• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Memorial Juscelino Kubitschek em Brasília

Postado em

Nosso primeiro dia de tour em Brasília começou pelo Memorial JK, passeio que super recomendo a quem for visitar a nossa capital!

memorialjk_ciaoviaggio9

Na parte externa do Memorial, uma escultura de bronze com o casal JK e Sarah e o último carro de JK – Um Ford Galaxy de 1974. Mil desculpas pela péssima qualidade da foto, mas queria compartilhar com vocês anyway…

memorialjk_ciaoviaggio12

JK e Sarah

JK e Sarah

Logo na entrada do Memorial, diversos painéis contam a história de JK – momentos com sua esposa Sarah, com políticos e até mesmo com o ex presidente norte-americano John Kennedy . JK iniciou na política após a Revolução Constitucionalista de 1932, onde atuou como médico durante os 4 meses da revolução, tornando-se amigo de pessoas que passariam a ocupar importantes cargos políticos futuramente, como Eurico Gaspar Dutra, que chegou a Presidência do país.

memorialjk_ciaoviaggio7

Hall

memorialjk_ciaoviaggio6

memorialjk_ciaoviaggio11

Esse espaço demonstra a antiga biblioteca (eu adoro esses livros antigos, e vocês?? 🙂 ), além de réplicas de seu escritório e de sua esposa Sarah, que sempre foi muito atuante em causas sociais, trabalhando no auxílio médico, educacional e até mesmo vestuário e alimentação a pessoas menos favorecidas.

memorialjk_ciaoviaggio5

memorialjk_ciaoviaggio4

No andar superior, fica um museu que conta ainda mais sobre a história de JK e a construção de Brasília. Olhem que demais: essa caneta da foto abaixo foi utilizada para assinar os originais da Constituição de 1988!

memorialjk_ciaoviaggio1

memorialjk_ciaoviaggio2

JK jamais pensara em atuar como político, porém, assumiu o Cargo de Deputado Federal entre os anos de 1935 a 1937, destacando-se pela sua frequente interação com o povo. Mais tarde, foi Prefeito de Belo Horizonte e seu ótimo trabalho lhe conferiu o cargo de Governador de Minas Gerais em 1950 e, finalmente, a Presidência da República em 1955.

memorialjk_ciaoviaggio10

Os dois JK’s: Juscelino Kubitschek e John Kennedy

Em 1976, JK morre num acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra. Cerca de 5 anos mais tarde, sua esposa Sarah concretiza seus planos de inaugurar o Memorial dedicado a esse homem tão importante na história de nosso país. Os restos mortais de JK são exumados nesse ano de 1981 e um enorme cortejo é feito até a Câmara dos Deputados, onde o ex presidente recebe as últimas homenagens de políticos, personalidades e cidadãos ainda tristes por sua perda.

Os restos mortais foram transferidos para o Memorial e, logo acima, um lindo vitral.

memorialjk_ciaoviaggio3

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida de JK, essa visita é mais do que recomendada. Gostei muito!

 Como visitar?

Eixo Monumental – Lado Oeste Praça do Cruzeiro

Horários: terça a domingo, das 9 as 18 horas

Ingresso: R$ 10 (veja aqui atualizações de horários e preço)

Site oficial: http://www.memorialjk.com.br/

0 Comentários para “Memorial Juscelino Kubitschek em Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *