• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Congresso Nacional em Brasília

Postado em

Ta aí um passeio que acho muito interessante a quem for visitar Brasília: conhecer o Congresso Nacional. Quantas e quantas vezes eu já havia visto na TV os senadores e deputados dando entrevistas no Salão Verde e fiquei curiosa para saber como tudo funcionava lá dentro.

Brasilia8_ciaoviaggio

O famoso prédio em forma de H foi projetado por Oscar Niemeyer e possui as duas cúpulas: naquela virada para cima (convexa), fica a Câmara dos Deputados e a virada pra baixo (côncava), o Senado Federal.

DSC_0041

Existem muitas visitas guiadas, mas eu e meu pai fomos com nossa prima, que mora em Brasília e já esteve no Congresso diversas vezes. O nosso passeio começou pelo Salão Negro, onde você precisa apresentar um documento com foto para te darem um adesivo de identificação, que te permite transitar pelo Congresso.

Como e quando visitar o Congresso?

Eu fui numa sexta feira e os corredores já estavam bem vazios (Hunf!) – Terça a quinta são dias mais agitados, com o corre corre de políticos e jornalistas por todos os lados, por outro lado, a visita não deve ser tão tranquila, mas eu preferiria mesmo assim.

As visitas guiadas  ao Congresso acontecem das 9 as 17:30, são gratuitas e duram cerca de 1 hora e a cada 30 minutos sai um novo grupo. Para participar durante a semana, você precisa entrar pelo Salão Branco (Chapelaria) e informar que gostaria de participar do passeio guiado – nos finais de semana, o acesso é feito pelo Salão Negro.

Existem algumas restrições quanto ao vestuário: não é permitido entrar calçando chinelos, short, bermudas, mini saia, camisa sem manga…então fiquem espertos, eu morri de calor nesse dia, gente! hahahahaa

Se quiser agendar sua visita (a um grande número de pessoas ou em outro idioma que não o português), veja instruções nesse link da Câmara aqui.

Começamos nossa visita percorrendo o Salão Negro: lá, os amantes de arte vão amar – existe um painel de pedras feito pelo artista Athos Bulcão e uma tapeçaria de Burle Marx. Seguimos em direção ao Salão Nobre, que possui um museu com obras de arte e mobílias antigas, dentre elas a utilizada  pelo antigo Senado, quando a capital do país era no Rio de Janeiro .

Brasilia10_ciaoviaggio

Conhecemos também o Salão Verde, que abriga algumas obras de arte super bacanas, incluindo um painel do pintor Di Cavalcanti. É nesse salão também que muitos políticos concedem entrevistas a jornalistas – certamente vocês já a viram pela TV antes.

Brasilia12_ciaoviaggio

Brasilia14_ciaoviaggio

No Salão Azul, as bandeiras brasileiras – a qualidade da foto ficou horrível devido a claridade, sorry…

DSC_2354

Mas o que eu gostei mesmo foi de conhecer o Plenário, tanto da Câmara quanto do Senado.  Em nenhum dos dois pude fotografar: o da Câmara estava fechado e com muito custo consegui ver um pouco pela frestinha da porta e  o do Senado, o azul,  estava sendo utilizado – é possível assistir às discussões, mas em silêncio e sem fotos. Esse do Senado me pareceu tão menor em relação ao que eu via na TV, achei bem bacana.

Brasilia13_ciaoviaggio

Imagem extraída da internet

Imagem extraída da internet

 

Imagem extraída da internet

Imagem extraída da internet

Recomendo muito a visita ao Congresso, principalmente a quem vai pela primeira vez a Brasília, como foi meu caso. Conhecer um pouco mais sobre s história e política de nosso país e ver onde “tudo é decidido” é super bacana 🙂

0 Comentários para “Congresso Nacional em Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *