• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Visita a Itaipu

Postado em

Tá aí um passeio que realmente me surpreendeu! Honestamente falando, eu não fazia a mínima questão de conhecer Itaipu, achava ser um passeio super entediante mas já estava incluso no pacote que comprei, minha mãe quis conhecer, então lá fomos.

407

O nosso passeio contratado era da Visita Panorâmica, com duração de 1h30mins.

A primeira surpresa foi logo que cheguei: funcionários uniformizados, ambiente limpo (banheiros idem!), tudo organizado, com placas indicativas, etc. Recebemos os tickets e somos encaminhados para o Auditório, onde é exibido um vídeo de cerca de 20 minutos falando sobre o complexo de Itaipu. Pensei: “Vou cochilar aqui!” rs, mas não! Era super interessante, os números são assombrosos, gente!!

397

Bilheteria

Saindo do Auditório, pegamos um ônibus de Itaipu com um guia local que vai nos explicando sobre o complexo. Dica: tente sentar do lado direito do ônibus, melhores paisagens para fotos nesse momento! O ônibus nos leva a conhecer o lado de fora da usina, com parada para fotos da barragem e vertedouro.

429

Uma coisa que achei muito bacana é um jardim em que todas as mudas de árvores foram plantadas por funcionários da Itaipu, olhem só:

421

Na volta do ônibus, passamos pelo alto da represa, chegando inclusive ao Paraguai…hehehehe. Uma curiosidade: Itaipu possui o mesmo número de funcionários brasileiros e paraguaios – tudo é dividido entre as duas nacionalidades lá. Essa visita reserva fotos muito legais.

Fiquei realmente impressionada com a grandeza daquilo tudo e me arrependi muito de ter ido ao Paraguai de manhã. Se soubesse que Itaipu fosse tão interessante, teria feito outros passeios lá, como o Ecomuseu e o Circuito Especial…mas vivendo e aprendendo, né, gente? Não faltarão motivos para um dia voltar a Foz do Iguaçu, sem dúvidas! 🙂

Você já visitou Itaipu? Compartilhe aqui nos Comentários a sua experiência!

Informações úteis:

Site: www.turismoitaipu.com.br

Outras atrações: veja aqui

Ingressos: podem ser comprados na hora ou online, no site acima citado.  Você também pode programar seu passeio através de empresas de viagem de Foz do Iguaçu. As recomendadas por Itaipu são essas aqui.

Como chegar: veja aqui.

4 Comentários para “Visita a Itaipu

  • Talita Carvalho no dia escreveu:

    Boa noite. Você disse que trocaria a visita ao Paraguai, mas não detalha como é lá, em relação a compras, forma de pagamento, preço…enfim. Se possível gostaria que relatasse sua experiência. Desde já agradeço.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Talita. Eu fui ao Paraguai com um serviço leva e traz contratado com a CVC. Logo de manhã, eles nos deixaram no Shopping Ciudad del Este, onde fiz algumas compras de cosméticos, fone de ouvido, capa para câmera. Como comentei no post, a maioria das lojas cobra uma taxa adicional para pagtos nos cartões de crédito e débito, porém, na Nipon, onde comprei a capa da câmera e o fone, essa taxa é isenta. Eu não levei dólares e paguei tudo no cartão de crédito – antes de ir, eu havia me informado no site do Banco Central qual era a cotação Guaranis x Dolares para me certificar de que a conversão deles fazia sentido.
      Em termos gerais, as lojas de shoppings (os que citei no post), tem preços um pouco superiores ao Free Shop aqui, e o que dizem é que os produtos são mesmo autênticos – já nas ruas, é um “salve-se quem puder”…rsss e você não terá garantia de nada. Eu não gostei porque não achei nada uma “pechincha” que valesse super a pena fazer muitas compras, a cidade é bem feia e as pessoas literalmente nos seguiam nas ruas, praticamente enfiando os produtos na nossa cara. Eu me senti bastante insegura por lá e, pelas coisas que comprei versus número de dias que eu tinha em Foz, teria valido mais a pena ter feito outros passeios.
      Te recomendo fazer uma listinha do que deseja comprar e ver se consegue ver preços nos sites das lojas que comentei no post, com o dólar alto do jeito que está, é preciso avaliar bem.
      Qualquer dúvida é só falar.
      Abraços

      Responder

  • Talita Carvalho no dia escreveu:

    Boa noite, Vanessa. Minha viagem também será através de um pacote pela CVC, no caso da viagem ao Paraguai (Ciudad del Este) no contrato diz que são cinco horas e no Dutty Free Shop, duas horas. Meu intuito além dos outros passeios (Itaipu, Cataratas Brasileiras, Museu de cera) é unir o útil ao agradável e aproveitar para fazer compras de perfume, smartphone e vestuário. Pela sua experiência, o preço realmente recompensa? E esses itens seria melhor comprar na Ciudad del Este ou no Dutty Free Shop?
    Gostaria desde já de lhe parabenizar pelo blog, pois está sendo super norteador.

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Oi, Talita, fico feliz que o blog esteja te ajudando. Alguns sites, como o Monalisa, por exemplo, mostram os precos dos produtos e vc pode comparar. Com a CVC, vc ira primeiro ao Duty Free, logo no dia da chegada, então voce pode ja ter em mente alguns precos do Paraguai e comparar.
      Lembre-se de que no Paraguai muitas lojas cobram um adicional para compras efetuadas no cartao, consider isso na sua comparacao. Quando eu fui, o dolar estava bem mais barato e muitas coisas valiam a pena, porem, nada que desse pra esbanjar de comprar tambem..rs
      Mas olha so: vc consegue voltar ao Duty Free depois (exemplo: se vc deixou de comprar algo achando que encontraria no Paraguai). Verifique com seu hotel, provavelmente eles fornecem transfer 1x ao dia.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *