• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

O que fazer em Arequipa?

Postado em

Muitas pessoas vão a Arequipa para conhecer o Cânion del Colca, como foi meu caso, mas a cidade é uma graça e tem muito mais a oferecer. Eu já escrevi alguns posts, como o da Plaza de Armas e Catedral, a Múmia Juanita e o Monastério de Santa Catalina, mas Arequipa oferece mais coisas bacanas a se fazer. Vamos ver?

Para facilitar a vida de vocês, queridos leitores, vou escrever esse post na ordem em que fiz meu roteiro de 1 dia inteiro na cidade – e deu super certo – claro que é apenas uma referência, deixe-se levar também pela sua intuição e faça o que der na sua telha…hehehehe

A primeira coisa que fizemos ao ao acordar foi conhecer a Plaza de Armas e Catedral (vejam nesse post aqui), ficamos um bom tempo caminhando por essa parte charmosa do Centro Histórico de Arequipa. De lá, chegamos a Igreja de São Francisco (protetor dos animais), muito linda, com uma praça muito bem preservada na frente. Ao lado da igreja, tinha um Museu, mas não chegamos a conhecer.

arequipa2

arequipa1

A arquitetura de Arequipa é linda e nos consumiu um bom “tempo de apreciação” rsss. Como já comentei anteriormente, muitas das construções são feitas a base de silar, pedra branca de origem vulcânica:

arequipa4

arequipa3

arequipa5

Ainda ali no centrinho histórico, paramos para conhecer a Iglesia de la Compañia, que começou a ser construída em 1590 e só foi concluída em 1698! Assim como outras construções peruanas, a igreja também foi vítima de diversos terremotos, precisando ser reconstruída algumas vezes!

arequipa6 arequipa7

De lá, pegamos um táxi para conhecer a famosa múmia Juanita (era meio longinho para ir a pé – não se esqueça de combinar o preço da corrida de táxi ANTES, hein?).

Aí já bateu uma fominha e pegamos um táxi novamente para almoçarmos no Sol de Mayo mas, antes disso, pedimos para que o motorista nos deixasse no Mirante de Yanahuara! Linda a vista do Misti, não?

arequipa8

arequipa9

Como não temos vulcões aqui no Brasil (ainda bem, né?) a vista era novidade pra mim…e não me cansei de tirar umas trocentas fotos!! hehehehehe.

Outro Mirante famoso em Arequipa é o El Carmen, mas só tivemos tempo de conhecer o Yanahuara – e valeu a pena! De quebra, um casamento estava acontecendo na igreja ao lado e parece que lá é tradição enfeitarem os carros dos noivos com flores, pois vimos outros decorados também (infelizmente não tenho fotos do carro enfeitado…sorry).

arequipa10

Depois do almoço no Sol de Mayo, pagamos novamente um táxi para o Centro e fomos conhecer a La Casa del Moral, museu que localiza-se numa casa colonial construída no século 18 e que abriga muitas obras da escola cusquenha e arte colonial.

arequipa11

Você encontrará também muitos móveis da época colonial, em habitações completas, como essas abaixo:

arequipa12

arequipa14

Lá também conseguimos subir num segundo pavimento para ter uma bela vista de Arequipa e do vulcão:

arequipa17

Um pouco mais do Museu:

arequipa15 arequipa16

Continuamos caminhando, encantados com a arquitetura de Arequipa, passamos num supermercado (eu adoro conhecer mercados em outros países, vocês também??) e chegamos ao Claustro de la Compañia: construída em 1660, faz parte do complexo da Igreja de la Compañia e a base de sua construção, mais uma vez, é a pedra vulcânica.

arequipa18

O lugar é muito charmosinho e lá dentro você encontrará estabelecimentos comerciais: eu achei pouco explorado, deveriam investir mais em cafés, restaurantes e menos lojas – no nosso último dia na cidade, passamos lá no único café que tem no Caustro, pois queríamos Queso Helado (comentei sobre esse doce nesse post aqui) mas infelizmente eles não vendiam…

arequipa19

arequipa20

Continuamos caminhando pela cidade sem rumo, apenas admirando – e recomendo muito isso a vocês, apesar de parecer ser uma dica meio óbvia. Depois, voltamos ao hotel para um bom banho já que tínhamos reservado um jantar no Chicha, do top chef peruano Gaston Acurio! Nesse dia, a ideia era dormir bem cedo pois no dia seguinte, madrugaríamos as 2:30 da manhã para conhecermos o Cânion del Colca – assunto do próximo post, continuem por aqui no Ciao Viaggio 🙂

Claustro de la Compañia

Claustro de la Compañia

Informações:

Igreja de São Francisco: Calle Zela cdrs., 1 – Visitas de segunda a sábado das 9 as 12 horas e 15 as 17:30 horas. Mais informações aqui

Igreja de la Compañia/Claustro: Plaza de Armas. De segunda a domingo das 8 as 12 horas e das 16 as 19 horas.

 La Casa del Moral: Calle Moral,318. De segunda a sábado das 9 as 17:30 hrs. Veja o site oficial aqui

 

Quer ver tudo o que já foi publicado aqui no blog sobre o Peru?? Acesse aqui!

2 Comentários para “O que fazer em Arequipa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *