• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Greenwich

Postado em

O Meridiano de Greenwich, como bem devem saber, estabelece os fusos horários e calcula as longitudes do nosso planeta. Depois de uma disputa com a França, Espanha e Portugal, foi definido, em 1864, que o primeiro meridiano se passaria em Greenwich, hoje pertencente a grande Londres .

DSC_0040

É muito fácil conhecer Greenwich depois ou antes de um passeio por Canary Wharf – partimos deste via trem e descemos em Greenwich. Nossa intenção por lá era de passear e de conhece o Meridiano, algo que não fiz na primeira vez que estive em Londres. Gostaria de dizer isso porque, por mais que muitas pessoas desconheçam o que há se de fazer por lá, é possível passar um dia inteiro pela região, podem acreditar, mas nós não dispúnhamos desse tempo e também não era a nossa prioridade.

Começamos o nosso passeio caminhando pelos lindos jardins da Universidade – nesse portão, temos uma linda vista de Londres e lembro que, quando fui a cidade pela primeira vez, em 2011, estava lotado de gente. Dessa vez, estava mais tranquilo e estava sendo montada uma estrutura de filmagem no local (mas não, não vimos nenhum famoso…rs).

2011-04-20 London Vanessa Leo Part 1 (243)

Em Abril/2011

Em Fev/2015

Em Fev/2015

Ao longo dessa caminhada, vimos diversos museus, um verdadeiro deleite para quem curte navegação, mas apenas passamos rapidamente pelo National Maritime Museum.

Conheça um pouco mais sobre esses Museus de Greenwich:

Cutty Sark:

image1 (7)

Sua construção foi concluída em 1869 e foi o último veleiro navegável da Gran Bretanha. Hoje dentro do navio funcionam exibições que contam a história do mesmo.

Eu só o vi do lado de fora, então não posso opiniar se a visita vale a pena.

Como visitar?

Endereço: King William Walk

Horários: das 10 as 17 horas (confira aqui)

Preço: adultos acima de 16 anos, GBP 13,50 (Base Março/15 – Confira tabela atualizada aqui)

 National Maritime Museum

image1 (1)

Para os amantes de assuntos marítimos, esse museu deve agradar – conheci rapidamente o andar térreo, mas o museu conta com mais 2 andares com diversas exibições sobre o tema – deem uma olhada nesse link aqui para verem como o museu é dividido.

A lojinha do museu é um charme e minha mãe, apaixonada por navios em miniatura, não resistiu e acabou comprando um…rs

Royal Observatory

image1

 

image3

Já foi considerado o maior Observatório da Grã Bretanha, até o final da segunda guerra mundial. Hoje é um museu que conta a História do Observatório mas o que a maioria das pessoas querem mesmo é fotografar a linha que divide o hemisfério leste do oeste 🙂

Endereço: Blackheath Avenue – Greenwich (mais abaixo direi como chegar)

Horários: das 10 as 17 horas

Preço: adultos acima de 16 anos, GBP 8,50 (Base Março/15 – Confira tabela atualizada aqui)

Bom, como estava comentando, passeamos pelos lindos jardins da Universidade, conhecemos esse lugar garcinha aí abaixo, o Painted Hall, e depois seguimos em direção ao Royal Observatory.

DSC_0087-e1427324051332

Para que vocês não confundam (porque, não sei quanto a vocês, mas eu sou péssima de localização): entrando nos jardins da Universidade, quando os dois prédios se encontram, seguimos reto entre eles, na direção contrária ao Rio Tâmisa. Lá no final, no lado direito, saimos por uma porta que dá acesso à rua. Atravesse e você já verá indicações do Royal Observatory.

Universidade

Universidade

A caminho do Observatório

A caminho do Observatório

Entramos por um parque lindo e super bem cuidado (como todos que já conheci em Londres) e, apesar do frio, famílias com crianças e cachorros aproveitavam  aquela natureza. É uma boa subidinha (mas tranquila) até chegar ao topo, onde finalmente vi a linha que separa os dois hemisférios… aeeeee

image2

DSC_0097

Aguarde sua vez, tire sua foto, vá conhecer o Royal Observatory se estiver a fim (eu pulei esse passeio) e o principal: Aproveite essa vista linda de Londres!! 🙂

image2

Descemos e fomos ao Greenwich Market: muitas comidinhas deliciosas de diversas nacionalidades, além de barraquinhas de artesanato. Prepare-se para uma certa aglomeração, mas sem empurra-empurra. Eu adorei!

DSC_0107-e1427324428895

E pensa que a comilança acabou por aí?? Que nada!! Depois do Greenwich Market fomos ao Fan Museum – nunca ouviu falar? Eu também não conhecia, foi indicação do meu amigo, que super recomendou o chá e o bolinho servido lá. E esse foi o nosso propósito maior de visitar o Fan, que nada mais é do que um museu dedicado aos leques…super diferente. Ah, a entrada ao museu custou GBP 4 (Base Fev/15).

Fan Museum

Fan Museum

Espero que tenham curtido – vale a pena sim dedicar algumas horas em seu roteiro para conhecer Greenwich 🙂

 Sites úteis – Greenwich

Greenwich – site oficial: http://www.visitgreenwich.org.uk/

Royal Museums Greenwich: http://www.rmg.co.uk/

Fan Museum: https://www.thefanmuseum.org.uk/

0 Comentários para “Greenwich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *