• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Sobrevoo pelas linhas de Nasca

Postado em

Um dos grandes mistérios da humanidade: quem fez os desenhos nas montanhas de Nasca? Qual o intuito desses traços que sobrevivem há tanto tempo, devido a falta de chuva e vento do local?

O Astronauta

O Astronauta

As linhas de Nasca foram descobertas 1927, pelo arqueólogo Paul Kosok durante um sobrevoo pela região em busca de solucionar dúvidas de pesquisadores locais, e desde então, diversas teorias foram atribuídas a elas. Estudos da matemática alemã Maria Reiche apontavam que os desenhos deviam-se tratar de  calendário astronômico, porém, mais tarde, outras possíveis hipóteses foram levantadas, tais como: rede hidráulica ou local para rituais aos deuses. O fato é que, apesar de terem sido feitas há mais de 500 anos, conforme análises cia carbono 14, até hoje ninguém sabe dizer ao certo quem foram os responáveis pelas figuras e qual o propósito delas. E é esse mistério que ainda atrai diversos visitantes a cidade de Nasca.

 E todo esse mistério me fez decidir incluir Nasca em meu roteiro pelo Peru! 🙂

Como funciona o passeio?

 Compramos o passeio tradicional que sobrevoa as 13 principais linhas de Nasca (existe um passeio maior, que sobrevoa Pampas de Jumana, mas não tenho muitas informações a respeito). O aeroporto de onde saem os voos fica próximo ao centro de Nasca e são diversos os guichês vendendo os voos.

aeroporto

 Nós preferimos comprar na noite anterior pois queríamos fazer o voo as 8 horas e assim conhecer o Cemitério de Nasca em seguida, famoso por suas múmias. O problema é que o tempo estava nublado, o voo atrasou e só fomos embarcar de fato as 10:30, impossibilitando nosso passeio, pois tínhamos bilhete de ida para Ica.

 O avião é um Cessna com capacidade para 6 pessoas (sendo 2 o piloto e o co-piloto) e eu já tinha lido diversos relatos de pessoas falando para ir de estômago vazio, pois enjoa muito. Comentei isso com o guia turístico que nos vendeu o passeio e ele disse para nos alimentarmos de forma leve e foi o que fiz.  Para garantir, tomei um Dramim, o que me fez “capotar ”na sala de espera do aeroporto…hahahahha. Verdade: dormi e mal percebi as mais de 2 horas de espera.

aviao

A Sala de Embarque

A Sala de Embarque

 Eu sou super tranquila quanto a aviões, então não tive medo algum do voo – meu medo era passar mal do estômago (se é que me entendem). Dei Graças a Deus que os outros 2 turistas sentaram na nossa frente (pensei: ninguém vai vomitar no meu cabelo hahahahaha), colocamos o cinto e o fone de ouvido, pois faz muito barulho!

DSC_1561

 Durante o voo, o co-piloto avisava quando estávamos perto de algum desenho, mas era ruim de ouvir…eu fiquei um pouco frustrada porque não consegui ver todas as figuras com muita clareza, o cinto de segurança me atrapalhava, pensei que voaria mais baixo, enfim…foi legal  mas nem tanto quanto eu imaginava.

Começando o voo

Começando o voo

 

E algumas das figuras:

DSC_0834

Mãos

DSC_0828

DSC_0800

A Baleia

image

Macaco

DSC_0826

Pássaro

 

 Felizmente ninguém no avião passou mal mas o meu conselho é: evite comer coisas pesadas antes do voo e, se seu estômago é realmente muito sensível, considere ir em jejum, pois o avião balança um bocado.

 Quanto a pessoas que tem medo de voar…bom, gente, sinceramente eu não recomendaria o passeio. Se o avião comercial grande já te causa desconforto, o pequeno, barulhento e que balança para vermos as figuras certamente vai estressar.

Sobrevoo a Nasca

Preço: US$ 100 (Base Set/14) + 25 soles de taxa aeroportuária, que você paga no próprio aeroporto de Nasca

Quanto aos seus pertences: você será pesado e não poderá carregar mala/mochila, nada. Então, se a sua intenção era de seguir viagem após o sobrevoo, terá que rever e deixar seus pertences no hotel.

Hospedagem

Ficamos no Hotel Casa Andina, que é uma rede hoteleira famosinha lá no Peru. Quarto espaçoso, banheiro um pouco antigo, mas tudo estava muito limpo e bem cuidado.

20140911_223945

O atendimento foi muito bom, inclusive, prontamente entraram em contato com a empresa que faria o tour pelas Linhas de Nasca logo que chegamos.

Hotel possui piscina e o café da manhã foi bem parecido com o que tivemos no Tierra Viva: poucas variedades de frutas, frios e pães. Gostei e voltaria, se fosse o caso.

20140912_070902

Não possui elevador, mas os funcionários te ajudam a subir com as malas, se preferir.

Se quiser verificar reserva para esse ou outro hotel, é só pesquisar no banner do Booking.com aqui no blog (você não paga nada a mais por isso e a blogueira aqui ganha uma pequena comissão) 🙂

2 Comentários para “Sobrevoo pelas linhas de Nasca

  • Poliana no dia escreveu:

    Olá Vanessa,

    Muito boas as suas dicas. Gostaria de saber quanto tempo dura o voo sobre as linhas de Nazca, pois estou querendo, pegar o primeiro voo e em seguida dar um pulo no Oásis de Huacachina, no mesmo dia, no final do dia voltar para Lima. Você acha possível?

    Obrigada!

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Poliana, que bom que gostou das dicas.
      O voo dura cerca de 30 minutos – dá certo sim fazer Huacachina no mesmo dia, mas tente comprar o primeiro voo e dar uma boa “folga” de horário para partir para o Oásis, pois o voo pode atrasar devido a condições climáticas.

      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *