• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Catedral e Palácio Arzobispal em Lima

Postado em

Já comentei com vocês que achei a Praça de Armas em Lima lindíssima, né? Ela é toda plana, com seu gramado bem cuidado, policiamento sempre presente, arquitetura colonial e seus prédios pintados de amarelo, com lindas sacadas de madeira.

image (20)

Mas vá por mim: não resuma seu passeio à praça e a troca de guardas apenas não. Reserve um tempinho em seu roteiro para conhecer a linda Catedral e o Palácio Arzobispal.

Antes de mais nada…como fizemos essa visita??

Logo na entrada da igreja tem uma espécie de bilheteria, em que você compra o ingresso para visitar a Catedral e o Palácio Arzobispal, se quiser. Os dois lugares custaram 30 soles, o que achei relativamente caro na hora, mas valeu a pena (o ingresso para a Catedral apenas custava 10 soles). Nos foi oferecido um guia para a Catedral e a visita duraria 1 hora – não é cobrado nenhum valor adicional mas é de bom grado deixar uma caixinha ao profissional no final da visita, certo?

Catedral de Lima

A Catedral começou a ser construída em 1540, como uma pequena e humilde Capela, no coração de Lima. Dez anos mais tarde, uma segunda igreja começou a ser construída, porém, ainda continuava pequena para a cidade de Lima, que estava crescendo consideravelmente. Apenas no ano de 1622 a Catedral do tamanho que vemos hoje ficou pronta – durante nossa visita, o guia nos mostrou que algumas partes da mesma já passaram por diversas restaurações, não apenas pelo seu tempo de construção, como também pelos terremotos que aconteceram em Lima.

DSC_0108

Hoje, 14 Capelas fazem parte da Catedral – muitas obras são feitas de madeira de cedro, importadas principalmente do Equador, conforme explicou o nosso guia.

image (12) image (13)

A primeira Capela que visitamos, logo ao lado direito da Catedral, possui os restos mortais de Francisco Pizarro, fundador de Lima. O guia não explicou em detalhes cada uma das Capelas, ou não sairíamos de lá naquele dia…rs.. mas parou em algumas principais e nos explicou a história das mesmas. O interessante, na minha opinião, é a grande e rica variedade artística que se vê lá dentro: góticas, renascentistas, barrocas, neoclássicas e neocolonial.

image (9)

Ao longo desse tour, o guia nos mostra o Museu da Catedral: você verá muitas pinturas, esculturas e vestuários antigos dos religiosos, incluindo uma vitrine com alguns pertences do Papa João Paulo II, que visitou o Peru na década de 1980.

O que achei bastante interessante nesse tour não foi só a parte religiosa em si, mas principalmente entender um pouco sobre a história da capital peruana. Todos sabemos que, após a conquista, os espanhóis empenharam-se em converter a população local ao Cristianismo e esse tour foi interessante para entendermos um pouco mais sobre esse importante período da história peruana.

Nota: O tour guiado foi feito em espanhol – o meu espanhol está super enferrujado, mas acompanhei as explicações tranquilamente. Qualquer dúvida, é só pedirem para “hablar despacio” (falar devagar) que dá tudo certo 🙂

Palácio Arzobispal

A visita guiada a Catedral foi bastante interessante mas, apesar disso, negamos o guia no Palácio…achamos que já seria “too much” hehehehehe.

O Palácio fica exatamente ao lado da Catedral, você praticamente não sai do mesmo ambiente. A linda escadaria com tapete vermelho logo na entrada impressiona e certamente garantirá ótimos flashes… 🙂

image (11)

Construído em 1541, serviu como um importante espaço de implementação da evangelização do povo peruano naquele tempo. Em 1924, o Palácio passou por importantes restaurações e em 2010 foi aberto a visitações como um Museu.

image (7)

No primeiro andar, você verá pinturas e esculturas  enquanto que no segundo, alguns salões, escritórios e demais habitações utilizadas pelos arcebispos séculos passados. Uma viagem ao tempo…

Informações úteis:

Catedral de Lima

Endereço: Plaza de Armas

Horário do Museu: De segunda a sexta das 9 as 17 horas e Sábado das 10 as 13 horas

Preço: 10 soles (Set/14). O guia (espanhol, inglês, italiano ou português) será oferecido no momento da compra do ingresso.

Palácio Arzobispal

Horário do Museu: De segunda a sexta das 9 as 17 horas e Sábado das 9 as 13 horas

Preço: 20 soles (Set/14). O guia (espanhol ou inglês) será oferecido no momento da compra do ingresso.

0 Comentários para “Catedral e Palácio Arzobispal em Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *