• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Siena

Postado em

Acredito que Siena seja a segunda cidade mais famosa da Toscana, perdendo apenas para Florença . É uma excelente cidade base para quem quer explorar o interior da Toscana, percorrendo aquelas lindas cidades interioranas de carro, devido a sua localização estratégica!

Siena é uma cidade medieval, repleta daquelas ruelas estreitas que ADORO! Em contrapartida, existem muitos espaços abertos, como a sua praça principal, Piazza del Campo! Nessa Praça, acontece o famoso Palio di Siena! Trata-se de uma competição de cavalos, composta por 10 cavaleiros, em trajes medievais, que fazem 3 voltas pela Piazza. A torcida fica alucinada torcendo pelo seu cavaleiro favorito! O Palio acontece todo ano, um dia no mês de Julho e outro no mês Agosto (veja aqui o calendário oficial.)

Um pouquinho do Palio di Siena:

Na Piazza del Campo, você verá um monte de gente sentada no meio da praça,  conversando, comendo, vendo a vida passar…rs…ainda na praça, você encontrará o Palazzo Pubblico (Prefeitura) junto com o Campanário, além da Torre de Mangia (é possível comprar ingressos para subir e ver Siena lá de cima).

1454

Piazza del Campo

1445

Palazzo Pubblico

No lado oposto, a Fuente Gaia (lotadaaa de pombos. Minha nossa!! Como tinham pombos em Siena e Veneza !!).

1451 1450

Siena é mais uma daquelas cidades em que você deve se perder pelas ruas e apreciar a arquitetura do local, imaginando como teria sido a vida das pessoas que lá habitavam no século 14, período em que Siena foi uma das cidades mais ricas da Europa, rivalizando com Florença.

1425

Assim como em San Gimignano, você verá diversas daquelas placas marrons indicando pontos turísticos na cidade, logo, esqueça por um tempo o seu mapa e vá seguindo a intuição 🙂

1417

1430

Não deixe de visitar também a Piazza del Duomo, onde se localiza a Catedral mais famosa da cidade!

1435

Duomo di Siena

1423

Outras atrações:

  • Santuario Cateriniano
  • Pinacoteca Nazionale
  • Ospedale di Santa Maria della Scala
  • Oratorio di San Bernadino
  • Basilica di San Domenico

Minhas impressões sobre Siena:

O bate e volta SG e Siena no mesmo dia foi bastante corrido (peguei trem de Florença a Poggibonsi, de lá, esperei um bom tempo o ônibus até SG. Voltei a Poggibonsi de ônibus, peguei o trem a Siena, desci na estação meio perdida até conseguir ajuda para pegar o ônibus e descer no centro histórico. Ufa! Só de lembrar já cansa…rs).

Eu confesso que tinha muitas expectativas em relação a cidade e me decepcionei um pouco. Comecei meu dia por San Gimignano, uma cidade que, apesar do grande número de turistas, ainda pode ser considerada como pacata, é pequena, você explora com tranquilidade em poucas horas e realmente me deu aquele “olhar toscano”, ao contrário de Siena, que é bem maior, abarrotada de turistas, lojas e mais lojas, o que me tirou um pouco daquele “encantamento”que eu tinha em minha cabeça quando pensava na cidade.

Talvez devesse ter começado meu passeio por Siena ao invés de SG…rss…eu acho sim, que é uma cidade que vale a pena ser visitada, a arquitetura é maravilhosa, a Piazza del Campo, animada e grandiosa, mas a cidade, infelizmente, não foi uma daquelas que fui embora com o coração apertado, como aconteceu com outras cidades italianas.

Como chegar?

Siena é uma cidade até que grandinha e o centro histórico fica um pouco longe da estação de trem. Desci na estação de Siena, comprei o bilhete de ônibus na tabaqueria da própria estação e atravessei a rua: lá você deverá entrar em um shopping, descer as escadas, onde verá uma espécie de “terminal” (eu me atrapalhei pra caramba até achar esse lugar, mas é simples!). De lá, partem táxis e ônibus. Eu sempre planejo tudo direitinho e não me atentei ao fato de a estação de trem ser longe do centro. Uma turista chinesa estava lá esperando o ônibus, indo para o mesmo lugar que eu e me ajudou, indicando que eu deveria pegar o ônibus (pergunte a linha quando for comprar o bilhete na tabaqueria).

Veja nesse link outras formas para se chegar em Siena (infelizmente está em italiano apenas, mas acredito que dê para entender. Dica: Parcheggio significa estacionamento).

Sites úteis:

www.terresiena.it

www.aboutsiena.com

http://www.comune.siena.it/

0 Comentários para “Siena

  • LuRussa no dia escreveu:

    Olhaa,,,, eu preciso viajar somente para Itália uma vez, ficar um bom tempo lá e conhecer tudo por lá. Eu só conheço Roma, San Remo, as cidadezinhas da costa do mediterrâneo. Quero ir pro sul e visitar a Toscana. Lindos posts ! bjos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *