• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Paracas: Ilhas Ballestas e Reserva de Paracas

Postado em

Pense numa paisagem em que o deserto encontra o mar: assim é Paracas, cidade localizada na costa sol do Peru, a cerca de 400 kms de Lima.  E tem mais: o mar de Paracas tem uma rica vida marinha, em virtude da corrente oceânica de Humboldt, que, muito fria e rica em plancton, atrai muitos peixes, tornando-se um local de muita fartura para os pássaros, pinguins e leões marinhos que vemos no passeio às Ilhas Ballestas.

Vou compartilhar com vocês um pouco mais sobre as Ilhas Ballestas e a Reserva de Paracas e, ao final do post, explico como chegar em Paracas e empresa com a qual contratei esses passeios. Espero que eu anime vocês a incluir Paracas no seu roteiro ao Peru, pois eu gostei demais desse lugar! 🙂

Ilhas Ballestas

O passeio às Ilhas Ballestas é todo feito dentro do barco, que faz algumas paradas para fotografias. O guia que nos acompanha faz as explicações em inglês e espanhol e foi bem aberto a perguntas.

Dica #1: Tente sentar do lado esquerdo do barco – te garantirá melhores fotos.

A primeira parada é para visualizarmos o Candelabro – eu devo ter tirado umas 50 fotos dele, estava muito ansiosa para vê-lo assim, ao vivo e em cores…hehehehe

DSC_0452

O Candelabro

O geoglifo do Candelabro é realmente grande e até hoje não se sabe o propósito pelo qual foi feito, porém, estima-se que servia como auxílio aos navegadores, mas existem diversas teorias e especulações a respeito. Como a região é bastante árida, o desenho continua visível após séculos.

Navegamos mais alguns minutos e vemos lindas grutas:

DSC_0473

DSC_0481

E depois, muitos pinguins! Era muito engraçadinho vê-los andando e alguns descendo em direção a água.

DSC_0445

Uma imensidão de pinguins

 

Já os leões marinhos, assim juntinhos, foram o ponto alto pra mim! Vimos inclusive alguns bebês, uma graça.

 DSC_0538

Bom, gente, alí é o habit dos animais, né? E são MUITOS animais…logo, naturalmente, é lá que ficam seus excrementos, o guano. O guano é um excelente adubo natural e já foi o carro chefe das exportações peruanas. Hoje em dia, a retirada do guano ainda existe, porém, de forma muito mais controlada.

DSC_0525

DSC_0517

Você vai arriscar levar uma “lembrancinha” dos pássaros? rsss. Não, né? Então não se esqueça de levar chapéu/boné, tome cuidado com celulares e câmeras e prepare-se para o cheiro muito forte (meu amigo ficou até enjoado..rs).

Já no retorno passamos pela “praia dos leões marinhos” – repararam que a areia é avermelhada? Na verdade são pedrinhas, que vimos mais de perto no passeio à Reserva de Paracas.

PICT_20140911_094332

Dica #2: Leve na mochila: casaco (o barco é aberto, venta bastante), protetor solar, óculos de sol e boné ou chapéu (lembre-se de que são inúmeros pássaros voando…hehehehe)

Voltamos do passeio e a pessoa que nos vendeu os pacotes foi nos esperar. Aproveite esse tempo para ir ao banheiro, comer alguma coisa, caminhar pelo calçadão de Paracas ou dar uma voltinha pela praia e se encantar com os pelicanos que ficam por lá.

Os pelicanos na praia

Os pelicanos na praia

20140911_071505

Ficamos aguardando um pouco no “mini” escritório da empresa e depois o ônibus veio nos buscar para o passeio a Reserva (lógico que antes passamos em alguns hoteis para pegar outros passageiros. Faz parte.)

Reserva de Paracas

Durante o trajeto, aquela paisagem de deserto: areia pra todos os lados!

DSC_0610

Paramos o ônibus e descemos no primeiro mirante, onde vemos o mar:

DSC_0600

Playa Supay

 

DSC_0640

 

O guia nos explicou que Paracas foi bastante atingida por um terremoto no ano de 2007, e uma das formações rochosas que sofreu bastante com isso foi a Catedral.

Catedral hoje

Catedral hoje

Catedral antes do terremoto. (Foto extraída da internet. Fonte: www.abradamus.com)

Catedral antes do terremoto. (Foto extraída da internet. Fonte: www.abradamus.com)

Algumas paradas são feitas e depois, chegamos ainda mais pertinho – lembram da “areia” vermelha dos leões marinhos que comentei? Olha ela aqui de novo!

DSC_0653

Playa Roja

E em detalhes:

DSC_0673

Um pouco mais adiante, o tour nos leva a um lugar com alguns restaurantes para almoçarmos – tudo super simples, porém, meio caro. O banheiro ficava do lado de fora, um pouco afastado dos restaurantes, tínhamos que pagar 1 sol para utilizá-lo, uma pessoa do lado de fora te dá um pedaço de papel higiênico e, para completar, nada de sabonete! Nossa! Era péssimo esse banheiro. É o que já comentei nesse post aqui, leve sempre com você papel higiênico, álcool gel, pois muitas vezes a situação é complicada.

Apesar do sol, estava um pouco frio mas mesmo assim alguns europeus se aventuraram a entrar no mar (para ficar apenas alguns minutos e depois voltarem ao ônibus hahahahah).

DSC_0710

Na volta, fomos conhecer o Centro de Interpretação de Paracas , onde você poderá aprender um pouco mais sobre a fauna e flora da reserva, bem como acontecimentos importantes.

Como chegar em Paracas?

De ônibus, partindo de Lima foram aproximadamente 4 horas de viagem. Como já comentei aqui, todas as minhas viagens no Peru de ônibus foram feitas com a Cruz del Sur. Passamos por algumas cidades bem feias na estrada, porém, em alguns pontos, dava para ver o mar, do lado direito do ônibus.

O choque mesmo foi quando chegamos em Paracas e vimos a “rodoviária” da Cruz del Sur – acho que a foto dispensa legenda…hehehehehe

20140911_172151

Cruz del Sur em Paracas

A cidade é um ovo, nosso hotel ficava de frente a praia e fomos a pé da Cruz del Sur até lá.

Compra dos passeios:

Existem 2 horários de saídas para o passeio às Ilhas Ballestas: 8 e 10 horas. Optando pelo segundo horário, você terá que deixar o passeio para a Reserva para o dia seguinte, ou seja, de uma forma ou de outra, você terá que dormir uma noite em Paracas, ou abrir mão de um passeio.

Nós chegamos em Paracas por volta das 19 horas e fomos abordados por diversas pessoas oferecendo hoteis e passeios. Como a maioria das agências de turismo fecham por volta das 20 horas e os passeios começam cedo, fechamos com uma empresa que nos transmitiu confiança, gostamos bastante e indico: Pacific Travel! Pagamos 90 soles pelos 2 passeios, com as taxas inclusas.

No ponto de encontro para o passeio às Ilhas, haviam diversas agências de turismo, acredito que não seja complicado comprar na hora – talvez em alta temporada exista o risco de não conseguir o primeiro horário apenas, mas não posso afirmar. Na dúvida, é sempre bom questionar seu hotel, que certamente saberá te informar.

Hospedagem

Ficamos hospedados no Bamboo Lodge Paracas, com uma linda vista para o mar. Para ser bem sincera, essa foi a melhor parte da hospedagem mesmo…rs

O serviço foi meio atrapalhado: o funcionário não sabia nem se já havíamos pago a reserva ou não, o sinal de wifi era péssimo no quarto, o chuveiro demorou pra caramba para esquentar…mas era uma noite só, então OK.

O café da manhã era servido no restaurante abaixo do hotel e era bem simples: pão, manteiga, geleia, leite (que não, não era de vaca. Não consegui beber) e suco de abacaxi.

Para uma noite, foi tranquilo – a localização era muito boa e o preço, justo pelo oferecido.

DSC_0393 DSC_0394

DSC_0396 DSC_1124

Espero que o post tenha inspirado vocês. Eu fiquei encantada com a natureza das Ilhas Ballestas e paisagens tão diferentes que vi na Reserva de Paracas! Qualquer dúvida, sugestão, o campo de comentários é todo seu! 🙂

26 Comentários para “Paracas: Ilhas Ballestas e Reserva de Paracas

  • Carlos no dia escreveu:

    Muito obrigado pelas suas dicas. Tenho lido muito coisa sobre Paracas, mas nada comparado a sua objetividade. Como estou fazendo um grande tour saindo de Lima até Cuzco, em Paracas creio que não farei a reserva somente as Ilhas Ballestas. O que acha? Em cada cidade que passarei tenho que eleger somente um passeio pelo tempo e orçamento.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Carlos. Fico super feliz em saber que oblog esta te ajudando.
      Bom, quanto a Paracas, eu adorei os dois passeios, mas se tivesse que optar por apenas um, seria as Ilhas Ballestas. Se o problema for orcamento, saiba que la no Peru vc consegue pechinchar, e em Paracas a populacao vive do turismo, vc tera muitas opcoes de agencias para comparar precos. Quanto a tempo, vc vai de la direto para Cusco? Se nao me engano, tem onibus que sai a noite (vc pode consultar no site da Cruz del Sur). Abracos

      Responder

  • DEYVID no dia escreveu:

    Gostaria de ir para Paracas, mas estou com dúvidas. Acha arriscado ir sem o passeio comprado e compra-lo na hora? Tem noção de quanto custa??
    Pretendo ir e voltar pta Lima no mesmo dia.

    Obrigado

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Olá, Deyvid

      Qual passeio você quer fazer em Paracas: Ilhas Ballestas, a Reserva ou os dois?
      Os dois não dá tempo, fazendo bate e volta de Lima. O de Ballestas, por exemplo, tinha saída as 8 e 10 horas da manhã. Existem diversas empresas de turismo (a cidade vive a base disso) e conseguimos fechar um valor bacana: 90 soles por pessoa pelos 2 passeios.

      Qualquer dúvida é só falar.
      Abraços,
      Vanessa

      Responder

  • Julia Grossi no dia escreveu:

    Olá Vanessa, vou ao Peru no final de Dezembro.
    Gostaria de conhecer o deserto de Paracas e as Ilhas Ballestas.
    Saindo de Lima, qual a melhor opção? Alugar carro? E para comprar os passeios, como faço?
    Quanto tempo vc acha necessário para fazer estes dois passeios?

    Muito obrigada

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Vou ser sincera: eu jamais alugaria carro no Peru! As estradas tem muitos trechos ruins e sinceramente, não vejo necessidade.
      Eu fui de Lima a Paracas de ônibus (via Cruz del Sur, tem um post que falo sobre como foi a experiência com essa empresa). Os dois passeios requerem 1 dia inteiro, sendo que o das Ilhas ballestas, você precisaria fazer o que sai as 8 horas da manhã, de forma que necessitaria chegar a Paracas na noite anterior.
      Abraços
      Vanessa

      Responder

  • MANUELLA no dia escreveu:

    Oi Vanessa,
    Tudo bem? Muito legal o seu relato!!
    Você lembra que horas mais ou menos acabaram o seu passeio pela reserva?

    Responder

  • Afonso P Branco Fh no dia escreveu:

    Olá, tenho dez dias para o Peru. (1/10-NOV)_Estou pensando em ficar 4 ou 5 dias em Paracas e o restante em Lima mesmo. Cinco dias não é demasiado para Paracas??
    Grato
    P.S. Cusco estive várias vezes!.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Ai, Afonso…acho muito tempo em Paracas, não tem muito a fazer além dos 2 tours….você já pensou em ir ao Norte do Peru, na região de Huaraz? Se preferir ficar nas proximidades de Paracas, pode ir a Nazca, mas acho que 1 dia e meio é mais do que suficiente também. Abraços

      Responder

  • Marcelo da Silva caine no dia escreveu:

    Boa noite, meu nome é Marcelo.
    Eu e minha família estivemos em paracas no último dia 07/10/16, seguimos todas as orientações que obtive neste blog e foi ótimo conseguimos economizar 1000 soles fazendo todo o processo por conta sem contratar uma agência de viagens e deixo aqui uma dica a mais contratei em paracas a pacific travel como foi orientado pelos 90 soles por pessoa os dois passeios e o guia que nos acompanhou na reserva foi o sr.Augusto quispe flores sem dúvida o melhor quia que já tivemos em todas as viagens que já fizemos, no final quando agracedi todas as informações e todo o cuidado que ele teve conosco e o quanto estava impressionado com o conhecimento que ele tinha a respeito da região fiquei sabendo que ele vem se preparando a três anos fazendo um curso de Turismo em nasça recomendo muito este senhor como guia e ainda ele me disse que se eu tivesse feito o passeio contratando ele direto sairia pela metade do preço por pessoa.segue contato do guia. Whats App 51-983522740 movistar 51-975128910.
    Muito obrigado mais uma vez pelas dicas.

    Responder

    • GABRIELA no dia escreveu:

      Marcelo, bom dia!

      Estou indo para Paracas e Nazca em duas semanas. Peguei a indicação do guia que você passou para entrar em contato. Terei 2 dias na região, depois retorno para Lima. Sabe me dizer quais passeios vale fechar com ele e se nesse caso seria tour em grupo ou privativo? Se souber média de valores também, agradeço as dicas.

      Responder

      • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

        Oi, Gabriela, tudo bem?
        Os passeios em Paracas são sempre com um grupo fechado e pelo que me lembro, os preços eram bem semelhantes…fechando os passeios com a mesma empresa, de repente você consegue negociar algum desconto.
        Se você quiser comparar, além do guia que usei pode tentar também entrar em contato com o hotel onde vai se hospedar e pedir indicação – os hoteis sempre tem alguma e foi dessa forma que conhecemos a Responsible Travel Peru em Cusco.
        Abraços

        Responder

  • Marcelo da Silva caine no dia escreveu:

    Obrigado pelas dicas

    Responder

  • Carla eduarda no dia escreveu:

    Nossa. Estou encantada!!!! Vou viajar em maio com uma criança de 7 anos. Minha ideia inicial (antes de ler seu relato rs) era ir para lima e depois pegar um voo para Cusco. Pelo que entendi, tenho que ir de lima para paracas na noite anterior ao passeio. Qual seria sua dica para ir para Cusco? Fazer o passeio e voltar em um ônibus para lima e depois pegar o voo para Cusco? Lembrando que vou com criança 😀 beijo

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Carla, tudo bem? Para fazer os 2 passeios em Paracas em apenas 1 dia, vocé teria que chegar sim na noite anterior para na manha seguinte fazer o primeiro passeio. Outras alternativas: fazer só um dos passeios ou chegar de manhã e fazer 1 a tarde e e outro na manhã seguinte, ficando, assim, 2 dias por lá.
      Eu fui de ônibus de Paracas a Ica e depois voltamos até Lima para pegar um voo para Cusco – recomendo pegar um voo, principalmente com uma criança.
      Além disso, é extremamente importante que você converse com o pediatra antes – a altitude é um pouco complicada a nós adultos, pra uma criança requer ainda mais cuidados…consulte um medico de confiança e veja que medicações ela poderá tomatr naquela altitude caso necessite.
      Boa sorte e ótima viagem.
      Abraços

      Responder

      • Carla eduarda no dia escreveu:

        Obrigada, vanessa!!! A parte de Cusco já consegui resolver Rsrs. Mas ainda tenho dúvidas quanto a paracas. Li relatos de pessoas que fizeram o bate e volta de lima a paracas e retornaram a lima no mesmo dia. Pegaram o ônibus as 03:45 e conseguiram o passeio a ilha às 08:00h. Mas e o medo de não dar tempo? Rsrs

        Responder

        • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

          Olha, Carla, vou ser super sincera…pra pegar o ônibus nessa hora, vocë náo terá dormido nada…fiz algo semelhante em Puno, tive apenas 1 hora de descanso no hotel. A consequencia é que voce vai chegar super cansada ao passeio, e ainda corre o risco de atraso, né?
          Eu só faria isso se não tivesse outra possibilidade de fazer os passeios, se o tempo tivesse apertado demais…rs
          Abraços

          Responder

  • Thaus no dia escreveu:

    Ola!
    Esrando em Cusco… tem onibus p paracas???

    Responder

  • Bruna Mariano no dia escreveu:

    Oi Vanessa. Estou pesquisando sobre agencias para fazer o passeio Islas + Reserva e preciso reservar/comprar antecipadamente. Chegarei em um dia muito tarde em Paracas, depois das 20h30, e ai passarei só o dia seguinte na cidade, assim, nao terei como ver esse passeio lá. Vc recomendou a Pacific Travel. To com dificuldade de encontrar site ou meio de contato. Sabe dizer como posso fazer essa reserva?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Bruna, tudo bem?
      Eu fiz a reserva assim que chequei em Paracas…no que descemos do ônibus, várias agências foram nos procurar. Já que vc chegará por volta das 20:30, eu te recomendo entrar em contato com seu hotel e solicitor uma indicação.

      Abraços

      Responder

  • Guilherme no dia escreveu:

    Oi, Vanessa. Tudo bem? Quanto tempo eu precisaria para conhecer Huacachina, Paracas e Islas Ballestas? Pensei em sair de manhã de Lima e retornar no dia seguinte a noite. Acredita ser suficiente? Obrigado, seu blog é sensacional!

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Olã, Guilherme…1 dia e meio seria o suficiente….paracas e Islas Ballestas s”ao passeios com hora marcada (faz 1 de manhã e o outro a tarde).

      Abraços

      Responder

  • Renata Rodrigues Martins no dia escreveu:

    Só para confirmar então Vanessa… posso chegar a Paracas as 19h, dormir no hotel, e no dia seguinte fazer os passeios da Ilha e Reserva e depois retornar a Lima no ônibus das 19:10 ou 20:10?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *