• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Nossa chegada e hospedagem em Águas Calientes

Postado em

Quando contratamos o tour de Moray e Salineras de Maras, incluímos nesse pacote o transfer até a estação de trem de Ollantaytambo, onde pegaríamos o trem para Águas Calientes.

Chegamos com bastante tempo, almoçamos num restaurante lá próximo (ruim….rs). Aí fomos caminhando até a estação e ficamos aguardando o nosso trem…olhei a nossa passagem, olhei o trem e comentei com meu amigo: “Acho que vamos no primeiro vagão, e logo na frente!”

aguascalientes8_ciaoviaggio

Estação de Ollantaytambo

 A passagem de trem foi comprada meses antes e não é possível escolher o assento, mas demos MUITA sorte: pegamos mesmo os primeiros assentos do primeiro vagão. Olha a alegria da criança hahahahha

image-455498020cf42a6bcedff9f73cd755d7e7e1ac127a1276c9165ed566b0fd6621-V

O lado esquerdo é o melhor, pois dele é possível ver o rio Urubamba durante boa parte do trajeto…visão panorâmica e privilegiada essa a nossa:

aguascalientes7_ciaoviaggio

aguascalientes11_ciaoviaggio

aguascalientes10_ciaoviaggio

Rio Urubamba

 A vista é realmente maravilhosa…e aí acho que começou a cair a minha ficha de que estava mesmo chegando a Machu Picchu. A viagem de Ollanta até Águas Calientes dura apenas 1h30mins, e o tempo passou voando – durante o trajeto, foi servido um lanchinho.

aguascalientes6_ciaoviaggio

aguascalientes7_ciaoviaggio

 Águas Calientes nada mais é do que um vilarejo onde as pessoas se hospedam quando vão a Machu Picchu. É para lá que você comprará o bilhete do trem (partindo de Cusco, Ollanta ou Urubamba) e partirá de ônibus até Machu Picchu (a não ser que faça a trilha inca).

aguascalientes5_ciaoviaggio

A estação de Machu Picchu!

aguascalientes2_ciaviaggio

 Desembarcamos e já vimos uma feirinha, com muitos objetos de artesanato peruano. Perguntamos onde ficava nosso hotel e fomos lá deixar a nossa mochila…ah, isso me lembra…

20140914_171644

aguascalientes3_ciaoviaggio

Rio Urubamba em Águas Calientes

 O que levamos para Águas Calientes:

aguascalients4_ciaoviaggio

 Levamos uma mochila cada, afinal, só dormiríamos uma noite na cidade. Eu levei: 2 camisetas, 1 calça, pijama, lingerie, protetor solar, pertences de banho tudo em minitaura (nessas horas, aquelas amenities dos hoteis quebram um galho), boné, documentos e, claro, os ingressos.

Fizemos o check in e perguntamos onde deveríamos comprar o passe de ônibus para não perdermos tempo no dia seguinte. Bom, não preciso nem dizer que Águas Calientes é um ovo de cidade né? Pagamos US$ 19 cada pelos 2 passes de ônibus (ida e volta) e fomos caminhar pela cidade…rapidinho exploramos tudo hehehehehe. O ponto de venda dos passes de ônibus fica do lado esquerdo quando você chega a cidade, pertinho da saída dos ônibus.

20140915_051509

Passe de ônibus ida e volta

 Jantamos num restaurante próximo ao hotel, pedi uma sopa que me pareceu ser de pacote, sabe? Horrível…mas tudo bem. Passamos no mercadinho e compramos água e biscoitos, para levarmos a Machu Picchu.

Em tese, não pode levar alimentos pra lá, mas ninguém fiscalizou as nossas mochilas.

Voltamos ao hotel e fomos descansar…programamos o relógio para as 4:30 pois as 5 já queríamos estar no ponto de ônibus.

Hospedagem:

 Ficamos num hotel super simples, chamado Wachuma B&B. A escolha se deu pelo fato de a localização ser perto do ponto de ônibus.

Wachuma

Wachuma

O quarto era super simples, o colchão, duro e o banheiro bem ruinzinho. A cortina era muito curta, então, quando tomava banho, ensopava o banheiro inteiro.

A noite, me bateu um desespero: um barulho bizarro de chuva, parecia tempestade, e eu fiquei desesperada…poxa vida, há tantos anos sonhando em conhecer Machu Picchu, escolhendo um mês de seca (Setembro) para a viagem e a chuva viria para atrapalhar? De pouco em pouco eu olhava no relógio, não dormi direito essa noite por causa da chuva e já estava seriamente pensando em desistir de Wayna Picchu pelo risco de subir a montanha molhada.

Bom, para minha surpresa e alegria extrema, quando saímos do hotel…TUDO SECO! Aparentemente, era o eco do rio Urubamba no hotel…acústica excelente, né? Só que não hahahahahaha

Não ficamos para o café da manhã porque saimos muito cedo, então não posso avaliar. Pudemos deixar parte de nossas coisas lá quando fomos a Machu Picchu e o hotel não dispunha de um banheiro de visita para utilizar, porém, a proprietária me levou para um dos quartos que estava vago.

Assim, pelo custo (US$ 55 a diária para 2 pessoas) foi OK, mas classifico essa como a pior hospedagem da minha viagem pelo Peru.

Confira aqui todos os posts publicados sobre o Peru no blog 🙂

8 Comentários para “Nossa chegada e hospedagem em Águas Calientes

  • Micaela no dia escreveu:

    Olá!!! Estou pensando em ir de Cusco conhecer o valle sagrado na seguinte sequência: chincheso, moray, salineras de matas e ollanta, depois seguir pra águas calientes.. Pra conhecer bem ollanta bem provável que terei que reservar um dia somente pra ele né? E no final desse dia seguir percurso pra águas calientes… E também estou sem jeito de fazer mala, deixar em cusco e depois fazer o restante desse trajeto somente com a mochila, você acha que levando somente o básico eu conseguiria ter comigo somente a mochila desde o início da viagem? Não estou com ideia de subir o huayna Picchu… Com certeza não tenho esse fôlego e a altura na hora daquela descida com certeza me amedrontou rsrs

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Micaela…não entendi bem sua pergunta em relação a Ollantaytambo…não precisa de 1 dia inteiro para conhecer esse sítio não, dá tranquilamente para fazer no passeio do Vale Sagrado ou mesmo na sua sugestão: Chinchero + Moray + Salineras – esse seu roteiro, no entanto, terá que ser privado (não vi nenhuma empresa de tour fazendo esse trajeto), que é mais caro mas certamente muito mais proveitoso!
      Eu deixei minha mala em Cusco e fiz o tour Moray + Salineras, aí segui para Ollanta para pegar o trem parta Águas Calientes. Dormi uma noite lá para fazer Machu Picchu no dia seguinte e voltar a Cusco no final da tarde. Levei uma mochila com muda de roupa, itens de banho em miniatura, boné, filtro solar, dinheiro, etc…o suficiente para 1 dia e deu tudo certo!

      Responder

  • Beth no dia escreveu:

    Olá Vanessa, adorei seu blog, especialmente o relato de chegada e hospedagem em Aguas Calientes!
    Uma coisa me chamou atenção. Vc fez exatamente o roteiro que eu estava tentando fazer, mas não conseguia encontrar nenhuma informação…. O tour de Moray e Salineras de Maras, com transfer até a estação de trem de Ollantaytambo. (Pretendo em outro dia fazer Pisaq, Urubamba, Ollanta e Chinchero). Gostaria de saber se vc contratou alguma empresa ou fez por conta propria. Vc poderia citar o valor e como conseguiu esse tour? Desde já agradeço

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Beth

      Esse trajeto só foi possível pois contratamos um passeio privativo, pois realmente não existe (pesquisei muitooo).
      Contratamos eu e meu amigo uma empresa chamada Responsible Travel Peru (eu j'[a tinha lido sobre ela antes a respeito e era parceira do hotel onde nos hospedamos). Fizemos o tour de carro, com o motorista e a guia e valeu super a pena, foi um dos passeios mais interessantes.

      Abraços

      Responder

      • ANDRE PERDIGAO no dia escreveu:

        Vanessa, também estou interessado nesse tour privado. Você teria informações sobre preços? Desde já agradeço e parabenizo pelo relato.

        Responder

        • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

          Oi, André, fizemos com uma empresa chama Responsible Travel Peru (www.responsibletravel.com) – você pode entrar em contato com eles e fazer um orçamento. Essa empresa foi indicada pelo hotel em que nos hospedamos em Cusco e gostamos muito.

          Abraços

          Responder

  • Katchucya no dia escreveu:

    Meu bem, eu só consigo comprar minhas passagens de TREM pelo site? Se eu deixar pra comprar na hora não irei conseguir?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Olá, pode sim…o problema é que talvez não tenha no dia e horário que você deseje, principalmente se se tratar de alta temporada.
      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *