• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Como organizei meu roteiro em Cusco

Postado em

A cereja do bolo da viagem ao Peru, sem dúvida é Machu Picchu e Cusco. Organizamos então quais passeios faríamos, como seriam realizados, porém, deixamos para comprar os tours lá em Cusco mesmo – são muitas agências oferecendo os mesmos pacotes, mas nós fechamos todos eles diretamente com hotel, que tem como parceira a agência de turismo Responsible Travel Peru (eu já havia lido resenhas muito positivas no Trip Advisor antes da viagem).

Antes de começar a postar a vocês sobre os passeios em si, achei importante fazer esse post com dicas de nossa organização – espero poder ajudar:

Dia 1. Chegada em Cusco + City Tour

cusco30

Voamos de Lima a Cusco, chegamos na cidade por volta das 06:30 da manhã e o hotel já nos oferecia como cortesia um táxi do aeroporto até lá. Enquanto preenchíamos o cadastro no hotel, nos ofereceram o chá de coca (logo bebi, estava morrendo de medo do soroche). Perguntamos sobre o City Tour de Cusco e já reservamos com o hotel para esse mesmo dia. 

Chegamos antes do check in e a funcionária do hotel foi muito simpática, nos ofereceu o café da manhã daquele dia como cortesia enquanto nosso quarto não estava pronto. Poucos minutos depois, foi disponibilizado e dormimos por umas 3 horas (não havíamos dormido na noite anterior).

Levantamos, para comprar o Boleto Turístico (sem ele você não faz nada em Cusco), passeamos um pouco e voltamos ao hotel, pois o tour viria nos buscar por volta das 13 horas (o passeio termina no fim da tarde).

Dia 2. Moray e Salineras de Maras

cusco32

Salineras dre Maras

Contratamos um passeio privado para Moray + Salineras de Maras, com deslocamento a Ollantaytambo no final, onde pegaríamos o trem para Machu Picchu.

Além de um tour privado ser muito mais proveitoso do que um em grupo, achamos que valeu muito a pena, pois não perderíamos nada do Vale Sagrado para pegar o trem para Machu Picchu.

Moray

Moray

Dia 3. Machu Picchu

cusco34

Como chegamos a Águas Calientes no dia anterior, pudemos entrar em Machu Picchu logo cedo. No final da tarde, deslocamento para Cusco.

Tanto o ingresso para Machu Picchu (com Wayna Picchu), como as passagens de trem, foram comprados com meses de antecedência e farei posts em breve explicando como comprar (qualquer dúvida, usem o campo de comentários daqui do blog).

Dia 4. Cusco – passeios 

cusco35

Dedicamos esse dia para fazer nossos próprios passeios pela cidade: aproveitar a Praça de Armas, conhecer Museus e o que mais nos desse na telha 🙂

Dia 5. Cusco – Vale Sagrado

cusco36

Ollantaytambo

Fechamos um tour (novamente com o hotel) pelo Vale Sagrado. O passeio dura o dia todo, chegamos depois das 18 horas no hotel e nosso ônibus para Puno partiria as 22 horas.

Paramos em uns mercadinhos para comprarmos bananas, salgadinhos, água, etc. Foi sofrido pra mim não poder tomar um banho antes da ida a Puno, mas faz parte, né? 🙁

Pedimos um táxi no hotel, que nos deixou na estação de ônibus da Cruz del Sur.

E assim nos despedimos da inesquecível Cusco.

Não perca nos próximos posts: Informações bem explicadinhas de cada um desses dias em Cusco e um especial Machu Picchu e Wayna Picchu! Continuem por aqui! 🙂

7 Comentários para “Como organizei meu roteiro em Cusco

  • ANDRÉ no dia escreveu:

    Suas dicas estáo sendo valiosas. Preciso de tirar mais dúvidas : estou indo pra lá na semana santa, com minha esposa e 2 filhos adolescentes. Ainda náo reservei hotel no Vale Sagrado. Vou ficar em Cuzco no dia 21 de março até o dia 24. Pensei em arrumar um hotel no Vale Sagrado, perto de Machu Pichu, para facilitar a chegada até lá. Seria adequado dormir um dia em Olantaytambo ? Aí, eu dormiria lá no dia 24, e no dia 25 visitaria Machu Pichu. Voltaria para Lima depois. Me dê sua dica. Grato, André.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Olá, André

      Para ficar mais perto de Machu Picchu, a hospedagem seria em Águas Calientes. No entanto, se a sua opção é ficar mesmo no Vale Sagrado, Ollantaytambo é uma boa opção, pois existem vários horários de trens que partem de lá para Machu Picchu a uma distância relativamente curta.
      Qualquer dúvida é só falar. Abraços

      Responder

  • Lizziane no dia escreveu:

    Olá! Adorei seus comentários! Qual hotel ficou em Cusco?

    Responder

  • Elizabeth no dia escreveu:

    Olá! Parabéns pela pagina! Gostaria de fazer o mesmo q vc sugeriu em relação ao passeio a Maras /Moray. Quero pegar o trem em Ollanta. Vc poderia me indicar qual a empresa q vc contratou para esse tour privado?
    Aguardo sua resposta! Abraço

    Responder

  • Rosimeri no dia escreveu:

    Oi
    Estou info dia 14 com
    Meu marido. Da para comprar o pacote dectrem e hotel em cusco? Ou melhor comprar antecipado na internet.
    Queto ficar em agua calientes, vc acha melhor reservar antes?

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Rosimeri

      Dá sim para comprar em Cusco mas eu prefiro sempre comprar antecipado para garanrir lugar na data que eu quero e conseguir a tarifa mais barata de trem.

      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *