• Peru: Todas as dicas para programar a sua viagem!

Basílica São Pedro (e meu perrengue para subir à Cúpula)

Postado em

Cheguei super cedo à Piazza São Pedro, com a intenção de visitar a Basílica antes de a mesma ser invadida por centenas de turistas desesperados para fotografar tudo o que vissem pela frente (e minha “estratégia” deu certo!!).
 
Logo que cheguei, fiquei impressionada com o tamanho da Piazza, projetada por Bernini no século 17 (Ok, já havia visto diversas vezes pela televisão, mas estar lá é realmente fantástico)…
 
Basílica São Pedro

As famosas colunas e estátuas de santos e mártires ao topo:

É através dessa janela que vemos o Papa falando aos seus fieis:
 
O uniforme dos guardinhas…rs
Entrei na Basílica e o UAU foi inevitável. Acho que eu não tinha noção da grandiosidade, da riqueza de detalhes daquele lugar…
 
São diversas capelas dentro da Basílica…em uma delas, estava ocorrendo uma Missa e as fotos não eram permitidas.

Para consultar os horários das missas das Basílicas Papais, clique aqui.
 
É aqui abaixo que está enterrado São Pedro:

Cada detalhe é lindo e impressionante:

Nessa placa tem os nomes de todos os Papas sepultados na Basílica:
 
 
A Pietá, talvez a obra mais famosa de Michelangelo, fica logo a direita na entrada da Basílica. Esculpida em mármore e representando Jesus morto no colo da Virgem Maria, a obra é  hoje protegida com vidro à prova de balas e, mesmo assim, existe uma barreira que nos impede de vê-la de perto…
 
Pietá, de Michelangelo

Impossível a foto sair boa – o ambiente era escuro e o vidro fazia reflexo…

 
Bom, depois de me deslumbrar com a Basílica, era hora de que?? Subir à Cúpula, é claro!! 
 
Fui toda confiante e feliz da vida comprar meu ingresso (sem filas, bem tranquilo pois cheguei bem cedo). Como comentei no post anterior, comprei o ingresso em que o primeiro trecho era feito por elevador (bobeira, pois é o trecho mais tranquilo). Logo no começo, você tem ESSA vista da Basílica de cima, Linda!!
 
Basílica São Pedro
E mais essa:
Basílica São Pedro
Aí você sobe umas escadas que são bem tranquilas e chega a uma espécie de “terraço”, onde tem lojinha de souvenir (sobretudo artigos religiosos):
 
Subiiindo
 
Agora é que o bicho pega!!! Para subir até a Cúpula são mais de 500 degraus, sendo que cerca de 200 deles (os mais fáceis) foram “economizados” com o elevador. Essa segunda parte, digamos assim, é de escada do tipo caracol e bastante estreita, olhe só:
 
Escada para a cúpula da Basílica São Pedro
Como já comentei, eu fui cedo e então não haviam muitas pessoas – em alguns trechos tem janelas e era nessa hora que muitos (inclusive essa que vos fala hahahahaha) paravam ofegantes para respirar um pouco melhor…obviamente, a escada que se sobe é a mesma que de desce, imagino o caos que deve ser quando está lotado!

Quando eu pensava “só aguento mais um lance de escada, deve estar no fim”, eu me surpreendia e vinham mais e mais degraus a minha frente…

Perguntava a mim mesma “O que eu fui inventar??” quando finalmente chego à Cúpula e sou presenteada com essa vista:


Piazza San Pedro

A vista é realmente de cair o queixo!! Eu já tinha visto essa imagem em tantas fotos e agora estava lá, ao vivo e a cores, presenciando esse lugar lindo e tirando as minhas próprias fotos!

 

Cansada, ofegante, mas MUITO feliz de ter conseguido!! Se valeu a pena? Muito! Faria de novo? Não sei hahahahaha….depois dessa subida eu fiquei meio traumatizada e não subi a mais Cúpula nenhuma na Itália hahahahaha (meses depois resolvi repetir a dose em Praga, mas isso fica para um futuro post).

 
Cansada mas feliz da vida!
Não recomendo essa subida, de forma alguma, a pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta!

A pergunta que não quer calar: Você subiria à Cúpula? 🙂

 

2 Comentários para “Basílica São Pedro (e meu perrengue para subir à Cúpula)

  • LuRussa no dia escreveu:

    meninaaaa eu quase morri com essa subida. E também no Arco do Triunfo em Paris, duas subidas que NUNCA MAIS. Vc só vê pessoas desistindo no meio do caminho, caídas..rs

    Responder

    • Vanessa Macagnan no dia escreveu:

      Hahahahaha…quando planejei minha ida a Italia, eu queria subir as Torres em Siena e San Gimignano….depois da Basilica, #traumatizei e nao fui!!! So voltei a subir escadarias meses depois em Praga….rs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *