• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Convento de São Francisco (e as catacumbas) em Lima

Postado em

Próximo a Plaza de Armas, o Convento de São Francisco é um grande complexo colonial, com a fachada da igreja amarela e muitas coisas para se visitar.

DSC_0053

Por 7 soles (Base Set/14) você adquire, na bilheteria do próprio complexo, o passeio guiado que dura cerca de uma hora. Já peço desculpas pela falta de fotos nesse post, pois lá dentro as fotografias não são permitidas.

O Claustro e o Jardim do Convento seguem o mesmo o estilo colonial de diversos outros lugares que conheci no Peru, com destaque para os afrescos em suas paredes e azulejos azuis originais da Sevilla.

Conhecemos a linda Catedral, projetada pelo espanhol Matías Maestro, vimos muita arte sacra esculpida em madeira de cedro (provenientes principalmente do Equador), além de diversas pinturas, destacando-se uma réplica da Santa Ceia de Leonardo da Vinci, bastante interessante pelo fato de ser servido o cuy (vi outras pinturas semelhantes no Peru) mas, principalmente, pelo fato de Judas Iscariotes se apresentado com o rosto do conquistador espanhol Francisco Pizarro.

Outro grande destaque do passeio é a Biblioteca, que data do século 17 e possui mais de 20 mil livros em sua coleção, em diversos idiomas. Nessa parte da visita, fiquei impressionada e desapontada ao mesmo tempo. Impressionada com a riqueza de informações daquele lugar e decepcionada com a manutenção: janelas abertas e livros postos um ao lado do outro, sem nenhum cuidado – imagino que muitos já tenham sido destruídos pelas traças 🙁 Acredito que deveria ser um ambiente fechado, na temperatura adequada, para preservar essas obras, ou o tempo vai se encarregar de destruí-las em breve.

O ponto alto do passeio ( e o que me despertou o interesse por ele durante o planejamento da viagem) é sem dúvida conhecer as Catacumbas. Essas era utilizadas como cemitério durante o período colonial e parece que hoje abriga o ossário de 70 mil pessoas. O passeio pode ser um pouco claustrofóbico para alguns (tetos baixos, cheiro e mofo, etc) ou mesmo mórbido, mas eu sempre acho bastante interessante.

DSC_0622 DSC_0620

O destaque é um poço que abriga diversos crânios e fêmures e, apesar de as fotos não serem permitidas, meu amigo aproveitou quando todos estavam saindo e…voilá…tá aqui para vocês…rss

DSC_0619

Eu gostei e recomendo o passeio – concordo que a catacumba pode gerar bastante curiosidade e atrair muitas pessoas ao tour, mas destaco que o bacana foi aprender um pouco mais sobre a colonização espanhola no Peru e como a população local batalhou para manter a sua cultura e costumes.

Convento São Francisco

Calle Jirón Ancash, Quarteirão 3

Igreja: Todos os dias, das 7 as 11 hrs e das 16 as 20 hrs

Museu: Todos os dias, das 9:30 as 17:30

Ingresso Museu: 7 soles (Base Set/14)

Site: http://www.museocatacumbas.com/

0 Comentários para “Convento de São Francisco (e as catacumbas) em Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *