• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Arequipa: Plaza de Armas, Catedral e meu amor pela cidade

Postado em

Antes de qualquer coisa, preciso confessar a vocês que minha relação com Arequipa foi de amor a primeira vista!! A segunda maior cidade do Peru me encantou pela sua Plaza de Armas, pela Catedral, pelos vulcões, pela mistura de pessoas (indígenas e descendentes de espanhóis), pela sua organização, principalmente se comparada a outras cidades peruanas…ah, não sei, gente! Mas a sensação que tive era de que eu poderia morar lá, se fosse o caso…rs

Arequipa é uma cidade fundada em 1540 por Garcí Manuel Carbajal, localizada no sul do Peru e a cerca de 3.800 metros de altitude (mais alta do que Cusco, com seus 3.400 metros). É uma região bastante assolada por terremotos, que já destruíram diversas de suas construções, necessitando muitos reparos e restaurações.

Como comentei acima, trata-se da segunda maior cidade peruana (perde apenas para Lima) e conhecida como “Ciudad Blanca”, pelo fato de a maioria de suas construções serem feitas com silar, pedra branca de origem vulcânica. Aliás, essa é uma outra particularidade de Arequipa: seus vulcões, sendo o Misti, de 5.800 metros de altura, o mais famoso.

arequipa22

Na Plaza de Armas, construções feitas a base de silar

Chegamos a noitinha em Arequipa e logo cedo no dia seguinte, a nossa intenção era de explorar a cidade, pois o segundo dia seria dedicado ao Canion del Colca.

Do hotel, seguimos em direção a Plaza de Armas e, no caminho, vimos muitas casinhas em estilo colonial, que me lembraram um pouco o Brasil…

Casinhas no caminho do hotel a Plaza de Armas

Casinhas no caminho do hotel a Plaza de Armas

Aí o “presente”: a Plaza de Armas!! A minha favorita!! Estava um dia lindo de sol, mas fresquinho – a praça tem um lindo chafariz e era bem policiada, não me senti insegura em nenhum momento, nem quando a visitei a noite.

arequipa23

arequipa25

Super bem cuidada e limpa, exceto pelas fezes dos pombos em algumas partes….mas ok!

A Plaza de Armas é rodeada de comércio, sendo a maioria agência de turismo. Lá perto também comprei muitos chocolates na La Ibérica, marca peruana, que infelizmente deixaram um pouco a desejar…

arequipa24

Caminhando pelas lojinhas, que ficam ali nos arcos (vide primeira foto), tinha um centro de ajuda ao turista e a funcionária nos informou que poderíamos subir umas escadas num determinado prédio ali, na qual teríamos uma linda vista da Plaza de Armas! Não preciso nem dizer que subimos, né?? Olhem a vista!!

arequipa31

E claro que peguei o número certinho do lugar para vocês subirem também. É assim: na Plaza de Armas, de costas para a Catedral, fica logo à frente, no número 122 ali no comércio localizado nos Arcos. Uma foto aí abaixo para facilitar rsss. É só subir as escadas e aproveitar a vista! De graça!

DSC_2075

Quanto a Catedral, achei lindíssima!! Conforme explica meu guia da Publifolha, a Catedral foi construída em 1621, e foi atingida por diversos terremotos e incêndios, de forma que foi reconstruída em 1868 pelo arquiteto local Lucas Poblete.

arequipa27

Interior da Catedral

Assim como outras construções arequipenhas, a Catedral é feita de sillar – no altar da Catedral, muito mármore de Carrara, e as cores suaves transmitiam uma paz muito grande ali dentro.

A Catedral também conta com um museu, que não visitamos, e funciona de segunda a sábado, expondo objetos de até 400 anos. Para saber mais, visite o site oficial, clicando aqui.

Saímos da Catedral pela porta à frente a qual entramos…e qual não foi a nossa surpresa ao ver essa ruela tão fofa?? Aqui tinham cafés e lojas de artesanato…uma graça!

arequipa28

arequipa33

Não deixe de caminhar com calma por essa região central de Arequipa, a cidade é uma graça e poderá te surpreender a cada esquina 🙂

4 Comentários para “Arequipa: Plaza de Armas, Catedral e meu amor pela cidade

  • Michelle no dia escreveu:

    Lindo lugar. Vou passar por Arequipa na minha viagem para Cusco, porém, vou ficar apenas um dia e meio. Será que consigo aproveitar?

    Responder

  • Eliza F. no dia escreveu:

    Olá Wanessa!!! Tudo bem?
    Estou adorando o site! Estou planejando uma viagem ano que vem para o Peru, e confesso que morri de amores com as suas fotos de Arequipa. Não consegui encontrar no post em que época você foi para Arequipa. Você poderia me dizer? Se tudo der certo (Amém!!) irei em Julho 2016 para o Peru.

    Abraços

    Eliza.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *