• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

San Gimignano, na Toscana

Postado em

Eu nunca tinha ouvido falar em San Gimignano antes de programar a minha viagem à Itália. Li relatos no Viaje na Viagem e minha curiosidade foi aguçando. Não foram necessárias muitas pesquisas em blogs de viagem para eu decidir que essa cidade era obrigatória na minha lista!

San Gimignano é uma cidade medieval e era dividida entre as pessoas que apoiavam o papado e as que apoiavam o império – os conflitos entre as famílias ricas resultou na construção de 72 torres, sendo que hoje apenas 14 estão de pé.

Essa foto abaixo é da entrada da cidade murada, tem uma portinha logo ali na frente e, basta seguir reto que você chegará a Piazza della Cisterna.

A entrada da cidade

A entrada da cidade

Você não precisará de mapas na cidade!! A graça de San Gimignano é percorrer a pequena cidade a pé, e a todo canto você verá essas placas marrons indicando as atrações turísticas do lugar!   1341     1329

Você entra pela cidade e, não fosse o enorme número de turistas durante o dia, se sentiria voltando ao tempo…

1312

Como eu sou uma pessoa ansiosinha e gulosa…rss…logo que cheguei à Piazza della Cisterna, fui experimentar o famoso (e premiado) gelatto da cidade! Até hoje me lembro que pedi de coco e nocciola, e realmente foi o gelatto mais delicioso que comi na Itália!! Merece sim a fama que conquistou e o preço é o mesmo das outras gelaterias pelas quais eu havia passado…

1320 1321

A Piazza della Cisterna é a parte central da minha querida San Gimignano (íntima eu, não?rs).

1377

1322

1323

Fiquei um bom tempo apreciando a Piazza e, seguindo em frente, vi um Museo della Tortura (acredito que sejam famosos nessas cidades medievais, pois vi que tinham também em Siena, Lucca…). Resolvi conhecer, se não me engano o ingresso custava EUR 9 e, sinceramente, achei perda de tempo e $$. Não curti muito não e achei bem caro pelo que oferece…

1379 1378

Logo depois do Museu, fiz um dos passeios que considero ser o mais imperdível: Passegiata delle mura. Nada mais é do que caminhar ao redor da murada de SG, o que te garantirá vistas maravilhosas assim:

Iniciando o passeio

Iniciando o passeio

Eu simplesmente acho o máximo esses túneis. Você anda, anda, anda e se depara com aquelas paisagens toscanas que já viu diversas vezes em livros, internet, TV…

1325

1343

Eu AMO essas fotos de portas, acho que vocês já perceberam…rs

As famosas árvores toscanas!

As famosas árvores toscanas!

1389

Não é de cair o queixo?

Essa visita a San Gimignano me deu ainda mais vontade de voltar à Itália e dedicar vários dias a região da Toscana, de carro, sem pressa, desbravando cada cidadezinha desse lugar tão mágico!

1340

1391

Durante esse passeio, você não apenas se depara com essa vista fantástica, respira ar puro, como também vê várias casinhas (um charme!). Eu fico sempre imaginando como deve ser a vida dessas pessoas, como vivem, e se elas tem a consciência do paraíso em que habitam 🙂

Eu e as portas...rs

Eu e as portas…rs

1347 1352

Igrejinha super bonitinha que não me lembro o nome, encontrei nessa Passegiata della mura.

Não se preocupe em se perder: você sempre encontrará uma daquelas plaquinhas marrons que mostrei acima – basta seguir para onde desejar.

Encerrei a visita pela Piazza del Duomo e sua igreja lindíssima!

1363

Estão vendo essa Torre? É a Torre Grossa, que você pode subir. A vista lá de cima deve ser lindíssima, mas, como já comentei, depois de subir a Basílica San Pedro no Vaticano eu me recusei a subir a qualquer outro lugar na Itália hahahahaha

1366

Voltei a Piazza della Cisterna, mais precisamente, ao “corredor” que dá acesso à cidade. Lá você encontra diversos restaurantes nas ruelas – eu não tinha nenhuma indicação, escolhi na hora mesmo e infelizmente não me lembro o nome, mas pedi uma massa trufada e o vinho da casa. Estava uma delícia! A culinária toscana é mesmo de enlouquecer e fazer qualquer um sair da dieta!

1407

Esqueça a dieta na Toscana…rs

Quando estiver saindo da cidade, resista se for capaz às lojas de souvenir, vinhos e de queijos toscanos. Sem brincadeira: você sente o cheiro dos queijos já do lado de fora da loja…

1314

1360

Espero que San Gimignano tenha encantado vocês!! Eu amei demais essa cidade e poderia voltar diversas vezes. Algumas pessoas optam por passar a noite por lá, imagino que deve ser muito bacana curtir o entardecer na cidade, quando todos os turistas já terão ido embora!

Quer saber mais sobre San Gimignano? Veja aqui:

www.sangimignano.com

www.comune.sangimignano.siena.it

Como chegar?

  • De trem:

Não existe estação de trem em San Gimignano. Você precisa descer na estação Poggibonsi, e, na própria Tabaqueria do saguão, comprar o passe de ônibus, que sai logo a frente. O ônibus te deixará no ponto logo a frente da entrada da cidade (primeira foto do post, não tem como errar).

Na volta, pegue o ônibus para Poggibonsi no mesmo local.

  • De carro:

Acessem esse link para verem as estradas que dão acesso a San Gimignano, dependendo de onde você sair. Lembrem-se de que não é possível estacionar no centro histórico.

0 Comentários para “San Gimignano, na Toscana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *