• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Moray e Salineras de Maras

Postado em

Eu estava louca para conhecer esses dois destinos e acabamos optando por fazer um tour guiado, que, ao final do passeio, nos deixaria em Ollantaytambo (eita nome difícil rsss) para pegarmos o trem para Águas Calientes. Essa foi uma ótima decisão pois, além do fato de um tour privado ser muito mais proveitoso no sentido de informações passadas pelo guia e flexibilidade de dedicar o tempo que você quiser às atrações (dentro do tempo contratado pelo tour, lógico), resolvemos a questão logística para irmos a Machu Picchu e ainda nos restou 1 dia inteiro para aproveitarmos Cusco.

Bom…chega de blablabla e vamos ao que interessa: o tour por Moray e Salineras de Maras.

Moray

A entrada

A entrada

A guia e o motorista, da empresa Responsible Travel Peru (contratamos através do hotel), foi nos buscar as 9 horas e partimos direto para Moray, que fica a cerca de 50 kms de Cusco. Muitos trechos da estrada são lindíssimos, repleto de montanhas majestosas, casas típicas e, muitas vezes, cidadãos locais caminhando com suas lhamas…rs. Chegamos até a presenciar uma procissão durante o caminho, muito bacana!

Moray2

As paisagens eram demais de lindas!

A foto da procissão ficou meio tosca pois foi tirada às pressas, dentro do carro. Detalhe para o moranguinho no espelho hahahahaha

Procissão

Procissão

Moray serviu como um laboratório agrícola utilizado pelos incas: cada uma dessas terraças, como são chamadas, possuem cerca de 1 grau C de temperatura de diferença, acreditam?? Quanto mais baixo, mais quente!

moray4

As Terraças

Estou viajando ou essas terraças lembram o filme “Sinais”?

moray5

Lógico que existem outras teorias acerca da construção de Moray: Templos de devoção inca, anfiteatro…mas ao que tudo indica mesmo, foi utilizado para a agricultura.

Como os incas pensaram nisso tudo, há mais de 500 anos?? Como sabiam que a temperatura seria diferente a ponto de possibilitarem que testassem diversos tipos de cultivos no mesmo espaço? Eu acho isso tudo fantástico!

moray7

É possível descer em algumas partes (reparem nos degrauzinhos menores), porém, alguns trechos são fechados à visitação.

moray6

Nossa visita foi super bacana pois a guia seguia o nosso ritmo, nos explicava não apenas sobre o lugar como também sobre costumes incas, alimentos, religiosidade e o fato de os cusquenhos ainda manterem viva a cultura de seus antepassados. Foi uma maravilhosa lição de história 🙂

Salineras de Maras

De Moray, seguimos viagem para as Salineras de Maras: mais estradas lindas, as super estreitas em alguns trechos (eu jamais alugaria um carro por lá..rs).

Paramos na estrada para ter essa vista total das Salineras: impressionante!! São cerca de 4.000 poças, pertencentes a diversas famílias, que dependem da extração do sal da montanha para sua sobrevivência!

Salineiras a perder de vista

Salineiras a perder de vista

Oi? Sal de montanha? Como assim? O sal está presente naquela região há milhares de anos e, quando chove, a água enche essas poças, ficando com uma cor bastante barrenta. Nos períodos de seca, a água evapora e o sal pode ser extraído – a maior parte dessa extração é destinada à exportação.

Maras4

maras10

Para conhecer as Salineras, vá com um tênis bom, para não escorregar. Você poderá caminhar por algumas poças e, claro, não deixe de experimentar o sal: eu coloquei a mão na água e a experimentei: É MUITO salgada! E, segundos depois, meus dedos ficaram brancos de sal…rs

maras8

Detalhes

Detalhes

Ali na entrada e também mais próximo a entrada às poças, existem diversas lojinhas vendendo sal, condimentos peruanos, como o ají, além de porções de milho (parecem pipoca) e bananinhas (um comentário a parte sobre as bananinhas: eu gostei, mas eu amigo passou MUITO mal, segundo ele, devido ao aromatizante artificial, estragando um dia de passeio para ele 🙁 ).

Maras2 Maras3

Eu trouxe sal e condimentos para casa, me arrependi de não ter trazido mais, o espaço na mala era limitado…rs

Esse passeio valeu demais a pena: diferente de tudo o que já vi!!

Maras5

A entrada às Salineras de Maras custa 7 soles (Base Set/14) e não está inclusa no Boleto Turístico. Compramos na hora, tranquilamente, sem filas.

Dicas:

  • Protetor solar e boné
  • Leve água e papel higiênico. Lembram que comentei aqui que muitas vezes os banheiros públicos não possuem papel? Hunf!
  • Boleto Turístico para entrada em Moray
  • A entrada a Salineras de Maras é paga a parte (7 soles – Base Set/14) e a renda é revertida as famílias do local.

Como funciona o Boleto Turístico?

Nosso tour:

Pagamos USD 70 por pessoa pelo tour privado (que durou das 9 as 14 horas, mais ou menos) da empresa Responsible Travel Peru, parceira do hotel onde nos hospedamos. Ao final do passeio pelas Salineras, nos deixaram em Ollantaytambo para pegarmos o trem para Águas Calientes.

Se você tiver uma boa indicação de empresa de turismo no Peru, compartilhe aqui no campo de comentários com a gente! 🙂

10 Comentários para “Moray e Salineras de Maras

  • Fabio Pastorello no dia escreveu:

    Muito legal, pena que não fizemos. E lembra o filme Sinais sim. hehehe… Adorei, farei da próxima vez por lá!

    Responder

  • Juliana no dia escreveu:

    Olá, adorei o post! 🙂
    Você lembra o valor aproximado do tour? Achei uma boa opção! Obrigada!

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Juliana

      Como fiz o tour privado (eu e meu amigo) saiu bem mais caro do que o tradicional – USD 70 por pessoal (em 2014). Se você tiver a oportunidade, recomendo, vale muitoo a pena!

      Abraços
      Vanessa

      Responder

  • Elizabeth no dia escreveu:

    Olá Vanessa, pretendo fazer o mesmo roteiro q vc fez, visitar Moray e Maras e partir para estação de trem em Ollanta. Vc sabe com quanto tempo de antecedencia devo chegar a estação de trem, para embarcar com tranquilidade ?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Elizabeth

      veja se no bilhete indica o tempo recomendável – caso negative, eu te sugiro 30 minutos de antecedência.
      Abraços

      Responder

  • Carolina Baretta no dia escreveu:

    Olá!!! Meu trem sai de Ollanta as 19h00min… se eu fizer esse tour eu fico muito tempo em Ollanta esperando? Quanto tempo mais ou menos durou esse tour?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Carolina, fica sim….só pra vc ter ideia, meu trem saiu umas 16 horas e pouco, deu tempo de almoçarmos antes numa boa e ainda ficamos esperando…

      Responder

  • Danillo neves no dia escreveu:

    Olá! Quero fazer esse passeio mas voltar para Cusco no mesmo dia, vc sabe se alguma empresa faz esse passeio?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Danillo

      É possível sim, inclusive com a própria empresa que fiz, a Responsible Travel \peru.

      abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *