco os pecados dele ao ir a dois museus no mesmo dia hahahahaha. Fomos ao CCBB (centro Cultural do Banco do Brasil) para conferir a exposição do artista russo Kandisnky.  As obras estão sendo exibidas agora no Rio de Janeiro até dia 30.03.15, . Recomendo a vocês ficarem ligados nas exposições do CCBB quando forem a Brasília – basta consultar no site, clicando aqui!

CCBB Brasília

CCBB Brasília

– Dedique um fim de tarde, ou uma noite ao lago Paranoá. Como? Indo ao Pontão do Lago Sul. é um lugar delicioso, a beira do Lago, onde ficam muitos bares, restaurantes, pessoas bonitas. Quando fui, estava chovendo um pouco, então estava meio vazio, mas eu adoraria ter aproveitado mais num dia quente 🙂

Brasilia1_ciaoviaggio

brasilia2_ciaoviaggio

 Se eu tivesse tido mais tempo (ou um dia a mais):

Teria retornado a Torre de TV e conhecido o Catetinho, primeira residência oficial do ex presidente JK.

Nota: Todos os percursos em Brasília foram feitos de carro, então não sou a melhor pessoa para dar dicas de transporte público. Claro que seu hotel/hostel poderá te ajudar, dando dicas sobre as melhores formas de locomoção, mas, de qualquer forma, vocês podem acessar o site do Transporte Urbano do DF, ou, quem sabe, negociar com algum taxista os passeios?

Se alguém tiver dicas de transporte em Brasília, comente aqui embaixo 🙂

0 Comentários para “O que fazer em Brasília? Roteiro de 2 dias pela capital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *