• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Como escolher um Hotel bom e barato?

Postado em

Momento confessionário: eu ADORO planejar viagem por conta própria, não tenho a mínima paciência para pacotes turísticos mas devo confessar que uma coisa que eu realmente não curto fazer é reservar hotel!!

Explico: Você estabelece um orçamento x para a sua hospedagem, aí começa a pesquisar…vê um relato aqui, outro ali, desanima e pensa: “Posso gastar um pouquinho mais para ter mais conforto”… e aí pronto: você automaticamente mudou o range de hotéis a ser avaliado…rs…a cada relato negativo no quesito limpeza me desanima e me faz seguir adiante…hehehehe

Mas vamos lá: se você é como eu e gosta de planejar a sua viagem, não quer contratar um agente de turismo e pagar mais por esse serviço, precisa dedicar um tempinho a pesquisas, ok? Nesse post, eu vou explicar como eu pesquiso e faço as minhas reservas, se você tem uma dica bacana, compartilhe no campo de comentários, agradeço muito! O post ficou longo mas a ideia é mostrar a vocês passo a passo, para que consigam fazer a sua reserva de forma bem tranquila!

Dica #1: Quanto antes pesquisar, mais barato pode pagar

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas conheço muita gente que deixa para reservar hotéis na última hora, por preguiça, correria do dia a dia, enfim, desculpas não faltam…rs

É importante pesquisar com antecedência, antes de mais nada, porque quanto mais distante a data, mais opções de quartos disponíveis você terá, logo, quanto maior a oferta, maior o poder de barganha também.

Ano passado eu tive a oportunidade de visitar o meu irmão na Europa, e fiquei sabendo cerca de 1 mês antes. Decidi ir a Amsterdam, haviam poucos hotéis disponíveis na região que eu queria ficar, e todos muito caros. Sem contar o fato de que sua viagem pode acontecer justamente numa semana que exista algum evento na cidade, o que leva o preços ainda mais pra cima. Logo, comece a pesquisar assim que sua passagem for comprada. Nas próximas dicas vou mostrar como é possível comprar sem pagar nada antecipado.

Dica #2: Como pesquisar?

Eu gosto de iniciar minha busca pelo Tripadvisor. O site conta não apenas com dicas de hotéis, como também restaurantes, atividades interessantes em cada cidade, etc. O site é, basicamente, um portal onde os internautas avaliam as suas experiências, para então serem direcionados a outros sites para fazer a reserva.

Vamos fazer um passo a passo?

a) Entre no site do TripAdvisor, verifique se o link  Hotéis está selecionado. Escreva a cidade e data de entrada e saída.

Capture

 

Propositalmente, escolhi uma cidade gringa, para vocês verem que o processo de reserva não muda em quase nada e vocês conseguem sim pesquisar tudo em Português.

Após inserir a cidade destino Cusco, check in 12/09/14 e check out 15/09/14, clico em “Localizar hotéis

b) A minha busca resultou em 139 hotéis nas datas selecionadas:

Capture

 

Se você quiser, pode refinar ainda mais a sua busca: Repare que na barra de cima você pode selecionar se procura por Hotéis, Pousadas, Hotéis Especializados, etc:

Capture1

 

Pode ainda optar se deseja apenas visualizar Hoteis classificados como Melhor custo benefício, Família, Negócios ou ainda refinar por ordem crescente/decrescente nos quesitos Preço, Pontuação (baseada na avaliação dos usuários) e Categoria.

Esses filtros servem apenas para você refinar a busca, e são bastante úteis quando existem muitos hotéis disponíveis.

Nessa mesma página, vocês já começam a ver algumas avaliações de hotéis, o que nos leva a Dica #3:

Capture

Dica #3: Como saber se o hotel é bom?

Pra mim, a chegada ao hotel é sempre um momento meio tenso…hehehehehe. Uma coisa é você ver as fotos na internet, ler as resenhas, outra é você chegar e ver as instalações com seus próprios olhos, né? Mas não tem jeito…se a escolha do hotel não foi uma indicação de um amigo/familiar que conhece bem o seu gosto, o jeito é ver fotos e resenhas de quem realmente se hospedou no local, afinal de contas, as fotos dos sites dos hotéis quase nunca correspondem à realidade, não é mesmo?

Nesse nosso exemplo, filtrei os hotéis por preços e selecionei um para nosso “exercício”:

Capture

O TripAdvisor nos mostra 3 sites que estão oferecendo hospedagem nesse hotel (vejam como podem variar os preços! Mas calma!! Você terá que ler todas as letrinhas do contrato antes de reservar, ok?)

Clique no nome do hotel para ler as resenhas dos hóspedes:

Capture

 

Pontos a serem considerados na sua pesquisa:

a) Nome do Hotel. Logo abaixo, quantas estrelas, tipo de hospedagem (hotel, pousada, etc), serviços e endereço (Veja no Google Maps se a localização é o que você espera).

b) Fotos. Acho super importante ver as fotos de quem realmente se hospedou no hotel, para você ter uma ideia do que vai encontrar.

c) Número de pessoas que avaliaram o hotel. Quanto mais referências, melhor para você. Avaliações são muito subjetivas as vezes, tome cuidado: o que é um café da manhã péssimo para uns, é o suficiente para outros. O mesmo vale para os quesitos atendimento, limpeza, etc.

d) Avaliações. Agora sim!! Dedique um bom tempo para ler as resenhas e não se limite apenas às últimas ok? Vamos a alguns exemplos desse mesmo hotel:

Capture

Como as pessoas avaliaram o hotel

 

Capture1

Resenhas de hóspedes

 

Quando achar “O” hotel, é hora de reservá-lo, certo? Vamos ver como?

Dica #4: Reservando hoteis

Eu costumo fazer minhas reservas pelo Booking, pelo fato de aceitarem muitas reservas sem custo de cancelamento até uma determinada data, além do fato de já ter precisado da ajuda deles e ter sido muito bem atendida (tem atendentes brasileiros que podem te ajudar, caso necessário).

Nesse nosso exemplo, a Decolar mostrou preço mais barato, logo, vou simular reserva nos dois sites, assim também mostro a vocês as diferenças, ok? (se deram bem nessa, hein? 🙂 )

  • Reservando pelo Booking:

Você pode acessar diretamente o site e fazer pesquisas  por lá, assim como demonstrei no TripAdvisor ou simplesmente selecionar o link. Apesar de eu geralmente reservar direto com o Booking, gosto de pesquisar pelo TripAdvisor pelo fato de conseguir ver as fotos de hóspedes e por achar as resenhas mais completas.

Clicando no ícone do Booking lá na sua pesquisa, você será direcionado ao site:

Capture

 

Você verá uma lista de hotéis e, em primeiro ligar, aquele que você selecionou:

Capture

Site do Booking.com

 

Aqui, vamos clicar em Ver Propriedade para vocês verificarem como estão as avaliações do hotel.

Capture2Capture3

 

A média das notas das pessoas que avaliaram foi de 8,9 e, assim como no TripAdvisor, você pode ler as resenhas. Não é possível, no entanto, ver fotos dos hóspedes – essas que aparecem logo acima são cedidas pelo próprio hotel.

Volte e clique em Reservar Agora. Muita atenção a todos os detalhes agora, ok?

Capture1

 

O que esse quarto oferece?

Hospeda no máximo 2 pessoas, em cama de casal ou 2 de solteiro. Você pode selecionar em “Preferência de cama”. Caso a sua escolha não possa ser atendida, espera-se que você receba um email informando a respeito.

– Preços: muita atenção aqui! Na primeira opção, a reserva não é reembolsável, ou seja, uma vez feita a reserva e você desistir, o valor total será debitado do seu cartão de crédito. Já na segunda opção, você pagará um pouco mais caro, porém, pode-se cancelar até o dia 10/9 sem nenhum custo, nesse caso. As vezes podem existir diferenças de valores significativas, cabe a você avaliar qual reserva vale mais a pena no seu caso.

Muita atenção:

Esse é apenas um exemplo. SEMPRE clique naquele botãozinho do ponto de interrogação da coluna “Condições” para entender como funciona a reserva e leia todas as condições antes de aceitar a reserva. Podem ocorrer variações entre os hotéis.

 Reserva decidida!

Vou optar pela reserva com direito a cancelamento. Selecione o número de quartos e clique em “Reservar agora”.

Capture

 

Você será direcionado a uma tela em que terá que preencher seus dados pessoais como: Nome, endereço, e-mail, telefone, cartão de crédito. O Booking não debitará do seu cartão, você pagará apenas no hotel – o preenchimento desse dado serve apenas para confirmar a sua reserva. De qualquer forma, leiam TODAS as instruções, até não restar nenhuma dúvida, ok?

Não se esqueça de "ticar"as opções de café da manhã e reserva online

Não se esqueça de “ticar”as opções de café da manhã e reserva online

 

Muito bem!! Reserva feita!! Em poucos minutos, você receberá uma cópia da mesma em seu e-mail! Guarde esse e-mail com você e leve-o quando chegar ao hotel.

  • Reservando pelo Decolar

Entre no site ou clique no ícone que você viu no TripAdvisor.

Olhem só: Não falei para dedicarmos um bom tempo para lermos TODAS as condições antes de efetuar a reserva?. Talvez vocês nem tenham reparado, mas lá no TripAdvisor tinha um asterisco ao lado do preço da Decolar. Entrando no site e confirmando as minhas datas de interesse, o preço da diária é de R$ 201 mais impostos:

Capture

 

Assim como no Booking, existem diferenças de preços para as opções Não Reembolsável e Reembolsável:

Capture

 

Fazendo sua opção, você será direcionado à próxima tela, em que deverá preencher seus dados cadastrais – o resumo da reserva pode ser verificado logo ao lado direito:

Capture

 

Dica #5: Como cancelo/altero a minha reserva?

Após terem lido a Dica #4, vocês perceberam que só poderão cancelar a reserva, sem custos, caso tenham feito essa opção, correto?

A forma mais fácil de cancelar é resgatando o seu e-mail da reserva. Você encontrará um campo referente a alteração ou cancelamento. Abaixo, exemplo do Booking:

Capture

Imagino que no Decolar seja algo bastante semelhante, mas não tenho nenhum exemplo.

Outra forma de cancelar ou alterar a reserva é entrar em contato direto com essas empresas e solicitar a amodificação necessária.

Não se esqueçam de verificarem as datas limites para cancelamento – uma vez expiradas, você será cobrado (o valor é informado no momento de sua reserva e mencionado no e-mail).

Espero que esse post ajudem vocês a VIAJAR MUITO e BARATO!! E, claro, hospedando-se em hotéis bacanas, sem chateações.

Tem alguma dica legal? Compartilhe aqui com a gente!

Um comentário sobre “Como escolher um Hotel bom e barato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *